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POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Como a tecnologia reduziu quase 3 mil horas de espera na aprovação de projetos em Lages

POR Deyvid Alan  -   

Em um país onde os serviços públicos ainda sofrem com a lentidão, ineficiência e a falta de transparência, a tecnologia se tornou uma aliada para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e a rotina dos servidores.

O município de Lages, em Santa Catarina, vivenciou por anos os entraves causados pela falta de tecnologia. Antes de mudar para o digital, os processos da Secretaria de Planejamento e Obras eram feitos de forma física e manual.

Pilhas de papel se acumulavam e documentos se perdiam com facilidade. Um único processo passava pelas mãos de seis servidores que dedicavam mais de cinco horas apenas na primeira análise do projeto.

O vai e volta para correções tomava ainda mais tempo. O requerente precisava ir ao menos três vezes na prefeitura para acompanhar o andamento do pedido que poderia demorar mais de quatro meses para ser concluído.

A virada de chave na cidade se deu em 2020, com a implantação de processos digitais e automatizados. Projetos arquitetônicos físicos em folhas A3 deram lugar a análises digitais em tela, economizando espaço e tornando mais prático e seguro o acesso às informações.

Pareceres, ajustes, documentos e assinaturas passaram a ser inseridas diretamente no sistema, simplificando a comunicação entre os setores e contribuintes, garantindo um fluxo de trabalho mais transparente e organizado.

Uma das testemunhas dessa transformação foi Gizela de Bem Zulian, arquiteta concursada da prefeitura desde 1996. A profissional acompanhou de perto a evolução positiva do setor.

“Hoje a análise passa por apenas dois setores, reduzindo mais de 80% do trabalho que era realizado manualmente pelos servidores. O requerente não precisa mais ir à prefeitura, pois consegue acompanhar tudo pelo computador”, explica Gizela.

Com a tecnologia, o tempo médio de espera foi reduzido em 2.800 horas. 

Isso quer dizer que atualmente um processo leva no máximo 15 dias entre análise, devolutivas e aprovação. Projetos que não precisam de ajustes chegam a ser aprovados em menos de 24 horas.

Desde janeiro de 2020, mais de 15 mil processos foram tramitados de forma digital somente na Secretaria de Planejamento e Obras. O vice-prefeito de Lages, Juliano Polese, afirma que desburocratizar os processos e facilitar a vida dos moradores está sendo possível com a tecnologia.

“A gente tem muitas ferramentas à disposição, mas é preciso buscar aquela que mais se adequa à realidade da cidade para que possa auxiliar de verdade o cidadão, melhorar a vida das pessoas e a capacidade de gestão”, avalia.

O idealizador da plataforma Aprova, Marco Antonio Zanatta - que também é arquiteto - explica que a gestão digital e automação de etapas manuais e físicas de solicitações do cidadão e do trabalho de análise do servidor ajudam a economizar tempo e dinheiro dos envolvidos.

“Pela tramitação ser totalmente online, é possível acompanhar o andamento dos processos em tempo real, em que departamento está, se existe alguma pendência e se precisa de ajustes. A tecnologia permite que o servidor execute uma atividade nove vezes mais rápido”, compara Marco.

Do outro lado do balcão, os processos digitais também facilitam o trabalho de quem precisa construir. Já que todo o trâmite acontece rapidamente e sem a necessidade do profissional sair do escritório, engenheiros e arquitetos conseguem assumir um maior volume de trabalho.

Foi um dos benefícios percebidos por Mayara Zanotto. Desde que o município passou a oferecer os serviços digitais, a engenheira civil conseguiu otimizar o tempo e dar vazão a outros projetos.

“Durante a tramitação de um processo eu precisava ir cinco, seis vezes na prefeitura, para protocolar, pagar taxas, devolver documentos, acompanhar o andamento. Hoje com a Aprova consigo fazer digital e instantâneo”, ressalta.

O digital faz girar a roda da economia

Para o diretor de Urbanismo e Planejamento, Roberto Provenzano, ingressar no mundo digital não é luxo, é necessidade, independente do tamanho da cidade e do orçamento municipal.

Além da redução no tempo de espera e gerenciamento dos processos, Roberto diz que a plataforma organizou e melhorou as relações entre servidores e contribuintes, além de fornecer informações, dados e indicadores determinantes na tomada de decisões dos gestores públicos.

“O digital faz girar a roda da economia. À medida que aceleramos o processo, conseguimos ter mais obras, gerar emprego, aumentar as vendas no comércio. É uma conjuntura econômica atrelada ao tempo de resposta que melhoramos com a plataforma”, diz Roberto.

Lages se destaca como um grande polo de desenvolvimento do país. A área da construção civil, por exemplo, impulsionada por uma combinação de fatores - incluindo a eficiência do setor público - tem se mantido aquecida, atraindo investimentos e gerando empregos.

Segundo os dados do Novo Caged, de janeiro a novembro de 2023, Lages registrou um acumulado de 1.513 vagas na construção civil, um crescimento de 40,3% se comparado ao último ano antes da digitalização dos serviços.

Fabiano Ventura dos Santos, presidente do Sinduscon de Lages, diz que sempre houve cobrança por mais eficiência pelos profissionais da área. Para ele, a possibilidade de entregar uma obra três meses antes do prazo reflete na redução de custos para os profissionais e cidadãos.

“Se existe um imóvel para vender, existe alguém para comprar. Outros querem alugar para instalar uma loja, por exemplo. Independente do motivo, cada segundo é importante nesse processo. Quanto antes se viabilizar isso, mais riqueza circula na cidade”, conclui Fabiano.

Em Cascavel, Paraná, a parceria da prefeitura com a Aprova também gerou resultados incríveis. Confira no vídeo: