Aprova Digital
POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Responsabilidade socioambiental: do coletivo ao individual

POR Rafael Francisco  -   

Quando pensamos na estrutura pública que organiza o nosso país, talvez a primeira coisa que vem à mente é: “onde estão investindo/gastando nosso dinheiro?”

No contexto brasileiro, o poder público é o responsável por administrar serviços básicos como saúde, educação, segurança e transporte.

Além desses serviços, que são essenciais, os poderes Federal, Estadual e Municipal estão incumbidos também de outras responsabilidades.

Nesta semana, trazemos para o blog um tema que ainda é pouco difundido e relacionado à saúde individual e ao bem estar coletivo.

Afinal, o que a responsabilidade socioambiental tem a ver com você e seu município, com a gestão pública e com as instituições privadas?

Produção sustentável como responsabilidade social corporativa

Antes de entendermos o que é responsabilidade socioambiental e suas implicações, precisamos compreender dois aspectos que se relacionam diretamente ao tema que estamos abordando. O primeiro deles se refere à produção sustentável.

Quando falamos sobre produção sustentável estamos abordando a produção de bens necessários para vida humana. Esses materiais são considerados bens tangíveis.

São os alimentos que consumimos, carros que compramos, ou os ônibus que utilizamos no transporte público. E qualquer tipo de objeto manipulado diariamente por mim ou por você.

De forma bastante simples, esses bens se resumem àquilo que pode ser tocado.

A produção sustentável é, portanto, pensar em como criar esses bens tangíveis de modos alternativos, de forma que seus impactos na sociedade e no meio ambiente sejam menores.

Por exemplo, como produzir automóveis que consumam menos combustíveis fósseis e sejam menos poluentes para o espaço socioambiental?

Já sabemos que isso é possível, tanto em teoria como na prática. Você já deve ter escutado sobre carros movidos à eletricidade ou, ainda, à energia renovável, não é mesmo?

ideias para preservar a responsabilidade socioambiental
Freepik

Consumo sustentável como ação de responsabilidade social

O segundo aspecto que se relaciona diretamente ao tema responsabilidade socioambiental é o consumo sustentável.

A partir do que o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) define, o consumo sustentável se baseia na utilização daqueles bens produzidos de forma que seja diminuída a geração de resíduos e a emissão de poluentes no meio ambiente.

O consumo sustentável, em outras palavras, pretende atender às necessidades mínimas da sociedade sem causar impactos no meio ambiente e na qualidade de vida de todos.

Perceba que a produção e o consumo sustentável estão, respectivamente, associados às ações sociais e coletivas, de grandes instituições privadas e públicas, e aos hábitos individuais.

Podemos considerar que a produção e o consumo sustentável são um conjunto de ações de responsabilidade socioambiental adotado por gestões públicas, instituições privadas e sociedade civil.

Mas o que é, afinal, responsabilidade socioambiental?

A responsabilidade socioambiental está relacionada às iniciativas privadas e às ações de responsabilidade social e política de órgãos públicos.

Como já percebemos, responsabilidade socioambiental está associada também às ações individuais e coletivas da sociedade civil. E pretendem usos mais responsáveis dos recursos naturais, a fim de que sejam praticados modos de produção e consumo mais sustentáveis.

Dessa maneira, ao falarmos sobre responsabilidade socioambiental, estamos falando, portanto, de como adotar medidas e atitudes que possam reduzir os impactos gerados na sociedade e no meio ambiente. Por meio de modos alternativos de produção e consumo de bens.

Por que devemos ter responsabilidade social e ambiental?

Em 2008, em um relatório gerado a partir da Pesquisa de Informações Municipais (Munic), 90% dos municípios brasileiros, o que corresponde ao número de 5.040 cidades, informaram que tiveram algum tipo de episódio que impactasse o meio ambiente.

Queimadas, desmatamentos e assoreamento de corpos d’água foram as alterações ambientais mais citadas.

A pesquisa ainda mostra que essas alterações ambientais afetaram a condição de vida da população em 829 municípios.

Essas mudanças e alterações ambientais são consequências das atitudes que tomamos diariamente, sejam elas a nível individual ou coletiva.

A ausência das ações de responsabilidade e ambiental social, como podemos ver na pesquisa, causam impactos diretos na saúde individual e na qualidade de vida da população.

Atitudes simples, mas poderosas

Se pensarmos do ponto de vista individual, atitudes como evitar o uso de copos descartáveis; de sacolas plásticas; ou eliminar o uso recorrente de impressões em papel, podem parecer pouco eficientes.

Mas são atitudes que devem ser incentivadas, sobretudo colocadas em prática. Imagine uma prefeitura como a capital São Paulo, suas secretarias e subsecretarias, departamentos, e outros órgãos diretos e indiretos, que somam mais de 220 mil servidores públicos.

Atitudes que podem parecer simples e pouco eficazes, neste cenário, se transformam em uma grande mudança de hábitos diários e coletivos.
Neste texto, exemplificamos a mudança possível que uma organização pública pode fazer a partir do seu quadro de servidores.

Imagine se um município inteiro, poder público, instituições privadas e sociedade civil, estiverem empenhados em se colocar em prática a produção e o consumo sustentável?

A responsabilidade social nesse sentido é mais do que apenas incentivos, mas práticas conjuntas e coletivas.

Com responsabilidade, o poder público e o contexto corporativo privado devem adotar na prática modos de gestão socioambiental que visem diminuir a geração de resíduos e a emissão de poluentes no meio ambiente.

A tecnologia pode ser uma boa aliada nesse sentido. Aqui em nosso blog já abordamos como um software de gestão pública municipal, por exemplo, pode eliminar o uso do papel, reduzir o uso de impressoras e dos cartuchos de tinta. Evitando-se, assim, a necessidade do descarte de resíduos, e o uso de automóveis para despacho de documentos, entre outras possibilidades.

Responsabilidade socioambiental e saúde pública

Nos últimos anos, a discussão sobre responsabilidade socioambiental tem estado atrelada à limitação de recursos sociais, à redução e à reutilização de bens naturais, e aos modos de se viver em sociedade que estejam de acordo com atitudes mais sustentáveis.

É razoável dizer que essas perspectivas têm profunda relação com a saúde individual e coletiva. Uma vez que manipular o meio ambiente reflete diretamente no bem estar de todos. Quando pensamos em saúde, logo pensamos nas Unidades de Pronto Atendimento - UBS, Farmácias Populares, atendimentos médicos especializados, Hospitais e Clínicas Universitárias.

Mas a saúde engloba uma variedade de outros aspectos. Como percebemos neste texto, a saúde também está associada às práticas que adotamos diariamente em relação ao meio ambiente.

Portanto, a responsabilidade socioambiental é um conjunto de ações públicas e privadas que pretendem modos de produção e de consumo alternativos, colocados em práticas diariamente por todos.
Adote essas ideias.

Migre sua prefeitura do físico para o digital com suporte personalizado em todas as etapas.
SOLICITE UM ORÇAMENTO
Ana Karla Martins