Aprova Digital
POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Campeãs utilizam o Aprova Digital: Sorocaba e Timbó vencem prêmio principal do Band Cidades Excelentes 2022

POR Deyvid Alan  -   

Mais uma vez, cidades que utilizam o Aprova Digital são destaques em pesquisas nacionais e premiadas como as melhores cidades do Brasil.

O Prêmio Band Cidades Excelentes que incentiva e valoriza boas práticas de gestão para transformar a realidade dos municípios brasileiros, reconheceu o desempenho e ótimos resultados de Sorocaba, Cascavel, Santana de Parnaíba e Timbó - cidades que implementaram o Aprova Digital para melhorar os serviços prestados aos cidadãos.

O prêmio, uma iniciativa do Grupo Band de Comunicação, avalia os municípios com base no Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA). Todas as cidades brasileiras estão automaticamente pré-inscritas na premiação.

O instituto utiliza conceitos de Big Data e reúne informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além de projetos enviados pelas próprias prefeituras através do site oficial do prêmio.

A plataforma é estruturada com base em inteligência artificial que consolida os resultados de 62 indicadores em uma única nota final.

Os indicadores são construídos a partir de seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

Para cada pilar, os municípios são separados em cinco categorias, de acordo com o tamanho da população local.

  • Com até 30 mil habitantes
  • Entre 30 e 100 mil habitantes
  • Acima de 100 mil habitantes
  • Acima de 500 mil habitantes
  • Capitais

Nas etapas estaduais, 52 municípios foram indicados para a fase nacional, quando foram escolhidas as três melhores cidades em cada categoria.

Cidades que utilizam o Aprova se destacam na premiação

Sorocaba (São Paulo)

A cidade paulista foi bicampeã do Prêmio Band Cidades Excelentes, vencendo novamente a edição de 2022, na categoria principal - Melhor Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA) do Brasil - entre as cidades acima de 500 mil habitantes.

Ciente de que acompanhar os avanços tecnológicos é fundamental para garantir o crescimento e o desenvolvimento econômico, a Secretaria de Urbanismo e Licenciamento (Seurb) implantou o Aprova para facilitar e agilizar os processos no município, disponibilizando para os cidadãos sete serviços de forma totalmente digital.

A partir da implantação do Aprova Digital, a Seurb estima que deixará de consumir mais de 350 mil folhas de papel sulfite em apenas um ano, passando a ter cerca de 11 mil agendamentos e cinco mil novos processos por ano.

O prêmio principal do Band Cidades Excelentes foi entregue em mãos ao prefeito Rodrigo Manga pelo presidente do Instituto Aquila, Raimundo Godoy, em cerimônia realizada no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília (DF).

Mas esse não é o primeiro prêmio que Sorocaba recebe em 2022. Uma pesquisa da revista IstoÉ apontou a cidade entre as melhores do Brasil em um total de 16 subcategorias, ficando na 17ª colocação no ranking geral dos Top 50 municípios do país. 

Nos indicadores de modernização, dentro do quesito mobilidade digital, Sorocaba aparece na 13ª colocação no ranking geral e na 9ª posição entre as maiores cidades brasileiras.

Cascavel (Paraná)

Características da cidade digital

Cascavel avançou uma posição - também no prêmio principal - e agora é a segunda melhor cidade do Brasil, na categoria cidades acima de 100 mil até 500 mil habitantes.

A cidade já havia sido destaque na etapa estadual quando foi classificada como excelente  em três pilares: Saúde e Bem-Estar, Infraestrutura, Desenvolvimento Socioeconômico. Além disso, o município paranaense também chegou à final nos pilares Educação e Sustentabilidade.

Na “Capital do Oeste”, a prefeitura disponibiliza mais de 20 tipos de requerimentos de maneira inteiramente digital para os cidadãos. Os serviços digitais oferecidos pelo Aprova garantem eficiência e desenvolvimento da cidade.

Depois de implementar o sistema na prefeitura, o Município reduziu de 60 dias para 15 dias o tempo para liberação de documentos, o que provocou um efeito cascata positivo no mercado da construção civil.

Com mais obras saindo do papel rapidamente e pela agilidade em emitir alvarás e licenças digitais, o número de vagas de trabalho quase dobrou e colocou a cidade em posição de destaque com os maiores saldos de contratações no estado.

Com os investimentos em tecnologia, Cascavel também foi destaque no Ranking Connected Smart Cities 2022.

Na cerimônia do Band Cidades Excelentes, o prêmio foi recebido pelo prefeito Leonaldo Paranhos que dedicou o reconhecimento aos cascavelenses.

Santana de Parnaíba (São Paulo)

Santana de Parnaíba Prêmio Band Cidades Excelentes

Na primeira fase da 2ª edição do Prêmio Band Cidades Excelentes, Santana de Parnaíba venceu em duas categorias entre as cidades acima de 100 mil habitantes. O município foi considerado o melhor nos indicadores de Educação e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. 

Na cidade paulista, os cidadãos contam com o Aprova para os assuntos relacionados à construção civil e meio ambiente. 

O Município também tem apostado em serviços digitais para garantir maior efetividade no dia a dia da prefeitura, além de facilitar o gerenciamento do fluxo fiscal das obras na cidade, o que impacta diretamente no desenvolvimento socioeconômico.

Agora, na etapa nacional, o prefeito de Santana de Parnaíba, Marcos Tonho, garantiu o primeiro lugar geral no indicador Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, entre as cidades de até 100 mil habitantes. Ele disse nas redes sociais que o prêmio é um reconhecimento do trabalho dos servidores.

No ano passado, Parnaíba já havia conquistado o primeiro lugar na Eficiência Fiscal e Transparência.

Investindo em inovação, a cidade também foi premiada no ranking Connected Smart Cities 2022, conquistando a 22ª posição geral. Nessa importante premiação, se destacou em Tecnologia e Inovação ocupando a 11ª posição, e garantiu a 5ª colocação em Governança.

Timbó (Santa Catarina)

Timbó Prêmio Band Cidades Excelentes

Com pouco mais de 44 mil habitantes, segundo o IBGE, Timbó é um exemplo de cidade de pequeno porte que investe na transformação digital, alavancando a economia e reduzindo o impacto ambiental.

O município, que faz parte do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí - CIMVI, opera licenciamentos ambientais de forma ágil e eficiente também por meio da plataforma do Aprova.

No Prêmio Band Cidades Excelentes de 2022, Timbó foi bicampeã, garantindo por dois anos consecutivos o primeiro lugar entre as cidades com 30 a 100 mil habitantes.

Além do prêmio principal, o Município também ficou em primeiro lugar no indicador Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, além de obter nota acima de 80% em quatro dos seis indicadores.

O prefeito Jorge Kruguer esteve na cerimônia de entrega da premiação. Pelas redes sociais, ele se disse orgulhoso da equipe tão comprometida com a cidade.

Coloque a sua cidade na vitrine das mais excelentes do Brasil

Clientes do Aprova Digital costumam se destacar nas principais pesquisas que avaliam o desenvolvimento dos municípios brasileiros e gestões inovadoras. Prova disso é a transformação digital vivida pelas prefeituras premiadas, que substituíram processos manuais e presenciais por serviços modernos para a população.

Atualmente 75 cidades oferecem serviços públicos digitais e impactam a vida de mais de 21 milhões de brasileiros todos os anos, gerando economia e mais eficiência para o governo.

Seja você o responsável pela transformação digital da sua cidade. Digitalizar processos e fluxos do serviço público é a melhor forma de deixar um legado permanente em sua gestão.

Quer ser uma cidade competitiva e estar na vitrine das mais excelentes do Brasil? Clique aqui para tirar todas as suas dúvidas e agendar um demonstrativo!

Migre sua prefeitura do físico para o digital com suporte personalizado em todas as etapas.
SOLICITE UM ORÇAMENTO
Ana Karla Martins