Estratégia Municipal de Transformação Digital: como montar uma carta de serviços públicos digitais em sua prefeitura
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São Paulo
agora é digital

A maior cidade do país modernizou os processos digitais de ponta a ponta. Com aprovações mais rápidas e procedimentos transparentes, a prefeitura reaqueceu o setor da construção civil e atraiu mais investimentos para a capital.
77%
de redução no
tempo de aprovação
de um projeto
21
horas para a
primeira resposta
nas solicitações

Uma capital com mais de 12 milhões de habitantes precisa entregar resultados reais

Tramitação de serviços

São Paulo precisava facilitar as tramitações dos serviços para atendimento ao munícipe. Além de reduzir o deslocamento das pessoas até a prefeitura e as grandes quantidades de uso do papel.

Produtividade e eficiência

Os fluxos manuais deixavam a atuação dos servidores da capital paulista pouco estratégica e a gestão do dia a dia de trabalho menos eficiente.

Gestão das secretarias

Arquivamentos convencionais, prateleiras, salas e gavetas dificultavam o gerenciamento dos processos. O tempo gasto no gerenciamento manual interno desacelerava a eficiência dos servidores públicos.

Transformação digital
da Prefeitura de São Paulo

A cidade de São Paulo vem ao longo dos anos buscando formas de melhorar não apenas a tramitação de projetos, mas a capacitação dos servidores públicos e a experiência dos cidadãos com a gestão municipal.

Antes do Aprova Digital, os processos basicamente aconteciam todos fisicamente e exigiam o manuseio de arquivos em mídia externa como pen drives ou CDs, papéis em boa parte dos casos, e deslocamento de profissionais até a prefeitura.

Soluções inovadoras

A implantação do Aprova Digital na cidade de São Paulo iniciou no mês de julho de 2020 e foi lançado no final de agosto.

O sistema, que é uma aplicação totalmente personalizável, foi configurado de acordo com as necessidades da Prefeitura de São Paulo.

Com o Aprova Digital implementado, a gestão tramita serviços integrados, automatizados e sem a necessidade de uso do papel. Mais agilidade para a emissão de alvarás de construção, autorização, certificados sobre segurança da edificação e Habite-se.

Pioneirismo na aprovação
de habitações de interesse social

Com o Aprova Digital, a Prefeitura de São Paulo analisa e emite Alvarás para Habitação de Interesse Social por meio de processo declaratório 100% digital e automatizado.

Com os dados pré-determinados pela secretaria, um processo declaratório tem sua validação em questão de segundos.

Automação que garante muito mais agilidade de resposta. Além de otimizar o gerenciamento de documentos públicos e maximizar as estratégias de atuação das prefeituras.

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Ana Karla Martins
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