Aprova

O que nos faz ser Aprova

Conheça os pilares que orientam nossa forma de pensar e agir.
ARROJADOS
PERSPICAZES
RESILIENTES
ORQUESTRADOS
VIRTUOSOS
AMBICIOSOS

ARROJADOS

Não importa quanto você já alcançou, mire em algo maior.

Somos profissionais com curiosidade e disciplina que buscam as melhores referências para aumentar nossa capacidade e régua de qualidade.
Sabemos a importância de ampliar nosso repertório para fazer as melhores entregas, e fazemos isso aprendendo com os melhores players.
Somos aprendizes constantes. Benchmarkings, playbooks e estudar estratégias usadas por grandes referências fazem parte do nosso trabalho.
Os desafios nos energizam, e temos curiosidade e disciplina para nos tornar profissionais melhores e mais maduros.

Influência sobre potenciais clientes e concorrentes

Viajamos por todo o Brasil em eventos do setor para conversar e nos conectar pessoalmente com quem está na linha de frente das prefeituras. E as outras empresas também.

Na missão de nos destacar e despertar mais interesse na Aprova, o time de marketing assumiu uma missão: a responsabilidade de construir um pitch arrebatador.

Imersão em técnicas de oratória, copycat de grandes speakers, agenda fixa e diária para treinos fizeram parte da rotina da Coordenadora de Comunicação e Eventos, Ana Karla Martins, e do jornalista e pitchzeiro, Deyvid Alan, durante três meses.

O resultado é o que chamamos de “efeito pitch”: pessoas que assistem à apresentação da Aprova nos eventos se identificam e procuram pelo Deyvid em nosso estande.

E o pitch gerou mais efeitos: expressões e conceitos criados pela Aprova, como Transformação Digital Iceberg, passaram a ser usados por concorrentes nos eventos e nas redes sociais.

Um processo de muita curiosidade (curadorias e leituras, brainstorms e pesquisas, produção, revisões e inputs, refino e bloqueios criativos) e disciplina para seguir o planejamento e alcançar o melhor já feito.
Ana Karla

Não pule do barco ou use o bote quando achar que vai dar tudo errado: mantenha a consistência e cumpra todas as etapas do processo conforme o planejado - mesmo nos momentos sem glamour e no sense da jornada - até a entrega final.

Ana Karla

Ana Karla Martins

Coordenadora de Comunicação e Eventos

PERSPICAZES

A nossa ajuda é a melhor que nosso cliente pode receber.

Conhecemos o setor e sabemos como fazer o cliente superar problemas que não parecem ter solução.
Somos especialistas em resolver os problemas do setor público
Se não temos, criamos uma solução para melhorar o jeito de fazer as coisas.
Nossos profissionais são mestres em transformar o futuro das cidades. Além de fornecer a solução tecnológica, também capacitamos o governo a enfrentar os desafios de forma eficaz.

O x da questão da modernização

Digitalizar o serviço público não é sinônimo de desburocratizar. E algumas prefeituras e câmaras do Brasil vão sofrer com isso. 

E neste cenário os clientes da Aprova saem na frente. São José do Rio Preto, por exemplo, vivia a dor da demora devido a um fluxo que não funcionava bem, mesmo no digital.

Processos de alvará passavam por duas etapas: primeiro com analistas e depois com fiscais. Isso aumentava o tempo de resposta ao requerente e a segunda etapa bagunçava as análises, tornando confuso para o cidadão.

A Head de Customer Success, Ana Paula Scramin, que na época era implantadora da cidade, ouviu a dor dos servidores e buscou em suas experiências a solução para o problema.

A etapa dois não poderia ser uma regra e os analistas fariam o envio para fiscais apenas quando necessário.

A sugestão foi implementada e ajudou a:
Tornar o fluxo mais claro para a prefeitura.
Trouxe entendimento sobre a competência das correções.
Proporcionou um retorno mais rápido para os requerentes.
Missão cumprida em mais uma etapa de modernizar e desburocratizar o serviço público!
Ana Paula Scramin

É muito importante que exista uma troca de ambas as partes no momento da implantação. Essa troca permite que o time se aprofunde nas necessidades das organizações e procure soluções para atendê-las. Com isso, criamos um repertório enorme para que possamos atender outros clientes com essas mesmas necessidades, e com conhecimento de causa.

Ana Paula Scramin

Ana Paula Scramin

Head de Customer Success

RESILIENTES

Faço o que posso, com o que eu tenho, onde estou.

Nossos aproveiros são profissionais determinados a provocar grandes mudanças na sociedade e dispostos a lidar com os desafios naturais dessa trajetória.
Somos mestres em lidar com as adversidades. Sabemos extrair aprendizados dos acertos e lidar rápido com os erros.
Acreditamos que uma empresa de crescimento rápido é montanha-russa e não foguete. Trabalhamos com proatividade para nos destacar, mesmo em cenários desfavoráveis.
Sabemos aonde queremos chegar e os obstáculos não intimidam. Usamos o que temos e fazemos o que podemos para resolver o que for preciso.

Nervos de aço: o fio condutor da transformação digital

Os profissionais da Aprova ocupam o banco da frente na montanha-russa que é inovar no inexplorado serviço público.
Para modernizar o Brasil, o primeiro passo - e um dos mais desafiadores - é modernizar a rotina dos profissionais da administração pública.

Conectados às facilidades do digital em suas vidas pessoais, nas prefeituras os servidores ainda realizam tarefas feitas há décadas de forma analógica.

E em questão de poucos meses, da implantação ao lançamento, em cada nova cidade, nosso sistema passa de ameaçador para aliado inseparável.

Superada a barreira do digital, os desafios continuam persistentes.

“Excelente plataforma”, “sistema horrível”, “não me vejo mais sem a Aprova” e “era bem melhor antes da atualização” são frases que estimulam os nervos, as habilidades e fazem nossos profissionais buscarem o melhor para a nossa plataforma todos os dias. 

Com atenção e foco total na dor do cliente, os profissionais da Aprova são determinados e inabaláveis.
A cada nova ideia, nova funcionalidade, novo ticket ou nova implantação, estamos preparados para enfrentar o que for preciso com inteligência e eficiência em nossas ações.
Leonardo Casagrande

Nós aprendemos todos os dias a negociar com dores do cliente, gerenciar recursos para resolver problemas com soluções que já possuímos, fazendo uma troca saudável de favores. Além disso, estamos sempre aprimorando a habilidade da escuta para contornar reclamações que não nos levam a solução.

Leonardo Casagrande

Leonardo Casagrande

Chief Revenue Officer

ORQUESTRADOS

A melhor maneira de ter resultados é realizar junto.

O alto nível de responsabilidade individual e colaboração entre times diversos é o que está por trás das nossas grandes conquistas.
O resultado coletivo é prioridade. Nossos profissionais sabem demandar, entregar e pedir apoio para resolver em conjunto.
Muito comprometimento individual está por trás das nossas grandes conquistas coletivas.
Colaboração não é terceirização, e mantemos a comunicação aberta e as expectativas alinhadas para entregar o que for preciso.

O dia em que zeramos a fila de bugs

Com a missão de colocar ordem nos bugs que atravessavam a rotina do time de Engenharia, o Chief Technology Officer, Raphael Giovanni, deu início a uma força tarefa.

Todo o time de Engenharia se dedicou para:
Criar um semáforo para identificar bugs no prazo, bugs perto do vencimento e bugs fora do prazo.
Além disso, criou um método para identificar o número de bugs por cidade.
O comprometimento zerou a fila de bugs pela primeira vez na história da Aprova. 

E como em uma orquestra, o trabalho conjunto, com muitas horas de dedicação individual, também fez com que o time aumentasse ainda
mais a sintonia:
A iniciativa estabeleceu um novo padrão de resolver bugs, permitindo ao Time de Engenharia definir os prioritários de acordo com critérios estratégicos.
A nova forma de acompanhar os bugs aumentou a capacidade de negociação do time de Customer Success e dos CSAs com cada cidade cliente.
A nova dinâmica também contribuiu para o time de Suporte identificar problemas na linha de frente.
Raphael Giovanni

Aprendemos a ter calma. Vimos que parar e organizar antes de resolver qualquer coisa nos permite trabalhar de forma mais eficiente.

Raphael Giovanni

Raphael Giovanni

Chief Technology Officer

VIRTUOSOS

Fazer o que é correto sempre é a escolha certa.

A integridade está em todas as ações dos profissionais da Aprova. Ela guia relacionamentos internos, com terceiros, e nos leva onde queremos chegar, sem atalhos.
Não agimos pelo benefício individual ou de poucos, mas para que a evolução da administração pública beneficie todas as pessoas.
Vemos as leis, regulamentações e suas constantes atualizações como oportunidades para atender com transparência e precisão as necessidades do cidadão.
Entendemos que a subjetividade dos indivíduos faz parte das relações. Por isso, passamos por treinamentos que nos preparam e orientam para que as nossas falas e ações sejam corretas em todos os âmbitos.

Com integridade, definimos novos parâmetros para o setor

Entendemos que todas as nossas ações nos levam ao destino que desejamos: ser referência na modernização da administração pública brasileira.

E foi para garantir mais um êxito em nossa jornada que o Chief Administrative Officer, Gabriel Arcari, reuniu o time de COs e deu início a implementação do programa de compliance.

Com a certeza de escalar - ainda mais - nosso alcance e para que a nossa conduta íntegra se multiplique em todo o setor, o time de CAO assumiu a responsabilidade de estudar profundamente toda a empresa para:
Entender a maturidade dos processos existentes.
Mapear e complementar aqueles com pontos de atenção.
Educar e capacitar mais de 100 colaboradores para essa nova etapa.
Depois de 10 meses, o resultado: programa de integridade, canal de denúncias e o treinamento dos profissionais da Aprova deram o pontapé inicial do que vinha a seguir.

Um programa de compliance, com treinamento e certificação obrigatórios, aplicado de forma individual a cada 6 meses com todos os profissionais.

Acrescentamos uma camada extra de segurança para nossos profissionais e para todas as empresas, prefeituras e investidores que se relacionam com a Aprova.
Gabriel Arcari

Toda empresa está sujeita a erros, e o compliance além de coibir coisas que poderiam acontecer, também dá tranquilidade para o time atuar caso surjam incidentes e demandas.

Gabriel Arcari

Gabriel Arcari

Chief Administration Officer

AMBICIOSOS

Resolvendo um ticket de cada vez vamos mudar o Brasil.

Nossa equipe tem um apurado senso de prioridade e está focada em causar impacto através da transformação. Manter o olho no elefante e não na formiga é a máxima que nos guia diariamente.
Conhecemos o potencial do atendimento bem-sucedido e cuidamos de cada ticket com a máxima atenção. Resolvemos um problema por vez, cidade por cidade, escalando nosso impacto por todo o Brasil.
Em nossa rotina de trabalho, tomamos decisões eficientes para que nossos esforços sejam direcionados de forma inteligente, maximizando a produtividade e alocando recursos disponíveis de
forma eficaz.
Somos disciplinados com nossas responsabilidades individuais e coletivas. Nosso time é orientado a executar entregas incrementais que fazem a diferença e estamos sempre à procura de oportunidades de melhorar processos.

De Minas Gerais para o Brasil e América Latina

O desafio de tornar uma prefeitura 100% digital não é simples como muitos dizem. Envolve muitas etapas e as entregas incrementais, aos poucos, tomam grandes proporções. 

Em busca de um jeito eficiente de atender pacientes que precisam de vacinas especiais, os servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas/MG tiveram uma iniciativa:

digitalizar o CRIE (Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais). A Head de Customer Success, Ana Paula Scramin e o Customer Success Analyst, Rafael Becker, assumiram a responsabilidade de tornar esse projeto real.

Utilizamos uma solução do nosso portfólio para parametrizar o processo de vacinação, entregando a eficiência e a praticidade que os servidores e os pacientes necessitavam.

O primeiro CRIE digital do estado, implementado através da plataforma da Aprova, teve impacto imediato: quem esperava 30 dias para se vacinar passou a obter a vacina em 2 dias.

A iniciativa virou notícia em todo o estado e depois foi premiada na “18ª Mostra Brasil, aqui tem SUS”, o maior evento de saúde pública da América Latina, com mais de 10 mil participantes.
Lilian Silva Rodrigues Marinho

No início, falaram que não ia dar certo. O estado tentava colocar o CRIE online há muito tempo e não conseguia. E a gente virou modelo a nível nacional por causa do Programa de Vacinação de Imuno Especiais. Para os profissionais o ganho é grande, mas para a população o ganho é muito maior.

Lilian Silva Rodrigues Marinho

Lilian Silva Rodrigues Marinho

Diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas/MG

Vamos modernizar o Brasil? 
Junte-se a nós!

Conheça as vagas disponíveis

Estamos determinados a gerar impactos positivos em nossa trajetória

A Aprova nasceu em 2017, com o objetivo de tornar o serviço público um exemplo de eficiência.

Nossa tecnologia ultrapassa mandatos e cria um legado duradouro para as cidades. Usamos o potencial da tecnologia para ajudar o governo a melhorar a vida dos cidadãos, servidores, gestores, secretários e prefeitos.

Nós modernizamos prefeituras e câmaras municipais, são mais de 100 cidades pelo Brasil utilizando a Aprova, impactando positivamente a vida de mais de 21 milhões de brasileiros.