Aprova Digital
POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Modernização do Instituto de Planejamento Urbano garante reconhecimento ao Prefeito de Volta Redonda

POR Deyvid Alan  -   

O Prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, recebeu o título de Prefeito Inovador durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, realizado na quinta-feira (11) pela Rede Cidade Digital (RCD).

Realizado no auditório do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), o evento reuniu mais de 100 servidores e prefeitos de 20 cidades da região para compartilharem experiências de como as tecnologias estão sendo utilizadas para modernizar a gestão pública.

O evento também contou com a premiação - o título de Prefeito Inovador - aos gestores que realizaram a transformação digital nos municípios.

Para a seleção dos prefeitos inovadores foram considerados diversos fatores, entre eles, a utilização da tecnologia de forma estratégica e as ações implantadas na gestão que melhoraram a qualidade dos serviços ofertados à população.

Licenças ambientais para empresas em menos de 48 horas

Reconhecido no evento com o título de Prefeito Inovador, o prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, garantiu o destaque através da modernização da do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano da cidade (IPPU).

O projeto de transformação digital foi implementado para acabar com o alto impacto ambiental. De quebra agilizou todo o processo de controle urbano e a parte de licenças ambientais para empresas.

Com a Aprova trabalhando lado a lado com os servidores, o tempo para o requerente receber uma certidão foi reduzido em 70%. Hoje, em 48 horas ele tem o documento disponível pelo computador, de forma rápida, segura e sustentável.

Subsecretário representa Prefeito de Volta Redonda em evento de cidades inteligentes

Para o subsecretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fernando Lee - que recebeu o prêmio representando o prefeito - o reconhecimento mostra como a gestão se preocupa com o investimento em tecnologia para o desenvolvimento de Volta Redonda.

“O Prefeito Neto sempre busca impulsionar a inovação no município e quebrar paradigmas para que a gestão possa atingir os melhores resultados. É muito importante melhorar a eficiência dos serviços, afinal, o objetivo é beneficiar a população”, diz Fernando.

Em junho deste ano a Aprova completa um ano em Volta Redonda. De lá pra cá, mais de 300 processos foram tramitados pela plataforma, gerando uma economia estimada de cerca de 20 mil folhas de papel.

Atualmente, o IPPU disponibiliza à população oito serviços 100% digitais e segue avançando com a implementação de novos serviços.

Pela plataforma os cidadãos conseguem solicitar de forma extremamente prática e segura documentos como Certidão de Tabelamento, Licença Municipal de Instalação, Certidão de Uso do Solo e outros cinco tipos de serviços.

A diretora de Inovação de Volta Redonda, Letícia Oliveira, acredita que a transformação digital nos municípios é essencial. Segundo ela, investir em na automação de serviços públicos é uma forma de estar sempre à frente, deixando de lado os processos manuais e demorados para oferecer serviços eficientes e de qualidade.

“As plataformas digitais ajudam a otimizar a rotina do servidor, porque muitas vezes projetos deixam de ser implementados por falta de tempo e burocracia. Com os processos automatizados os servidores conseguem realizar outras atividades em prol da população”, comenta.

Sobre o Prefeito de Volta Redonda

Nascido em Volta Redonda em 1954, Antonio Francisco Neto entrou cedo para a política, após ter dirigido por alguns anos um dos maiores clubes sociais de Volta Redonda, a Associação Atlética Comercial, tendo comandado também o Volta Redonda Futebol Clube, principal time profissional da cidade. Foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1986, reeleito em 1990 e em 1994.

Em 1996 foi eleito prefeito de Volta Redonda com 82.898 votos, mais do que o dobro do segundo colocado. Foi reeleito no ano de 2000 com 115. 204 votos, o equivalente a quase 80% dos votos válidos. Já em 2008 venceu as eleições pela terceira vez, recebendo cerca de 54,19% dos votos válidos em primeiro turno.

Em 2012, reelegeu-se no 2º turno com 95.095 votos. Filiado ao DEM, Neto foi eleito prefeito pela 5ª vez em primeiro turno no pleito de 2020, derrotando outros 13 candidatos com 57,20% dos votos válidos.

Tenha uma gestão inovadora e seja referência em todo o Brasil

As prefeituras e câmaras municipais clientes da Aprova se destacam nas principais pesquisas que avaliam o desenvolvimento dos municípios brasileiros e das gestões inovadoras.

Além de mais eficiência e transparência para qualquer secretaria de uma prefeitura ou câmara municipal, o atendimento digital garante economia para os cofres públicos, atrai novos investimentos para cidade e provoca um impacto positivo na geração de empregos.

Atualmente, mais de 80 cidades oferecem serviços públicos digitais com a Aprova e impactam a vida de milhões de brasileiros todos os anos.

Seja você o responsável pela transformação digital da sua cidade. Digitalizar processos e fluxos do serviço público é a melhor forma de deixar um legado permanente em sua gestão.

Clique aqui para agendar uma apresentação online e começar hoje mesmo essa transformação!

Migre sua prefeitura do físico para o digital com suporte personalizado em todas as etapas.
SOLICITE UM ORÇAMENTO
Ana Karla Martins