
Cidades de Sucesso
Voltar para o blog
Cascavel: eficiência da gestão pública com inteligência artificial
Cascavel integra inteligência artificial à gestão urbana e transforma a análise de processos públicos com mais agilidade, automação e precisão.
30/07/2025
A transformação digital de Cascavel avançou em 2017 com a chegada da Aprova. Com a automatização dos processos no Instituto de Planejamento (IPC) a cidade passou a operar em outro ritmo: mais rápido, mais eficiente, mais estratégico.
Em 2023, foi além, se tornou a primeira cidade do Paraná a liberar o alvará autodeclaratório para construções de até 600 metros quadrados.
“Os requerentes tinham que esperar seis meses ou mais. Hoje, o tempo para sair um alvará pode ser de minutos. O próprio sistema já valida e libera o documento. É um ganho de tempo gigantesco”, explica Bruno Parra Ramos, gerente de Licenciamento do IPC.
Veja a reportagem da RPC, afiliada da Rede Globo, sobre os benefícios do alvará declaratório:
Hoje, alvarás são emitidos em minutos, documentos são analisados por IA e os servidores têm mais tempo para decisões técnicas, e não tarefas repetitivas. O cidadão não precisa mais ir à prefeitura. E os números mostram que o impacto vai muito além da praticidade. Em oito anos:
R$ 7,6 milhões já foram economizados em impressões, logística e tempo de atendimento
38.320 processos foram criados diretamente em formato digital
51 mil horas de trabalho foram liberadas para os servidores com automações
7,6 milhões de folhas de sulfite deixaram de ser impressas (o suficiente para preencher quase três Maracanãs com papel)
25.547 horas de deslocamentos de cidadãos foram evitadas — o equivalente a quase três anos inteiros no trânsito
Agilidade para quem projeta e controle para a cidade
Além de acelerar o desenvolvimento urbano, a digitalização também melhorou a experiência de quem trabalha com projetos todos os dias. Geórgia Palácio, profissional da área, resume bem essa virada de chave:
“Eu vim de uma época em que tudo era feito na mão. A gente precisava imprimir, protocolar, voltar, reimprimir... Agora, com 15 minutos, você coloca tudo no sistema e já sai com o alvará pronto. É um milagre.”
A ferramenta também reforça a segurança: o alvará declaratório não elimina a fiscalização, mas permite que o município atue de forma mais estratégica.
“Hoje, sabemos exatamente onde estão as obras e conseguimos auditar as informações com mais precisão do que antes”, explica Tales Riedi Guilherme.
Um novo agente no urbanismo
Em 2025, Cascavel deu mais um passo à frente com a entrada da Lume, a inteligência artificial da Aprova que atua diretamente nos fluxos do IPC.
Aplicada à rotina pública, a Lume:
Analisa documentos e cruza dados em segundos.
Executa tarefas repetitivas, como verificar pendências ou validar campos
Toma decisões com base em regras, como liberar um alvará simples ou sinalizar para análise humana
Interage com múltiplos sistemas, sem depender de “pessoa passando planilha”.
Sugerir decisões baseadas em histórico e contexto.
A Secretaria de Planejamento estima que cada servidor deve poupar em torno de 30% do tempo com a Lume nas análises de documentos. Estima-se uma economia financeira de até R$ 360 mil por secretaria ao ano com o uso de IA.
Só no primeiro semestre deste ano em Cascavel, a IA executou mais de 5 mil atividades de apoio técnico, como:
Verificação de documentos (RG, CNPJ, matrícula)
Análise de comprovantes de endereço
Resumo automático de processos com muitas páginas
A funcionalidade mais utilizada é justamente o resumo de processos. Em vez de ler dezenas de páginas e acompanhar despachos sucessivos, o servidor recebe da Lume uma síntese objetiva, pronta para análise e tomada de decisão.
Veja a Lume em ação
Menos fila, mais cidade
O impacto da automatização dos processos não está apenas no papel que deixou de ser impresso — mas nas pessoas que deixaram de enfrentar fila, nos profissionais que ganham tempo para projetar melhor e nas equipes públicas que agora atuam com mais planejamento.
“O que mais me brilha os olhos é poder falar com o analista sem sair da minha cadeira. Antes eu tinha que agendar, dirigir, esperar. Agora é direto. E é isso que muda tudo”, conta o arquiteto Jaidson Roberto Pires.
Cascavel tornou-se referência nacional ao mostrar usar tecnologia é criar um novo modelo de cidade — mais rápida, mais justa, mais conectada com a realidade de quem vive nela.
“A Aprova mudou a história de Cascavel. Antes, liberar um alvará era um problema. Agora é parte da solução. E quanto mais rápido a gente libera, mais a cidade cresce. Mais arrecada. Mais se desenvolve”, afirma Leonaldo Paranhos, secretário de Estado do Turismo e Ex-prefeito de Cascavel/PR.
Assista ao case completo sobre a transformação digital em Cascavel: