Aprova Digital
POLÍTICA DE PRIVACIDADE

A importância do planejamento na gestão pública municipal para o desenvolvimento das cidades

POR Deyvid Alan  -   

A importância do planejamento na gestão pública municipal é um tema crucial para o desenvolvimento das cidades e a qualidade de vida dos cidadãos.

Quando um município tem um planejamento bem estruturado, com objetivos claros e metas bem definidas, é possível gerir os recursos públicos de forma mais eficiente, melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população e garantir o crescimento sustentável da cidade.

O grande desafio da gestão pública é transformar as estruturas administrativo-burocráticas em estruturas mais flexíveis que geram os resultados positivos que são esperados pela sociedade.

Para isso, é necessário que os gestores estejam capacitados, adotem padrões e instrumentos de gestão mais desenvolvidos, utilizem recursos tecnológicos para modernizar a gestão e entendam a importância do planejamento na gestão pública municipal.

O planejamento é o ponto de partida da eficiência e eficácia da máquina pública, visto que ele ditará os rumos da gestão e se refletirá  na qualidade do serviço prestado à população.

Porém, algumas vezes, a importância do planejamento na gestão pública municipal passa despercebida, o que pode resultar em problemas graves.

Sem um planejamento adequado, a gestão pode acabar desperdiçando recursos públicos em projetos que não apresentam os resultados esperados, e ainda, colocar em xeque a credibilidade e transparência da administração.

Estudos que avaliam o impacto do planejamento estratégico nos municípios brasileiros revelam que as cidades que possuem planejamento estratégico têm um aumento de receita e maior redução de gastos do que aqueles que não possuem essa estratégia.

Municípios que possuem uma secretaria ou departamento específico para cuidar do planejamento estratégico têm resultados melhores do que aqueles que não possuem essa estrutura.

São cidades que apresentam uma maior capacidade de investimento e conseguem prestar serviços públicos de melhor qualidade para a população.

Os resultados reforçam a importância do planejamento na gestão pública municipal como um fator importante para o sucesso de uma gestão.

3 motivos para priorizar o planejamento na gestão pública municipal

A importância do planejamento na gestão pública municipal deve ser uma das prioridades na agenda de um gestor, pois o planejamento é que orienta a tomada de decisões.

Ter um planejamento é essencial para a elaboração e implementação efetiva de políticas públicas, aumenta a governabilidade e a perícia dos gestores públicos na identificação de problemas, análise estratégica e formulação de cenários resolutivos.

Isso significa que eles têm uma direção clara a seguir e uma compreensão melhor dos resultados esperados, pois conseguem analisar o plano estratégico e identificar as áreas que precisam de atenção imediata e as que podem ser adiadas.

Mas existem outros três fatores essenciais que evidenciam a importância do planejamento na gestão pública municipal: a transparência, a eficiência e o desempenho.

1. Gera transparência

A transparência é fundamental para a gestão pública, e um planejamento estratégico bem definido pode fornecer transparência em relação aos objetivos e prioridades da administração.

Isso ajuda a aumentar a confiança dos cidadãos, pois eles passam a entender melhor como o dinheiro dos impostos está sendo utilizado, evitando críticas, conflitos e o desgaste da imagem do gestor.

O Plano Plurianual (PPA) é um exemplo da importância do planejamento na gestão pública municipal. O PPA é um instrumento de planejamento de médio prazo que estabelece as diretrizes, objetivos e metas da administração pública para um período de quatro anos.

Através desse planejamento a sociedade consegue acompanhar e fiscalizar o cumprimento das metas estabelecidas, bem como as ações e os projetos que serão desenvolvidos pelo governo municipal.

O planejamento na gestão pública municipal também gera transparência por meio do Orçamento Participativo, que é um processo democrático de planejamento e gestão pública que envolve a participação da sociedade na definição das prioridades e na alocação dos recursos públicos.

Essa ferramenta permite que a população participe diretamente das decisões do governo, o que garante maior transparência e legitimidade ao processo de gestão pública municipal.

Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) apontou que a implementação do Orçamento Participativo em municípios brasileiros tem gerado resultados positivos em relação à transparência pública.

Segundo o estudo, a participação da sociedade no processo de planejamento e gestão pública aumenta a transparência, a accountability e a legitimidade das ações do governo municipal.

Outro exemplo da importância do planejamento na gestão pública municipal para gerar transparência é pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

A LRF exige que os governos municipais elaborem e publiquem o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), garantindo maior transparência na gestão dos recursos públicos.

Entenda o que é uma lei orçamentária anual, como o seu funcionamento se estende aos regimentos dos municípios e as diferenças entre PPA e LDO.
Clique e saiba mais

Em 2019, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCU-PR) apontou que a elaboração e publicação dos instrumentos de planejamento previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal contribuem para a transparência na gestão pública municipal.

De acordo com o relatório do Tribunal de Contas, a transparência é fundamental para a construção de uma gestão pública eficiente e eficaz, pois permite que a sociedade acompanhe e fiscalize as ações do governo municipal.

2. Aumenta a eficiência

A eficiência é fundamental na gestão pública e priorizar o planejamento na gestão pública municipal é imprescindível para melhorá-la.

Ao identificar e eliminar processos ineficientes e otimizar os processos existentes, os gestores públicos podem alcançar os objetivos definidos de forma mais rápida e com menos recursos.

Entender a importância do planejamento na gestão pública municipal permite aumentar a eficiência da administração. É esse planejamento que garantirá que os recursos sejam alocados de forma estratégica e que as ações e projetos sejam planejados de forma mais efetiva.

Isso pode gerar economia de recursos, evitando gastos desnecessários e garantindo uma utilização mais eficiente dos recursos disponíveis.

Um estudo publicado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que a implementação de planos diretores participativos pode melhorar a eficiência da gestão pública municipal na medida em que permite a articulação das políticas públicas e a integração das ações dos diversos setores da administração pública.

Isso porque o planejamento integrado permite uma visão holística das demandas da população, evitando ações isoladas e priorizando ações estratégicas e coordenadas, de forma a maximizar os resultados com os recursos disponíveis.

O bom planejamento garante que as diversas áreas da gestão pública estejam alinhadas em relação aos objetivos e metas. Isso evita a duplicação de esforços fazendo com que as ações sejam complementares e sinérgicas.

O planejamento na gestão pública e a automação de processos com softwares e sistemas integrados, ajuda a agilizar a gestão fiscal e tributária das cidades, impactando diretamente no Índice de Participação dos Municípios (IPM).

Saiba mais sobre os 5 principais impactos do IPM no desenvolvimento dos municípios.

3. Facilita a avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho é fundamental na gestão pública e o planejamento pode ser usado como base para essa avaliação.

Com a definição de indicadores de desempenho é possível medir o progresso, verificar se os objetivos estão sendo alcançados e fazer as correções necessárias para garantir que a gestão pública esteja no caminho certo.

Imagine que uma prefeitura tenha como objetivo reduzir o número de acidentes de trânsito na cidade. Ou então, na construção civil, por exemplo, que a meta de um gestor seja tornar os processos mais eficientes na análise e aprovação de projetos.

É com planejamento que a gestão irá definir as metas e estratégias para atender tais objetivos. A avaliação de desempenho irá medir se essa meta foi alcançada ou não, e, caso necessário, ajustar as ações implementadas para que o objetivo seja alcançado.

A avaliação de desempenho é uma ferramenta importante para a gestão pública, pois permite que os gestores públicos identifiquem os pontos fortes e fracos em sua administração.

Quando os gestores públicos utilizam a avaliação de desempenho como base para suas decisões, demonstram uma postura mais proativa e responsável em relação à gestão pública, melhorando sua imagem perante a sociedade.

É possível potencializar os resultados e cumprir as metas do planejamento da gestão?

Sim. Com uma série de estratégias e ações é possível potencializar os resultados dos planos de uma gestão e cumprir as metas estabelecidas.

As estratégias listadas a seguir são fundamentais para garantir o sucesso do planejamento realizado.

Comunicação clara e efetiva

É importante que as informações sobre o plano sejam compartilhadas de forma clara e transparente com todos os envolvidos, incluindo a população, os funcionários públicos e os gestores. A comunicação precisa ser clara e efetiva pois ajuda a manter todos informados sobre as metas e objetivos do plano e a obter o apoio necessário para sua implementação.

Engajamento da comunidade

É importante que a população esteja envolvida no processo de planejamento desde o início, para que possa contribuir com ideias e sugestões e se sinta parte do processo. Dessa forma é mais provável que o plano atenda às necessidades e demandas da população e que haja um maior engajamento da comunidade.

Monitoramento e avaliação contínuos

É importante que o plano seja monitorado de forma regular para verificar se as metas e objetivos estão sendo alcançados e se há a necessidade de fazer ajustes. É uma estratégia para garantir que o plano esteja em constante evolução e adaptação às mudanças que ocorrem ao longo do tempo.

Parcerias e colaboração

A colaboração e parceria entre os setores público e privado podem ajudar a potencializar os resultados do plano. O setor público tem obtido muitos benefícios e excelentes resultados com parcerias e também com a contratação de serviços do setor privado, até mesmo com a redução de custos. É outra estratégia para ampliar o impacto do plano e garantir sua sustentabilidade.

Capacitação e treinamento

A capacitação e o treinamento dos funcionários públicos são fundamentais para o sucesso do plano. É importante que os servidores tenham as habilidades e conhecimentos necessários para implementar, de forma efetiva e eficiente, tudo o que foi planejado. Investir na capacitação dos profissionais também é uma estratégia eficaz para garantir o sucesso do plano.

Implementação de recursos tecnológicos 

A transformação digital e a inserção da tecnologia no planejamento da gestão pública municipal é uma estratégia fundamental para potencializar resultados e melhorar a eficiência do plano. A tecnologia pode ser aplicada em diversas áreas, desde a modernização de processos administrativos até o desenvolvimento de soluções inovadoras para problemas urbanos.

A adoção de uma plataforma digital, por exemplo, facilita a comunicação entre a gestão pública e a população, permitindo uma maior participação e transparência nos processos decisórios. A utilização dessas soluções otimizam o uso de recursos públicos além de tornar mais eficientes os serviços à comunidade.

Principais metas das gestões municipais e resultados de um bom planejamento

É evidente a importância do planejamento na gestão pública municipal. No decorrer do texto, mostramos os principais motivos para priorizar o planejamento e também as estratégias para cumprir as metas definidas.

Apesar das metas do plano de governo dos municípios variarem de acordo com as necessidades e desafios específicos de cada região, as estratégias que você acompanhou aqui são muito eficazes em todas as cidades, independente do número de habitantes.

Algumas metas são comuns na maioria das cidades, e com o planejamento adequado, é possível cumpri-las conforme o que foi pensado pela gestão. Veja algumas delas:

Melhorar da qualidade de vida da população

Esse é um objetivo muito comum a todos os planos de governos municipais. A meta dos gestores inclui a oferta de serviços públicos de qualidade, a melhoria do transporte, nos serviços da saúde e educação, a redução da violência e o estímulo à cultura e ao lazer.

O município mineiro, Patos de Minas, conseguiu zerar, com muita agilidade, a fila da vacinação contra a Covid-19 e promover a melhora da qualidade de vida da população. A “Xepa da Vacina” foi organizada de forma online pela plataforma da Aprova. A fila online dos cadastrados era atualizada diariamente todos os dias e disponibilizada no site da prefeitura para que a população pudesse acompanhar e se programar.

Modernizar a infraestrutura urbana

Melhorar a infraestrutura urbana é outra meta comum aos planos de governo municipais, que buscam estratégias para modernizar serviços básicos, como água, esgoto, iluminação pública, pavimentação, entre outros.

Em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, o plano da gestão foi substituir mais de 10.000 pontos de iluminação na cidade por lâmpadas LED, que oferecem maior eficiência energética e durabilidade em relação às lâmpadas convencionais.

O projeto de modernização da iluminação pública resultou em uma economia mensal de cerca de R$ 300 mil em consumo de energia elétrica. Outro plano do município foi a construção de ciclovias e a pavimentação de ruas e avenidas, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana na cidade.

Alavancar a economia e gerar empregos

O desenvolvimento econômico e a geração de empregos são metas importantes para os municípios. Para cumpri-la, o planejamento dos gestores públicos prevê estimular o empreendedorismo, fortalecer a construção civil, atrair novos investimentos, entre outras ações.

O planejamento adequado feito em Cascavel, no Paraná, e também no município de Itajaí, em Santa Catarina, permitiu às duas cidades obterem os resultados esperados seguindo o planejado.

Em Cascavel, depois de implementar o sistema digital para a tramitação de processos na Secretaria de Obras, o Município reduziu de 60 dias para 15 dias o tempo para liberação de documentos, o que provocou um efeito cascata positivo no mercado da construção civil.

Com mais obras saindo do papel rapidamente e pela agilidade em emitir alvarás e licenças digitais, o número de vagas de trabalho quase dobrou e colocou a cidade em posição de destaque com os maiores saldos de contratações no estado, além de reduzir o déficit habitacional.

Já em Itajaí, com o uso da tecnologia a partir de 2020, foram construídos 1.400.000 metros quadrados de obras, o que injetou R$ 3,4 bilhões na economia local. Quase o dobro de 2019, último ano antes da digitalização dos alvarás.

Ainda na cidade catarinense que possui o segundo maior PIB do Estado, hoje a emissão do alvará de funcionamento de uma empresa acontece em 1 dia, inclusive para empresas de médio e alto risco. Antes os empreendedores demoravam dois meses para ingressarem com um pedido na Junta Comercial.

Promover a sustentabilidade ambiental

Os municípios têm um papel fundamental na promoção da sustentabilidade ambiental, seja por meio de ações de preservação da natureza. Essa é outra meta muito comum no planejamento das gestões municipais.

Seja com o manejo de áreas verdes e a recuperação de nascentes ou por meio da adoção de práticas sustentáveis na gestão pública e na vida cotidiana da população, trata-se de uma pauta muito importante que vem ganhando cada vez mais espaço entre os gestores.

Em Sorocaba, por exemplo, a tecnologia implantada na Prefeitura, vai ajudar a Secretaria de Urbanismo e Licenciamento a deixar de consumir mais de 350 mil folhas de papel sulfite por ano. Isso porque os 5 mil processos protocolados anualmente serão 100% digitais.  

Mais de 75 prefeituras do Brasil já aderiram ao projeto da Aprova Digital e juntas economizaram mais de 257 mil toneladas de papel em cinco anos.

Já em Valparaíso de Goiás, o plano da gestão foi investir em projetos de recuperação de áreas degradadas e na preservação de nascentes, como o projeto de revitalização da Bacia do Rio Descoberto, que tem como objetivo garantir a qualidade da água e a proteção das áreas de preservação ambiental.

Além disso, Valparaíso de Goiás também tem adotado práticas sustentáveis, como a implementação de políticas de mobilidade urbana e o incentivo ao uso de bicicletas como meio de transporte.

Construção do futuro com o protagonismo no presente

O gestor público que deixa um legado positivo é aquele que compreende a importância de agir no presente, com foco no futuro que quer construir.

São gestores que inovam e sabem como a tecnologia potencializa os resultados da administração pública municipal e impacta positivamente na rotina dos servidores e na qualidade de vida da população.

Atualmente mais de 80 cidades oferecem serviços públicos digitais e impactam a vida de milhões de brasileiros todos os anos, gerando economia e eficiência para governos.

Clique aqui e saiba como garantir um legado positivo com uma gestão inovadora.

Migre sua prefeitura do físico para o digital com suporte personalizado em todas as etapas.
SOLICITE UM ORÇAMENTO
Ana Karla Martins