Tecnologia
Para iniciar a jornada do marketing digital para prefeituras
O “Marketing” pode ser definido como uma estratégia para explorar, criar e entregar valor, por meio de um produto, para uma determinada pessoa ou grupo.
Podemos acrescentar, além do mais, que o “Marketing” gera valor de ponta a ponta: para os clientes e também para as empresas que colocam a estratégia (mercadológica) em ação - neste último caso, o valor gerado é financeiro.
A derivação “Marketing Digital” segue a mesma ideia, porém, sua aplicação é - como o próprio nome indica - feita para o ambiente digital.
Podemos considerar, portanto, que o “Marketing Digital” é um dos principais modos personalizados e diretos que as empresas têm para se comunicar com seu público.
As ideias sobre marketing estão amplamente difundidas entre as instituições privadas. Por outro lado, no caso das instituições públicas, o marketing ainda é pouco explorado.
Neste texto compartilhamos com você algumas dicas para entrar nesse universo de Marketing Digital para prefeituras e começar a gerar valor para seus cidadãos-usuários.
O que é marketing digital
As estratégias de marketing digital se equilibram entre princípios objetivos: aqueles que podem ser bem definidos; e aqueles que são mais subjetivos: que seguem especificidades relacionadas à organização onde será colocada em prática essa estratégia.
Uma empresa que produz refrigeradores domésticos inteligentes pode partir do princípio que o seu produto vai facilitar a vida de alguém.
A justificativa é a seguinte: a geladeira tem função exclusiva de alerta na falta de alimentos.
Dessa maneira, o consumidor fica despreocupado sobre quando vai acabar o que tem dentro do refrigerador e o que comprar de alimentos. A geladeira simplesmente faz essa ‘gerência’ de alimentos por você.
Podemos considerar que esse é um tipo de valor a partir da venda de um produto.
Essa ideia de um refrigerador inteligente pode ser explorada por diferentes modos a fim de que o produto alcance o seu público para ser vendido e, ao mesmo tempo, que seja cumprido um propósito real para os seus consumidores. Isto é, tornar a vida doméstica mais fácil e menos trabalhosa.

Quem pode fazer marketing digital
Universitários, empresas de diferentes segmentos e gêneros, ONGs, associações, escritórios, igrejas e também administrações públicas podem fazer marketing digital.
O ‘pulo do gato’ de uma estratégia de mercado é ajustar as ideias sobre marketing digital aos propósitos da sua organização e do seu produto.
Uma agremiação de universitários é diferente de uma Organização sem Fins Lucrativos. Uma Instituição Religiosa também é diferente de uma Instituição Pública.
A única afinidade entre os diferentes e interessados atores em fazer marketing digital é que cada um deve fazer aquilo que é possível a partir dos meios e ferramentas que possuem e, assim, encontrar a oportunidade certa para seus respectivos negócios.
Por que fazer Marketing Digital para prefeituras é importante
Se partirmos da ideia de que marketing digital tem como objetivo explorar, criar e entregar valor, por meio de um produto, para uma determinada pessoa ou grupo, talvez a pergunta/afirmação do título desta seção não faça sentido.
Isso porque uma prefeitura não vende produtos para um determinado público, tampouco lucra a partir da exploração de ideias ou criação de valores. Uma prefeitura, a grosso modo, presta serviço à população de modo geral.
Mas você lembra quando dissemos que os princípios do marketing transitam entre aspectos subjetivos e objetivos? E que as estratégias mercadológicas devem ser colocadas em prática levando-se em consideração as especificidades de cada organização?
Isso nos leva a considerar que embora o poder público esteja fora do mercado privado, onde se vende produtos e se lucra a partir de vendas, ele não está fora da cultura nem da organização social como ela é.
Em outras palavras, as prefeituras podem ajustar as estratégias mercadológicas para o ambiente que atua e para os propósitos e objetivos das administrações públicas.
Uma outra resposta simples, mas objetiva para a provocação que fizemos: “Por que fazer Marketing Digital para prefeituras é importante” pode ser resumida na constatação de que a maior parte da população mundial está conectada à internet.
De modo um pouco mais aprofundado, as prefeituras também devem considerar que o trabalho realizado pelo poder público tem como objetivo gerar valor para o cidadão-usuário.
Conceitos chave de Marketing Digital para prefeituras

O marketing digital para prefeituras está atento às mudanças contemporâneas para gerar valor aos seus cidadãos-usuários.
E por falar em cidadão-usuários, gestores públicos podem considerar seus munícipes ‘consumidores’, da mesma maneira que as organizações privadas consideram também seus públicos.
A diferença entre o cidadão-usuário e o público-consumidor está no tipo de serviço ofertado.
Outro aspecto importante para se ter em mente é exatamente quem são esses públicos que chamamos aqui de cidadãos-usuários.
Grupos de cidadãos-usuários por secretaria e subsecretarias
Uma maneira simples e objetiva de pensar quem são esses cidadãos-usuários é pensar esse público a partir dos serviços prestados de cada secretaria ou subsecretaria.
Qual tipo de valor uma secretaria de obras pode oferecer para seus cidadãos-usuários? E quem são esses cidadãos-usuários?
Podemos presumir que engenheiros, arquitetos, técnicos em obras e outros profissionais da área são parte do grupo de cidadão-usuários de uma secretaria de obras.
Partindo desse princípio, fica fácil para a gestão pública definir qual tipo de valor ela quer oferecer para esse público de profissionais que geralmente são os que mais usam serviços da secretaria de obras.
Se os processos da secretaria de obras não são eficientes, quais ferramentas podem ser usadas para reverter esse cenário?
Essas são só algumas das perguntas a serem feitas por gestores públicos, e que podem fazer parte de uma estratégia de marketing digital para prefeituras, a fim de identificar oportunidades e, dessa maneira, gerar valores como eficiência, agilidade e facilidade para acesso aos serviços públicos.
Ao gerar valor por meio da prestação de algum serviço, a prefeitura também gera valor para si mesma - neste caso, além de gerar economia ao constatar que processos públicos podem ser simplificados, a prefeitura altera a maneira como os cidadãos-usuários olham para as administrações públicas.
Experiência do cidadão-usuário

Quando um consumidor compra um produto, ele não compra apenas o produto em si. Ele compra também um conjunto de experiências possíveis.
Algo parecido acontece com o cidadão-usuário. Ao ter acesso ao produto, neste caso público, o cidadão que tirar o melhor proveito da experiência.
A experiência é um conceito parte da estratégia do marketing digital que pode ser adaptado à realidade das prefeituras.
Qual a experiência o cidadão-usuário tem ao acessar os serviços públicos da sua prefeitura?
Vantagens com o marketing digital para prefeituras
As estratégias de marketing digital para prefeituras ajudam as gestões públicas a medir o grau de satisfação da população e a identificar melhorias que estejam de acordo com as necessidades dos cidadãos.
Todos os dias vemos algum tipo de mudança, serviço ou novidade lançada por alguma gestão pública. Mas será que essas melhorias estão afins às reais necessidades dos cidadãos?
Neste texto compartilhamos com você algumas dicas para começar a pensar no universo do marketing digital para as prefeituras.
A estratégica mercadológica pode oferecer importantes métodos para a prefeitura oferecer valor a partir da prestação de serviços públicos.
Artigos relacionados
Tecnologia
27 de mar. de 2025
Inovação no setor público: como transformar a sua gestão
Estratégias Governamentais
24 de mar. de 2025
Como calcular a eficiência da gestão pública
Estratégias Governamentais
23 de mar. de 2025
O que são processos digitais na gestão pública?
Tecnologia
22 de mar. de 2025
GED: a realidade da gestão eletrônica de documentos
Tecnologia
10 de mar. de 2025
Cidades AAA: a chave do desenvolvimento urbano
Estratégias Governamentais
5 de mar. de 2025
PAE no setor público: importância e benefícios
Tecnologia
20 de fev. de 2025
Prefeitura sem papel é mais do que documento digitalizado
Tecnologia
11 de fev. de 2025
Guia de bolso: Como montar uma carta de serviços digitais
Ética e transparência
11 de fev. de 2025
Hierarquia: o que é e como funciona no setor público
Tecnologia
4 de fev. de 2025
Rotinas administrativas: manual da organização eficiente
Políticas Públicas
23 de jan. de 2025
O que é IDEB?
Tecnologia
21 de jan. de 2025
O que faz a inteligência artificial no setor público?
Tecnologia
30 de mai. de 2024
Transformação digital no setor público vai além da implementação tecnológica
Tecnologia
12 de jan. de 2025
Transformação digital na gestão pública: o que é, como fazer e quais os benefícios
Tecnologia
1 de nov. de 2024
6 problemas gerados pela Transformação Digital Iceberg em prefeituras e câmaras municipais
Tecnologia
8 de jan. de 2025
Transformação digital em governos: perspectivas de inovação no Brasil e exemplos de sucesso
Tecnologia
9 de jan. de 2025
5 tendências tecnológicas para gestão pública que estão transformando as cidades (+ bônus)
Tecnologia
10 de jan. de 2025
Cidades encontram na tecnologia a solução para relações éticas e transparentes
Tecnologia
30 de dez. de 2024
Solução de pagamento para gestão pública impulsiona a arrecadação municipal
Tecnologia
20 de dez. de 2024
Software para assinatura digital: é hora de dar um tempo para o papel e para sua caneta
Tecnologia
30 de dez. de 2024
O que você precisa saber sobre software de gestão pública
Tecnologia
30 de dez. de 2024
4 motivos para investir em um software de gestão pública municipal
Tecnologia
30 de dez. de 2024
Sistema de gestão pública: o que é, benefícios e resultados práticos
Tecnologia
30 de dez. de 2024
Como um sistema de gestão pública pode superar o modelo burocrático de gestão
Tecnologia
30 de dez. de 2024
O que priorizar em serviços digitais para pequenos municípios
Tecnologia
30 de dez. de 2024
Sandbox: breve história da legalidade de uma caixa de areia
Tecnologia
30 de dez. de 2024
Saiba por que o envio de relatórios do Sisobra pode ser mais simples do que sua prefeitura imagina
Ética e transparência
30 de dez. de 2024
Responsabilidade socioambiental: do coletivo ao individual
Políticas Públicas
29 de dez. de 2024
Conheça alguns exemplos de projetos inovadores para cidades que podem transformar a administração pública
Políticas Públicas
10 de jan. de 2025
A importância da Política de Inovação da Anvisa para transformar a saúde pública
Tecnologia
30 de dez. de 2024
Plano Brasileiro de Inteligência Artificial: Como o PBIA impulsiona a IA no Brasil
Tecnologia
27 de dez. de 2024
Política Nacional de Cidades Inteligentes: 5 exemplos reais de sucesso no Brasil
Tecnologia
27 de dez. de 2024
O “ser ou não ser” da transformação digital pública
Tecnologia
27 de dez. de 2024
5 mudanças com o impacto da digitalização pública nos municípios
Tecnologia
27 de dez. de 2024
No país que derruba 940 árvores por segundo, governos inteligentes investem em tecnologia para reduzir os impactos ambientais
Tecnologia
27 de dez. de 2024
O que são negócios de impacto e como eles transformam a realidade do setor público
Tecnologia
27 de dez. de 2024
Mapa govtech aponta crescimento de 493% de startups focadas em resolver problemas do setor público
Estratégias Governamentais
27 de dez. de 2024
Mapa de Governo Digital: parceria com a iniciativa privada é a chave para a transformação dos serviços públicos
Tecnologia
27 de dez. de 2024
Para iniciar a jornada do marketing digital para prefeituras
Tecnologia
26 de dez. de 2024
10 coisas que vão acontecer com a sua cidade se você contratar a Aprova (+ bônus)
Tecnologia
26 de dez. de 2024
Impactos na sua cidade com a Aprova
Tecnologia
26 de dez. de 2024
Como a IA na gestão pública pode transformar o dia a dia das cidades
Tecnologia
26 de dez. de 2024
Guia prático sobre como consultar IPTU
Tecnologia
26 de dez. de 2024
Governo aberto: 5 princípios importantes para esse modelo de gestão
Políticas Públicas
26 de dez. de 2024
Confira 6 exemplos de redução de gastos públicos com o uso da tecnologia
Tecnologia
26 de dez. de 2024
Exemplos de Cidades Inteligentes após transformação digital
Tecnologia
26 de dez. de 2024
Entenda os principais pontos da estratégia brasileira para a transformação digital
Tecnologia
26 de dez. de 2024
Estônia Hub conecta Aprova ao ecossistema de modelos transformadores de empreendedorismo
Tecnologia
26 de dez. de 2024
Especialistas apostam em tripé de sustentação para transformação digital das prefeituras
Políticas Públicas
26 de dez. de 2024
Empreendedorismo governamental como base para transformar a gestão pública
Tecnologia
26 de dez. de 2024
Vale a pena ingressar em consórcios públicos?
Tecnologia
26 de dez. de 2024
Guia prático: o que você precisa saber sobre comunicação interna na prefeitura
Tecnologia
26 de dez. de 2024
Como funcionam as cidades inteligentes?
Tecnologia
26 de dez. de 2024
Você já ouviu falar em citytech? Veja 7 motivos para priorizar este tema na gestão pública municipal
Políticas Públicas
5 de jan. de 2025
Entendendo o Ciclo de Políticas Públicas: da concepção à avaliação
Tecnologia
26 de dez. de 2024
Características e benefícios de uma cidade digital
Tecnologia
26 de dez. de 2024
O papel da administração pública direta e indireta no funcionamento dos governos
Cultura
26 de dez. de 2024
RH empoderado: por que a cultura organizacional é tão importante para o crescimento das empresas?
Tecnologia
26 de dez. de 2024
4 dicas para potencializar projetos para pequenos municípios
Políticas Públicas
13 de jan. de 2025
Guia rápido do FNDE
Ética e transparência
13 de jan. de 2025
Prestação de contas na gestão pública: um guia completo
Tecnologia
13 de jan. de 2025