Aprova Digital
POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Modernização da Secretaria de Planejamento Urbano garante reconhecimento ao prefeito de Varginha

POR Deyvid Alan  -   

Os avanços da cidade de Varginha impulsionados pela transformação digital no Município garantiu ao prefeito Vérdi Melo o prêmio Prefeito Inovador, concedido pela Rede Cidade Digital (RCD), iniciativa de estímulo ao surgimento de cidades conectadas e eficientes

Mais de 140 servidores e prefeitos de 25 municípios da região prestigiaram a entrega da premiação que aconteceu na quinta-feira (09/03). Na ocasião os participantes puderam assistir palestras sobre transformação digital e conhecer soluções tecnológicas para modernizar a gestão pública.

Um dos projetos inovadores implementados na cidade, e que garantiu o reconhecimento ao prefeito de Varginha, Vérdi Melo, foi a modernização da Secretaria de Planejamento Urbano com a plataforma Aprova Digital.

Em setembro de 2020 - no ápice da pandemia da Covid-19 - a prefeitura inaugurou o processo digital para análise e aprovação de projetos relacionados à construção civil. Cidadãos que aguardavam até quatro meses para serem atendidos, após a implantação da suíte de soluções, têm seu pedido atendido em menos de um mês.

A tecnologia substituiu requerimentos físicos e impressos - que até então eram submetidos somente no balcão da prefeitura - por formulários digitais e inteligentes que podem ser preenchidos pelo computador ou celular, 24 horas por dia. Para o prefeito Vérdi Melo, não há como realizar uma boa gestão pública sem tecnologia. 

“Nossa missão sempre foi avançar em tecnologia e inovação e sabíamos que não seria uma tarefa fácil. Fomos melhorando, buscando alternativas através de um conselho específico para isso e nos sentimos honrados em estar com esse projeto da Aprova que está dando resultados”, comemora o prefeito.

Desde a implantação da suíte de soluções, mais de 6.700 processos foram tramitados pela plataforma digital. A análise mais rápida de pedido de alvará aconteceu em apenas três dias. O processo pode ser acompanhado online em tempo real e online pelo profissional responsável pela obra.

A tecnologia substitui as etapas manuais e físicas do requerimento feito pelo cidadão e do trabalho de análise realizado pelo servidor. "As atividades que podem ser facilmente executadas por um sistema vão para o piloto automático”, detalha o idealizador da plataforma, Marco Antonio Zanatta.

Além de mais eficiência e transparência para qualquer secretaria de uma prefeitura, Zanatta ressalta que o atendimento digital garante economia para os cofres públicos, atrai novos investimentos para cidade e provoca um impacto positivo na geração de empregos.

O diretor de Tecnologia de Informação da Prefeitura de Varginha, Luciano Ferroni, diz que o impacto da implementação das tecnologias é significativo e que o propósito é ser uma prefeitura 100%digital.

“A Aprova veio para agregar tudo o que a gente imagina em tecnologia para o desenvolvimento de Varginha. Era uma deficiência do município que foi solucionada. Os serviços ficaram muito mais ágeis, com mais qualidade e segurança”, destaca Ferroni.

Atuação estratégica dos servidores

Após a implementação da suíte de soluções, os servidores passaram a atuar de forma mais estratégica, já que a ferramenta reduz a sobrecarga de trabalho porque elimina a necessidade de realizar e revisar etapas executadas pelas automações do formulário inteligente e do piloto automático da Aprova.

Além de dar celeridade aos processos da Secretaria de Planejamento Urbano, a tecnologia também se tornou uma grande aliada para destravar atividades que estavam paradas e aumentar a arrecadação municipal em Varginha.

Com um dos principais gargalos resolvidos na secretaria - a lentidão e a demora na análise - os servidores puderam focar na atualização do cadastro imobiliário, o que resultou no aumento da arrecadação no município.

Tenha uma gestão inovadora e seja referência em todo o Brasil

As prefeituras e câmaras municipais clientes da Aprova Digital se destacam nas principais pesquisas que avaliam o desenvolvimento dos municípios brasileiros e das gestões inovadoras.

Atualmente mais de 80 cidades oferecem serviços públicos digitais e impactam a vida de milhões de brasileiros todos os anos, gerando economia e eficiência para governos.

Seja você o responsável pela transformação digital da sua cidade. Digitalizar processos e fluxos do serviço público é a melhor forma de deixar um legado permanente em sua gestão.

Clique aqui para agendar uma apresentação online e começar hoje mesmo essa transformação!

Migre sua prefeitura do físico para o digital com suporte personalizado em todas as etapas.
SOLICITE UM ORÇAMENTO
Ana Karla Martins