Aprova Digital
POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Leonaldo Paranhos e Marcio Rauber recebem título de Prefeito Inovador em evento de cidades inteligentes

POR Deyvid Alan  -   

Os municípios de Cascavel e Marechal Cândido Rondon foram destaques no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Oeste Paranaense, promovido pela pela Rede Cidade Digital (RCD).

Os avanços impulsionados pela transformação digital e o projeto de modernização dos processos relacionados à construção civil, garantiram ao prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, e ao prefeito de Marechal Cândido Rondon, Marcio Rauber, o título de “Prefeito Inovador”.

Realizado na quinta-feira (29) na Associação dos Municípios do Oeste Paranaense (AMOP), o evento reuniu 150 servidores e prefeitos de 25 cidades da região.

Com palestras durante todo o dia, os participantes também aproveitaram o evento para trocar experiências e apresentar resultados dos projetos inovadores que deram certo no município.

Os prefeitos selecionados foram premiados pela utilização da tecnologia de forma estratégica e as ações implantadas na gestão que melhoraram a qualidade dos serviços ofertados à população.

Cascavel se torna referência na emissão alvarás de construção e habite-se sem a necessidade de vistoria presencial

Reconhecido no evento com o título de Prefeito Inovador, o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, garantiu o destaque através da modernização do Instituto de Planejamento.

A cidade se destaca como um grande polo de desenvolvimento do país. A área da construção civil, por exemplo, impulsionada por uma combinação de fatores - incluindo processos digitais ágeis e inovação tecnológica - tem se mantido aquecida, atraindo investidores de todo o Brasil e gerando empregos

A oferta de trabalho na área da construção civil quase dobrou em 2021, de 433 para 800 vagas, comparado com 2017, último ano antes do atendimento físico da prefeitura migrar para o digital com a Aprova.

Através da plataforma, engenheiros, arquitetos e profissionais da construção civil podem solicitar e acompanhar online todo o processo de análise e aprovação, eliminando a necessidade de requerimentos físicos e manuais.

Para a engenheira civil, Adrielli Amanda Heydt, quando os processos eram físicos a tramitação era lenta, as correções complicadas e custosas. Com a digitalização a produtividade aumentou e permite que ela gerencie muito mais projetos e processos simultaneamente.

“A Aprova tem diversas funcionalidades que me auxiliam muito e a interface é muito intuitiva. A conversação direta com os analistas dentro do processo simplifica e facilita muito o entendimento entre os profissionais, deixando a tramitação ainda mais eficiente”, comenta.

Assista o vídeo a seguir e conheça as funcionalidades preferidas do diretor do Departamento de Engenharia e Obras de Prudentópolis:

A tecnologia também dispensa a necessidade de realizar vistorias presenciais, reduzindo o tempo necessário para emissão de habite-se. Com o uso de documentação fotográfica e termos de responsabilidade, os profissionais obtêm a liberação em poucas horas.

O prefeito Leonaldo Paranhos disse que a Aprova é essencial para facilitar a tramitação dos processos da construção civil, acelerar as construções e aumentar a arrecadação da cidade.

“A ferramenta resolveu a vida dos profissionais e ajudou a aumentar a arrecadação. Ao emitir o alvará e o habite-se a prefeitura arrecada mais rápido e investe o dinheiro em outras ações necessárias para o desenvolvimento do município”, destaca.

Desde a implantação da Aprova, mais de 21 mil processos tramitaram de forma totalmente digital, agilizando o fluxo de trabalho e reduzindo prazos. As aprovações de loteamentos que demoravam mais de dois anos, são liberadas em menos de seis meses.

Todos os meses são liberados em média 150 novos pedidos de alvarás, um volume considerado super alto comparado a cidades do mesmo porte.

“Eu gosto de buscar soluções que foram testadas e são comprovadamente eficazes. A Aprova é uma ferramenta extraordinária e de grande importância para Cascavel e todo o Brasil”, finaliza.

Sobre Leonaldo Paranhos

Nascido em 25 de maio de 1966 na cidade de Paraíso do Norte (PR), é empresário do ramo de publicidade e administrador de empresas. Chegou a Cascavel na década de 80, foi líder estudantil e vereador de 1997 a 2000. Se elegeu como vice-prefeito de 2001 a 2004. Paranhos foi eleito Deputado Estadual em 2010 com 27.263 votos e reeleito em 2014 com 69.684 votos. Em 2016 foi eleito já no primeiro turno prefeito do município de Cascavel para a gestão 2017/2020 e teve 86.099 votos, o que representa 51,17% dos eleitores. Em 2020 foi reeleito, com 71,73% dos votos.

Processos digitais eliminam filas na prefeitura de Marechal Cândido Rondon

Também foi pelo projeto de modernização com a Aprova que o prefeito de Marechal Cândido Rondon, Marcio Andrei Rauber, garantiu o reconhecimento à sua gestão e o título de Prefeito Inovador.

Mesmo já tendo sido considerado um município de excelência pelo último Índice Fiscal elaborado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), a Prefeitura de Marechal não deixou de investir em tecnologia para melhorar os serviços prestados à população.

Com a implantação da Aprova, a Secretaria de Coordenação e Planejamento transformou o trabalho manual dos servidores em processos automatizados e o requerimento feito pelo cidadão se tornou 100% digital.

Isso quer dizer que processos relativos a obras podem ser protocolados pelo cidadão 24 horas por dia, através do computador ou celular, sem a necessidade de deslocamento até a prefeitura ou impressão de projetos.

Com 285 usuários ativos na plataforma, desde a implementação da Aprova em 2022, mais de 3.050 processos já tramitaram no formato digital, o que reduziu as filas em diversos departamentos da prefeitura.

O prefeito Marcio Rauber, diz que a Aprova é essencial para os resultados obtidos pela prefeitura, inclusive na arrecadação. A celeridade na análise dos processos permite que as obras saiam mais rápido do papel e melhore a arrecadação da cidade.

“São filas nas mais diversas áreas da prefeitura que reduziram graças a esse pacote de soluções entregue pela Aprova em Marechal. São resultados excelentes que eu convido a todos que quiserem conhecer o impacto positivo desta transformação”, destaca o prefeito.

Sobre Marcio Rauber

Marcio Andrei Rauber possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Paraná e graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Exerce o magistério desde 1993. Em 2016 se candidatou ao cargo de prefeito da cidade de Marechal Cândido Rondon e venceu a eleição com 16.682 votos. Já em 2020 se reelegeu prefeito da cidade com 22.316 votos.

Tenha uma gestão inovadora e seja referência em todo o Brasil

As prefeituras e câmaras municipais clientes da Aprova se destacam nas principais pesquisas que avaliam o desenvolvimento dos municípios brasileiros e das gestões inovadoras.

Além de mais eficiência e transparência para qualquer secretaria de uma prefeitura ou câmara municipal, o atendimento digital garante economia para os cofres públicos, atrai novos investimentos para cidade e provoca um impacto positivo na geração de empregos.

Mais de 100 cidades oferecem serviços públicos digitais com a Aprova e impactam a vida de milhões de brasileiros todos os anos.

Seja você o responsável pela transformação digital da sua cidade. Digitalizar processos e fluxos do serviço público é a melhor forma de deixar um legado permanente em sua gestão.

Clique aqui para agendar uma apresentação online e começar hoje mesmo essa transformação!

Migre sua prefeitura do físico para o digital com suporte personalizado em todas as etapas.
SOLICITE UM ORÇAMENTO
Ana Karla Martins