Soluções

Conteúdos

Institucional

Ver todas as notícias

Lançamento da Aprova revoluciona atendimento nas prefeituras pelo WhatsApp

Com inteligência artificial e base legal do município, o Chat Aprova executa solicitações direto pelo WhatsApp — sem filas, senhas ou burocracia.

23 de jul. de 2025

O WhatsApp está em praticamente todos os celulares do Brasil. Segundo a DataReportal, 93,4% da população conectada usa o aplicativo todos os dias para resolver assuntos pessoais, profissionais e bancários.

No entanto, quando o assunto é atendimento público, a experiência ainda costuma ser frustrante. Agora, isso começa a mudar.

A Aprova acaba de lançar uma nova funcionalidade que transforma o WhatsApp em uma central pública de atendimento inteligente.

A novidade atende tanto o cidadão quanto o servidor e opera com base nas regras e fluxos de cada município — sem respostas genéricas, sem redirecionamentos confusos.

“Não é um chatbot comum. É um canal oficial que entende, interpreta e executa. E faz isso com a linguagem do cidadão, via WhatsApp, com base nas normas da prefeitura”, explica Marco Zanatta, fundador da Aprova.

O chat que resolve

O Chat funciona direto no WhatsApp e utiliza inteligência artificial para entender a solicitação, aplicar as regras municipais e executar o que for possível de forma automatizada.

Tudo isso com linguagem acessível, sem a necessidade de interação com atendentes, tudo isso muito mais rápido.

A tecnologia foi pensada para refletir o comportamento da população. Se as pessoas já conseguem contratar serviços, movimentar dinheiro ou comprar passagens pelo celular, elas esperam a mesma agilidade do setor público.

“As pessoas não aceitam mais esperar semanas por algo que em qualquer outro lugar se resolve em minutos. Essa funcionalidade atende a uma demanda real por inovação tecnológica no setor público, sem depender de grandes estruturas para funcionar”, destaca Marco.

O que se pode resolver direto no WhatsApp?

O chat é configurado conforme os fluxos e normas da prefeitura, por isso pode resolver uma ampla variedade de solicitações.

Abaixo, alguns exemplos do que ele já executa automaticamente em diferentes cidades.

O cidadão pode:

  • Solicitar segundas vias, certidões e documentos;

  • Consultar taxas, prazos e exigências de processos;

  • Protocolar pedidos como troca de lâmpada, tapa-buraco ou poda de árvore;

  • Receber alertas sobre atualizações de seus processos;

  • Tirar dúvidas sobre educação, saúde e tributos municipais.

O servidor consegue:

  • Pedir férias, licenças e folgas;

  • Solicitar materiais ou serviços internos;

  • Consultar regras da administração pública;

  • Acompanhar pedidos em cada secretaria;

  • Acessar informações de RH com linguagem acessível.

Tudo isso via chat, sem precisar acessar sistemas complexos, lembrar senhas ou preencher formulários.

A lista é dinâmica. Outras solicitações também são atendidas, sempre de acordo com a personalização feita para a realidade e os serviços de cada prefeitura.

Inovação acessível

A funcionalidade foi pensada para atender cidades de todos os portes e para que qualquer órgão público possa modernizar o atendimento de forma simples, segura e imediata.

Além de reduzir o tempo médio de resposta, a novidade desafoga equipes administrativas e melhora a experiência de quem mais importa: o cidadão.

É mais que um chat. É a sua cidade no WhatsApp, do jeito que você já sabe!

Quer ver o Chat Aprova em ação? Agende uma demonstração gratuita.
Sede Administrativa

Edifício Level - 4º Andar
Rua Afonso Pena, 1876
Centro, Cascavel - PR

Escritório de Relacionamento

Cubo Network - 11º Andar

Alameda Vicente Pinzon, 54
Vila Olímpia, São Paulo - SP

Investidores
Sede Administrativa

Edifício Level - 4º Andar
Rua Afonso Pena, 1876
Centro, Cascavel - PR

Escritório de
Relacionamento

Cubo Network - 11º Andar

Alameda Vicente Pinzon, 54
Vila Olímpia, São Paulo - SP

Investidores
Institucional

Funcionalidades

Sobre nós

Políticas e diretrizes

Vagas

Parcerias

Conteúdos

Blog

Materiais

Cases

Atendimento

Base de conhecimento

Suporte

Meus chamados

Fale com vendas

Sede Administrativa

Edifício Level - 4º Andar
Rua Afonso Pena, 1876
Centro, Cascavel - PR

Escritório de Relacionamento

Cubo Network - 11º Andar

Alameda Vicente Pinzon, 54
Vila Olímpia, São Paulo - SP

Investidores