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POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Conheça 4 cidades que se destacam na geração de empregos com o uso de tecnologia

POR Deyvid Alan  -   

O trabalho é uma das principais formas de distribuição de renda em uma sociedade. Quando há mais oportunidades de trabalho, mais pessoas têm acesso a uma fonte de renda, o que aumenta seu poder de compra e melhora sua qualidade de vida.

Gerar empregos é fundamental para a economia de um país, pois estimula os gastos locais, atrai novos negócios, eleva o valor das propriedades, e claro, impacta diretamente na arrecadação

Um município com forte mercado de trabalho é atrativo para novos negócios e empreendedores, o que leva ao aumento da atividade econômica e geração de receita através de novos clientes, fornecedores e investidores. Um ciclo constante de novos empregos.

Tecnologia no setor público: A grande aliada na geração de empregos

A tecnologia desempenha um papel importante de forma direta e indireta na geração de empregos.

Com o avanço das tecnologias, novos setores e oportunidades são criadas no mercado de trabalho, aumentando a demanda por programadores, desenvolvedores e outros profissionais da área.

De forma indireta, a tecnologia ajuda a criar vagas em todos os setores da economia, à medida que facilita os processos e serviços públicos que impactam diretamente nesses resultados.

A transformação digital no setor público, como a automação de processos para emitir um alvará de construção ou para abrir empresas, são exemplos de serviços que impactam diretamente no desenvolvimento econômico e na geração de empregos.

Quando o município oferece serviços eficientes e processos ágeis, as construtoras podem tirar os projetos mais rápido do papel e novos empreendedores são motivados a investir na cidade.

O impacto é imediato: gera mais empregos, aumenta a base tributária, a arrecadação de receitas e estimula a circulação de riquezas na cidade.

Empresas e indústrias também são atraídas para áreas com processos de licenciamento simplificados e eficientes. 

Se uma empresa precisa de uma licença para abrir um novo local, um sistema eficiente garante que o documento seja emitido rapidamente, permitindo que a empresa comece contratar novos colaboradores mais cedo do que se o processo de licença fosse lento e complicado.

Veja como a Aprova tem impulsionado a geração de empregos em mais de 80 cidades do Brasil:

1 - Análise de viabilidade automática para abrir empresa em Itajaí

Processos digitais em Itajaí aceleram a geração de empregos

Em Itajaí, Santa Catarina, a solução da Aprova para abertura de empresas e construções na cidade, ajudou a injetar R$ 3,4 bilhões na economia local. Quase o dobro de 2019, último ano antes da digitalização dos alvarás.

Na cidade catarinense que possui o segundo maior PIB do Estado, hoje os empreendedores conseguem abrir empresas em um dia, o que antes demorava dois meses para ingressarem com um pedido na Junta Comercial.

A Aprova realizou a integração com a Junta Comercial, Sistema Tributário e automatizou a análise de viabilidade. Sete etapas que eram realizadas de forma manual foram substituídas por uma análise automática, sem a necessidade de intervenção humana.

De lá pra cá, a análise de viabilidade para a abertura de novos empreendimentos passou de 60 dias para até 24 horas, avanço que facilitou a criação de novas empresas e empregos.

Atualmente, Itajaí possui 57.426 empresas ativas, sendo que 14.017 foram constituídas após a implementação da suíte de soluções. Segundo os dados da Junta Comercial do Estado (Jucesc), apenas nos quatro primeiros meses deste ano, 3.205 empreendedores investiram em negócios na cidade catarinense.

Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregos (Caged) do Ministério do Trabalho, Itajaí gerou 35,5 vagas por mil habitantes em 2022. sendo o quarto município que mais cria empregos em todo o Brasil, proporcionalmente ao número de habitantes.

A prefeitura também digitalizou os serviços relacionados ao planejamento urbano, como aprovação de projetos, habite-se, licença ambiental entre outros, reduzindo pela metade o tempo de espera para a emissão de alvarás de construção.

Das 1.293 contratações feitas em Itajaí em 2023, quase 3% foram para o mercado da construção civil. Comércio e serviços somam 775 novos postos de trabalho.

2 - Vistoria de obras sem visita in loco em Cascavel

A geração de empregos em um município gera um efeito cascata para o desenvolvimento econômico da cidade. Quando há mais oportunidades de emprego em um município, aumenta também a demanda por moradias.

Com novas pessoas interessadas em trabalhar e residir no município, a procura por imóveis gera maior valorização das propriedades e consequentemente aquece o mercado da construção civil.

Em Cascavel, Paraná, a prefeitura também investiu na tecnologia para facilitar a vida das pessoas que querem construir, eliminando os processos complexos para conseguir um alvará de construção.

Depois de implementar a solução da Aprova na prefeitura, o Município reduziu de 60 dias para 15 dias o tempo para liberação de documentos, o que provocou um efeito cascata positivo no mercado da construção civil.

Desde 2018, Cascavel conta com a tecnologia e através de plataforma online, profissionais da construção civil conseguem solicitar e acompanhar todo o processo de aprovação de projetos e emissão de alvarás, de forma mais ágil.

Antes, engenheiros e arquitetos da cidade levavam meses para ter acesso aos documentos e liberação, o que hoje conseguem de forma 100% digital e sem perder tempo.

Cascavel aumenta a geração de empregos com tecnologia

A tecnologia utilizada na cidade paranaense também permite a realização da vistoria das obras sem a necessidade de visita in loco, através do Habite-se online.

Com a documentação fotográfica e o termo de responsabilidade do profissional, é possível ter a liberação em poucos minutos.

Com mais obras saindo do papel rapidamente e pela agilidade em emitir alvarás e licenças digitais, o número de vagas de trabalho quase dobrou e colocou a cidade em posição de destaque com os maiores saldos de contratações no estado.

A cidade também garantiu o reconhecimento no ranking do Centro de Liderança Pública e se tornou referência na redução do déficit habitacional.

3 - Análises padronizadas em São Paulo

De acordo com pesquisa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o setor da construção civil registrou mais de 430 mil novas vagas com carteira assinada entre março de 2020 a maio de 2022.

São Paulo foi o estado que mais gerou trabalhos em 2022. A construção civil foi responsável por 49,78% dos novos empregos no setor.

A quantidade de novas obras e projetos registraram um crescimento de 3% no primeiro semestre de 2022, comparando com o mesmo período do ano anterior.

Neste mesmo tempo, foram criadas 155.507 mil vagas, um incremento de 6,74%. Apenas no mês de julho do ano passado foram 32 mil novos empregos na construção civil. A previsão para 2023 é de um crescimento de 2,5%.

Para impulsionar a geração de empregos, a capital paulista passou a utilizar a mesma tecnologia implantada nas cidades catarinenses para acelerar a tramitação de projetos da construção civil.

Mesmo com outros sistemas implantados, a aprovação de um projeto em São Paulo demorava um ano ou mais para acontecer, atrasando atividades importantes como a construção de moradias populares.

A Aprova foi a única ferramenta capaz de unificar o atendimento e integrar os sistemas que a prefeitura utilizava, e se tornou porta de entrada dos processos eletrônicos da Secretaria de Urbanismo e Licenciamento.

Atualmente, São Paulo conta com 32 subprefeituras integradas, 900 servidores trabalhando online e simultaneamente na análise de mais de dois mil processos diariamente.

Além de integrar e automatizar diversas etapas do processo, a tecnologia também padronizou a leitura das leis e das análises nas cidades da Grande São Paulo. 

Os projetos de obras que demoravam um ano ou mais para serem aprovados, agora são atendidos em pouco mais de dois meses, uma redução de quase 80% no prazo de atendimento ao cidadão.

4 - Alvará de construção em 5 minutos em Florianópolis

Florianópolis é exemplo de cidade inteligente

A segurança e facilidade para construir, também atrai investidores e gera empregos em Florianópolis. De janeiro a abril deste ano o número de vagas no setor da construção civil cresceu 6,60% segundo o Caged, com 522 novas contratações.

A capital catarinense implantou o alvará instantâneo da Aprova para acelerar as obras na cidade e impulsionar a criação de novos postos de trabalho. A tecnologia automatiza várias etapas do processo - em alguns casos todas elas - e permite que o alvará de construção seja emitido instantaneamente

Hoje, entre as capitais brasileiras, Florianópolis detém o recorde de alvará de construção mais rápido do Brasil, emitido em apenas 5 minutos, sendo considerado também o mais completo processo de licenciamento declaratório.

Com a solução, as análises complexas, cálculos e outras atividades manuais são automatizadas. O sistema também executa sozinho a análise da viabilidade legal e complementar, além do estudo prévio.

A emissão só acontece de forma tão rápida porque a tecnologia é capaz de verificar a compatibilidade da volumetria dos parâmetros urbanísticos, além de analisar e calcular automaticamente, itens como coeficiente de aproveitamento, altura máxima, afastamentos, taxa de permeabilidade e de ocupação e parâmetros de acessibilidade.

Os recursos da Aprova garantiram ainda a segurança que Florianópolis buscava para resolver o problema das construções irregulares.

Depois da implantação do sistema, a prefeitura conseguiu retirar os servidores das atividades manuais de análise e direcioná-los para atividades mais estratégicas, como a fiscalização de obras.

Isso só foi possível porque a inteligência do sistema faz a pré-análise das informações cadastradas e garante que, durante o preenchimento dos campos, as determinações do plano diretor sejam cumpridas pelo solicitante.

Em menos de um ano com tecnologia, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano identificou diversos processos que apresentaram projetos irregulares ou fraudulentos. Quase 150 obras foram demolidas porque não estavam de acordo com a legislação municipal.

Uma gestão eficiente tem estratégias inovadoras

Modernizar os serviços públicos é uma das melhores alternativas para impulsionar a geração de empregos nos municípios.

A Aprova é a ferramenta oficial em mais de 80 cidades do país e tem sido a solução ideal para garantir a eficiência dos serviços prestados à população e movimentar a economia.

Gerar empregos é apenas mais um entre tantos desafios de uma gestão. Contar com o apoio de especialistas e com uma tecnologia que impacta milhões de brasileiros todos os anos é fundamental.

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Ana Karla Martins