A Secretaria de Saúde de Patos de Minas foi reconhecida no XXXVII Congresso do Conasems - maior evento de saúde pública da América Latina - com a implantação do CRIE (Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais) físico e virtual, este viabilizado com a Aprova.
Com o tema O SUS que Falta no Brasil, o trigésimo sétimo Congresso do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) aconteceu em Goiânia entre os dias 16 e 19 de julho e bateu recorde de inscritos, com mais de 11 mil participantes.
Dos 5.000 trabalhos inscritos de todo Brasil, 535 foram selecionados para apresentação no congresso. A criação do CRIE e a modernização dos processos da unidade foi destaque como uma das 25 Práticas Exitosas da Saúde na 18ª Mostra "Brasil, Aqui Tem SUS".
O projeto Experiência de Implantação do CRIE na modalidade física e virtual é de autoria de Lilian Silva Rodrigues Marinho, diretora de Vigilância em Saúde, e tem como co-autoras: Lilian Alves Silva Amorim, gerente de Epidemiologia, Vanêssa Caixeta Borges, diretora de Serviços Especializados, Enice Marques da Costa, enfermeira do Centro, e Ana Carolina Magalhães Caixeta, secretária de Saúde de Patos de Minas.
O CRIE é um espaço destinado para atender pessoas que, por motivos biológicos, não podem receber os imunobiológicos disponíveis na rede pública ou que necessitam de imunobiológicos especiais.
São mais de 50 indicações, como para pessoas portadoras de imunodeficiência congênita, portadores de HIV, doenças neurológicas, cardiopatas, pneumopatas, com doenças hematológicas e outras.
Com a digitalização, o serviço até então intermediado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais passou a ser gerenciado pelo Município, dando fim ao deslocamento de 400 quilômetros para a vacinação em Belo Horizonte ou Uberlândia que acontecia em alguns casos.
O paciente pode se vacinar em sua cidade de origem ou em Patos, se preferir. Em ambos os casos, o atendimento acontece até 98% mais rápido.
O envio de documentos, requisições e exames comprobatórios de pacientes ao Estado é realizado pelo sistema e a análise é feita em poucas horas e o imunizante é liberado ao paciente mais rapidamente.
O processo de avaliação e aplicação do imunológico que levava cerca de 30 dias passou para 20 minutos. Com isso, os 740 mil moradores de 33 cidades da macrorregião contam com mais agilidade.
Segundo a secretária de Saúde de Patos de Minas, Ana Carolina Magalhães, os processos foram modernizados para resolver um grande problema: a demora no atendimento devido ao gerenciamento de documentos físicos e análises manuais.
O CRIE de Patos de Minas é o primeiro do Estado com atendimento 100% online, sem necessidade da presença física do paciente na unidade, que só comparece para receber a sua dose.
“Quando a gente revê e moderniza, ganhamos tempo. E na saúde tempo é vida. Se a gente consegue acelerar esse atendimento é um ganho muito grande na vida e no tratamento do paciente”, explica Ana.
O Congresso do Conasems propõe um aprofundamento nas possibilidades e estratégias para fortalecimento da contínua e permanente agenda de consolidação do SUS.
As mudanças no padrão da demanda por serviços de saúde e das necessidades de saúde da população - especialmente após a pandemia da Covid-19 - mostraram que a implantação de tecnologias no sistema público de saúde ajudam a oferecer serviços mais eficientes e de qualidade.
Antes da modernização do CRIE, o Município implantou o atendimento digital como estratégia para zerar a fila de espera da vacinação contra a covid-19.
A chamada “Xepa da Vacina” também foi organizada pela plataforma da Aprova. O cadastramento online permitiu atualização em tempo real do estoque disponível e divulgação de vagas na fila para os moradores serem vacinados sem aglomeração.
Ainda segundo a secretária de Saúde, nas campanhas de vacina contra a gripe, por exemplo, o atendimento era organizado por ordem de chegada, o que fazia muitos pacientes madrugarem no posto para conseguir uma dose.
“O atendimento digital no período da pandemia facilitou a vida do paciente, que não precisou enfrentar filas e ir cedo para as unidades de saúde. A gente conseguiu cumprir com os critérios de afastamento social e criar um vínculo com a população que a tecnologia nos proporcionou”, completa.
No Congresso do Conasems deste ano, concorreram 535 experiências de todo Brasil e foram distribuídos 73 prêmios. As avaliações foram feitas ao longo de três dos quatro dias de atividades do congresso.
Patos de Minas foi representada pela secretária de Saúde, Ana Carolina Magalhães, a diretora de Vigilância em Saúde, Lilian Marinho, e a diretora de Serviços Especializados, Vanêssa Vieira Caixeta Borges.
Confira a relação dos premiados na mostra.
As cidades clientes da Aprova se destacam nas principais pesquisas que avaliam o desenvolvimento dos municípios brasileiros e das gestões inovadoras.
Além de mais eficiência e transparência para qualquer secretaria de uma prefeitura ou câmara municipal, o atendimento digital garante economia para os cofres públicos, atrai novos investimentos para cidade e provoca um impacto positivo na geração de empregos.
Mais de 100 cidades oferecem serviços públicos digitais com a Aprova e impactam a vida de milhões de brasileiros todos os anos.
Seja você o responsável pela transformação digital da sua cidade. Digitalizar processos e fluxos do serviço público é a melhor forma de deixar um legado permanente em sua gestão.
Clique aqui para agendar uma apresentação online e começar hoje mesmo essa transformação!