Ver todas as notícias
Cohavel implanta serviços digitais e transforma atendimento à população em Cascavel
A Cohavel passa a oferecer serviços 100% digitais pela Aprova, com redução de prazos, economia de papel e mais agilidade no atendimento.
18 de ago. de 2025

A Companhia de Habitação de Cascavel (Cohavel) acaba de dar um passo decisivo rumo à transformação digital.
A partir de agora, todos os processos internos e externos passam a tramitar de forma 100% digital pela Aprova, eliminando etapas manuais e acelerando a entrega de documentos à população.
Até então, o trâmite físico exigia que documentos circulassem de mesa em mesa. Um simples ofício precisava ser impresso, passar pela coleta de assinaturas dos diretores, presidente e só então retornar para a chefia de departamento antes de ser enviado ao destino final. Esse processo podia levar até três dias.
“Com o processo digital, tudo acontece de forma online. Os envolvidos poderão assinar os documentos de onde estiverem, no mesmo dia. Isso elimina deslocamentos, economiza papel e garante mais agilidade para a equipe”, afirma Rosângela Kappaun, chefe administrativa da Cohavel.

O impacto será ainda mais visível para o cidadão. Solicitações externas, como a emissão de boletos de quitação, que antes demoravam em média 15 dias, agora serão resolvidas em até cinco dias — uma redução de cerca de 70% no prazo.
“A digitalização vai tornar os serviços mais rápidos e acessíveis. É um ganho para a Cohavel e, principalmente, para o cidadão, que terá respostas em muito menos tempo e sem precisar se deslocar até a companhia”, reforça Henrique Lionço Milani, presidente da Cohavel.
Segundo estimativas da equipe, a mudança também representa economia de recursos. Um processo licenciatório, que chega a ter até 100 páginas impressas, agora será inteiramente digital.
Para o CEO da Aprova, Marco Antonio Zanatta, a iniciativa acompanha uma tendência já consolidada.
“As pessoas estão acostumadas a resolver tudo online no setor privado. Levar essa agilidade para o setor público é essencial, pois automatiza etapas repetitivas, reduz riscos de falhas e garante mais transparência para o cidadão”, destaca.

Cascavel e a liderança digital
A Cohavel se soma a outras secretarias e autarquias do município que já utilizam a Aprova.
Desde 2018, o Instituto de Planejamento de Cascavel (IPC) tem sido referência nacional na digitalização de serviços urbanos, com resultados expressivos na tramitação de projetos de construção civil.
Em oito anos, são:
R$ 7,6 milhões já foram economizados em impressões, logística e tempo de atendimento
38.320 processos foram criados diretamente em formato digital
51 mil horas de trabalho foram liberadas para os servidores com automações
7,6 milhões de folhas de sulfite deixaram de ser impressas
25.547 horas de deslocamentos de cidadãos foram evitadas
Em 2025, Cascavel deu mais um passo à frente com a entrada da Lume, a inteligência artificial da Aprova que atua diretamente nos fluxos do IPC. Aplicada à rotina pública, a Lume:
Analisa documentos e cruza dados em segundos.
Executa tarefas repetitivas, como verificar pendências ou validar campos
Toma decisões com base em regras, como liberar um alvará simples ou sinalizar para análise humana
Interage com múltiplos sistemas, sem depender de “pessoa passando planilha”.
Sugerir decisões baseadas em histórico e contexto.

A Prefeitura de Cascavel estima que cada servidor deve poupar em torno de 30% do tempo com a Lume nas análises de documentos. Estima-se uma economia financeira de até R$ 360 mil por secretaria ao ano com o uso de IA.
Com o lançamento da Aprova na Cohavel, Cascavel reafirma sua posição entre as cidades mais avançadas na modernização da gestão pública, ampliando os benefícios da inteligência artificial e da automatização de processos públicos.