Aprova Digital
POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Estônia Hub conecta Aprova Digital ao ecossistema de modelos transformadores de empreendedorismo

POR Rafael Francisco  -   

O Aprova Digital, que oferece soluções inovadoras para órgãos públicos municipais, foi selecionado para a Missão Digital Estônia 2021 - Programa de Inovação. O encontro, que é 100% online, será realizado do dia 21 ao dia 30 de setembro.

O convite feito pela Estônia Hub é um indicativo do importante trabalho que o Aprova Digital tem empreendido no Brasil, e reconhece o potencial transformador das soluções que oferecemos para as prefeituras do nosso país.

Estônia Hub e sua missão digital

O Estônia Hub, que é uma iniciativa privada criada em 2019, proporciona intercâmbio de informações entre modelos de negócios de sucesso aplicados no país do norte europeu, a Estônia, e startups com potencial transformador.

Em conjunto com a Embaixada do Brasil e o Programa de Diplomacia da Inovação do Itamaraty, o Estônia Hub oficializou um convite exclusivo ao Aprova Digital para a Missão Digital 2021. Você pode conferir a lista completa das startups e outras empresas selecionadas aqui.

A organização gera oportunidades de negócios e parceria ao conectar iniciativas inovadoras, que atuam em diferentes frentes de negócio, por meio de ambientes digitais.

Imersão, benchmark e negócios do Estônia Hub

Como missão, o Estônia Hub atua a partir de três eixos: imersão, benchmark e negócios.

A primeira etapa do evento possibilita gerar insights, identificar oportunidades, e a acessar conteúdos exclusivos, personalizados e totalmente aplicáveis aos tipos de negócios de cada empresa.

O segundo eixo promove estratégias, a apresentação de instituições de sucesso, soluções tecnológicas e metodologias inovadoras. A terceira e última base do Estônia Hub conecta startups e outros modelos de negócios selecionados ao ecossistema estoniano, além de facilitar e ampliar possibilidade de negociações e formalizar parcerias.

Estônia Hub: um ecossistema de negócios

O ecossistema de negócios do Estônia Hub reúne frentes para e-Gov e Desburocratização, Startups, Empreendedorismo e Negócios, Inovação e Transformação Digital, Sociedade Civil, TDB: Mulheres, Educação, Meio Ambiente e Agro. Esse ‘conjunto de comunidades’ pretende assegurar a incorporação de modelos de negócio transformadores que reduzam a burocracia nos países, permitam a internacionalização da inovação e a digitalização dos serviços voltados para áreas estratégicas.

Três pessoas fazem high-five enquanto posam para câmera
Freepik

Mas por que a Estônia?

A Estônia é considerada o berço das startups e do empreendedorismo mundial. Referência de ambiente inovador para negócios digitais, o país com pouco mais de 1 milhão de habitantes coleciona startups de sucessos como Bolt, Playtech, Skype e Transferwise.

Sinônimo de gestão eficiente e estratégia, a Estônia tem adaptado suas leis para o ambiente de negócios inovadores. Mudanças no sistema tributário e garantia legal de mais liberdade econômica permitiram que a Estônia se tornasse o país do futuro.

Iniciativas como essas têm proporcionado não só incentivo interno para abertura de empresas no país, mas também têm atraído investidores e empreendedores estrangeiros.

Nesse sentido, o Estônia Hub vai possibilitar a internacionalização da imagem do Aprova. Além de garantir a troca de ideias inovadoras que ajudam a acelerar a realização das soluções digitais que já oferecemos no Brasil.

Iniciativas inovadoras para gerar impacto social

Esse ecossistema de intercâmbio de ideias inovadoras ajuda a incentivar o desenvolvimento não só econômico das empresas participantes e seus respectivos países.O encontro que gera oportunidades de negócios proporciona, igualmente, oportunidade de transformação voltada à sociedade.

Eventos como o Estônia Hub incentivam empresas a colocarem em prática soluções tecnológicas que podem transformar serviços públicos, por exemplo. E, dessa maneira, criar formas estratégicas de atuação que geram impacto social.

A implementação de soluções inteligentes, geralmente criadas por startups, têm demonstrado significativa melhoria e aceleração no desenvolvimento social.

São os modelos de gestão digital mais eficazes, modos de produção e consumo sustentável, ferramentas que possibilitem transformar os centros urbanos em cidades inteligentes (Smart Cities), que podem garantir, a médio e curto prazo, o progresso cultural, político e econômico dos países.

A tecnologia e inovação a serviço dos órgãos públicos podem alterar a infraestrutura econômica, produtividade da entrega de serviços e a forma como o poder público se relaciona com seus cidadãos.

Pessoas desenho-ícone em formato de lâmpada
Freepik

Participação do Aprova Digital no Estônia Hub reforça mudança em curso no Brasil

Embora o Brasil ainda esteja mais lento em relação a medidas mais profundas que proporcionam a transformação do empreendedorismo, já se nota um certo movimento que pretende alterar o ambiente de negócios brasileiros.

O Marco Legal das Startups, a Medida Provisória 1040 e o Projeto de Lei 976/21 convergem no propósito de incentivar, facilitar e institucionalizar a inovação em nosso país.

Não é novidade que o Brasil também é reconhecido como um dos países mais burocráticos. Essa afirmação pode ser constatada no último relatório Doing Busisess, realizado pelo Banco Mundial, que avalia a facilidade de fazer negócios ao redor do mundo.

Segundo a pesquisa, o Brasil ocupa a posição 124ª, ficando atrás de outros países de economias menores. Embora o contexto descrito acima seja verdade, o empreendedorismo brasileiro também tem caminhado para desenvolver soluções estratégicas.

Exemplo disso é o reconhecimento internacional de startups brasileiras por suas iniciativas inovadoras voltadas para o desenvolvimento social.

O Estônia Hub exemplifica bem a legitimação tecnológica e inovadora que tem crescido em nosso país.

A organização, que conecta diferentes empresas e iniciativas ao redor do mundo, facilitará a reprodução de práticas disruptivas e transformadoras da Estônia também aqui no Brasil.

A transformação digital continua, e nós, do Aprova Digital, fazemos parte dela.

Migre sua prefeitura do físico para o digital com suporte personalizado em todas as etapas.
SOLICITE UM ORÇAMENTO
Ana Karla Martins