Aprova Digital
POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Você já ouviu falar em citytech? Veja 7 motivos para priorizar este tema na gestão pública municipal

POR Deyvid Alan  -   

Citytech é um termo que vem ganhando destaque no cenário atual, especialmente na área de gestão pública. Mas você sabe o que significa citytech e como ele pode contribuir para o desenvolvimento das cidades?

Este artigo está dividido em quatro sessões onde você irá encontrar:

  • O conceito de citytech
  • A importância de sua aplicação na gestão pública
  • Motivos para priorizar o conceito na agenda pública
  • Resultados práticos da aplicação do citytech

O que é citytech?

Citytech é a junção das palavras “city” (cidade) e “tech” (tecnologia) em inglês. Se refere à aplicação de tecnologia para resolver problemas urbanos e criar cidades mais inteligentes e sustentáveis com base em um planejamento estratégico.

O termo pode ser entendido como “tecnologia para cidades”, ou seja, o uso de soluções tecnológicas para melhorar a qualidade de vida, a eficiência dos serviços, a sustentabilidade ambiental e a competitividade econômica das cidades.

O conceito de citytech está relacionado às chamadas “smart cities” ou cidades inteligentes, que são aquelas que utilizam a tecnologia para otimizar o uso dos recursos, reduzir os impactos negativos, aumentar a gestão colaborativa e promover a inovação.

Qual a importância do citytech na gestão pública?

Priorizar a aplicação do conceito de citytech no planejamento da gestão pública é essencial por diversos motivos.

Implementar as tecnologias para cidades permite otimizar os processos internos, oferecer serviços de qualidade, impulsionar a inovação, promover a sustentabilidade e fortalecer a reputação da cidade como um polo moderno e atrativo.

Como resultado desse investimento, o gestor público fortalece sua imagem como um líder inovador, comprometido com o avanço tecnológico, o bem-estar da comunidade, o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade.

A implementação de soluções tecnológicas em centros urbanos têm demonstrado melhoria significativa no cotidiano das pessoas. Assista o vídeo a seguir e saiba como potencializar a transformação digital para construir verdadeiras cidades inteligentes.

Veja 7 motivos para priorizar o citytech na agenda pública

Aqui estão algumas razões para considerar essa prioridade:

1. Eficiência na gestão

Ao adotar soluções tecnológicas nas prefeituras, o gestor público consegue otimizar processos internos, reduzir o excesso de burocracia e tornar as atividades mais eficientes.

Com o uso de ferramentas digitais, é possível automatizar tarefas, agilizar o fluxo de informações, reduzir erros e retrabalhos, o que resulta em uma gestão mais ágil e eficiente dos recursos públicos.

2. Qualidade dos serviços públicos

Aplicar o conceito de citytech permite elevar a qualidade dos serviços prestados fortalecendo a confiança e satisfação dos cidadãos.

Através de um sistema para prefeituras, por exemplo, é possível melhorar o atendimento, facilitar o acesso às informações, reduzir o tempo de espera e proporcionar uma experiência mais satisfatória para os usuários.

3. Eficiência operacional

A automação de processos e fluxos nas prefeituras, agilizando tarefas burocráticas e reduzindo a necessidade de trabalho manual. Esse é outro benefício em aplicar o conceito de citytech na gestão pública.

Os resultados são imediatos: maior eficiência operacional, ganho de produtividade, redução de erros, diminuição da sobrecarga de trabalho e atuação estratégica dos servidores públicos.

Assista à reportagem e veja como a tecnologia garantiu eficiência e excelentes resultados nas prefeituras de Bauru e Lençóis Paulista.

4. Otimização dos recursos

A aplicação do citytech nas prefeituras também permite uma melhor gestão dos recursos públicos, otimizando gastos e evitando desperdícios.

Com soluções tecnológicas, é possível realizar um acompanhamento mais preciso dos orçamentos, controlar despesas e melhorar a eficiência na alocação dos recursos.

5. Incentivo ao empreendedorismo local

Aplicar o conceito de citytech na gestão pública também impulsiona o empreendedorismo local. Ao investir em soluções tecnológicas, a cidade cria um ambiente propício para o surgimento de novas empresas.

Facilitar a vida do empreendedor com tecnologia para acelerar os processos de abertura de empresas, por exemplo, estimula a geração de empregos, fomenta a economia local e impulsiona o desenvolvimento de setores estratégicos.

6. Estímulo à inovação e sustentabilidade

A aplicação do conceito de citytech estimula a inovação na gestão pública, impulsionando a busca por soluções criativas para os desafios urbanos como a redução do impacto ambiental.

Os processos digitais, por exemplo, eliminam o consumo de papel nas prefeituras e ajudam a promover a sustentabilidade. Com a adoção de tecnologias inovadoras nos diversos setores públicos, é possível melhorar a qualidade de vida nas cidades. 

7. Fortalecimento da imagem da cidade e do gestor

Ao priorizar a aplicação do conceito de citytech, o gestor fortalece a imagem da cidade como um polo de inovação, modernidade e qualidade de vida. Isso atrai investimentos e potencializa um ambiente propício para o crescimento econômico. 

Através da inovação o gestor público consegue estabelecer uma imagem de comprometimento e deixar um legado de transformação que será evidenciado por todos.

O conceito de citytech aplicado na prática

No Brasil, diversas cidades já estão aplicando o conceito de citytech visando modernizar e aprimorar a gestão pública para melhorar a qualidade de vida da população.

Implementar tecnologias na gestão pública e a automatizar os processos com softwares e sistemas integrados, ajuda a agilizar a gestão fiscal e tributária das cidades, impactando diretamente no Índice de Participação dos Municípios (IPM).
Saiba mais sobre os 5 principais impactos do IPM no desenvolvimento dos municípios.

O uso das tecnologias entrega melhores resultados em qualquer área do setor público.

Seja na prefeitura ou até mesmo na câmara de vereadores de uma cidade, tudo pode ser melhorado com a tecnologia. Empresas, Meio Ambiente, Obras, Vigilância Sanitária, Trânsito, Saúde e qualquer outro departamento.

Conheça alguns resultados práticos da aplicação do citytech.

Procon

A implementação de processos digitais no Procon de Chapecó se enquadra perfeitamente no conceito de citytech.

Ao adotar soluções tecnológicas para gerenciar reclamações e atendimentos, o Procon de Chapecó modernizou seus processos, tornando-os mais eficientes e acessíveis.

Com a utilização da Aprova, os consumidores podem registrar suas reclamações online, acompanhar o andamento dos processos e obter respostas de forma mais rápida. Com o atendimento digital o consumidor é atendido em 30 minutos em média. Já no balcão ele poderia demorar até 3 horas para ser atendido.

Segundo o coordenador executivo do Procon de Chapecó, Gustavo André Vendramin, a modernização trouxe agilidade e economia para o Município.

“A comodidade de resolver tudo pelo digital facilita para que empresas de outros estados, por exemplo, consigam acompanhar e ter acesso ao processo de forma muito rápida, o que antes não era possível com os processos físicos”, comenta.

Esse é um dos resultados da aplicação do conceito de citytech. O formato digital reduz os custos do envio de intimações, materiais de escritório e uso de papel nos processos.

O armazenamento na nuvem - tendência tecnológica indispensável - também elimina a necessidade de espaços físicos para estocar a papelada, além de evitar o extravio de documentos e informações.

Desde a implantação da Aprova foram tramitados mais de 7 mil processos de forma online. Desse total, cerca de 40% são reclamações de consumidores registradas contra empresas.

Meio Ambiente

A digitalização dos serviços da Secretaria de Meio Ambiente de Florianópolis é outro exemplo relevante de aplicação do conceito citytech.

Com a implantação da Aprova, a secretaria modernizou seus processos para tornar os serviços ambientais mais acessíveis e eficientes. Os resultados foram imediatos.

A certidão de conformidade ambiental, que levava um mês para ser emitida para o empreendedor, e a autorização para poda de árvores, que o morador não conseguia antes de quatro meses de espera, agora serão emitidas em 24 horas. 

Também se tornou possível a emissão instantânea da declaração de atividade não constante, documento que o requerente só conseguia obter com cerca de 15 dias de espera.

Já em Goiatuba, cidade de Goiás com 34 mil habitantes, os processos físicos também atrasavam o desenvolvimento do município. Um empresário precisava esperar três meses para conseguir uma licença ambiental.

Através dos processos digitais e adequação de fluxos realizados pela Aprova, em menos de três dias o empresário consegue obter o documento, de forma prática e 100% digital.

Saúde

O Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) de Patos de Minas se tornou referência ao se tornar o primeiro centro 100% digital do estado.

Essa modernização com a adoção de fluxos digitais alinha-se perfeitamente ao conceito de citytech, que busca a aplicação de tecnologia para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

A digitalização dos fluxos no CRIE agiliza o acesso aos imunobiológicos, uma vez que os processos burocráticos são simplificados e otimizados. 

O serviço, que era intermediado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, agora é gerenciado pelo Município, dando fim ao deslocamento de 400 quilômetros enfrentado por pacientes para se vacinar em Belo Horizonte ou Uberlândia.

O envio de documentos, requisições e exames comprobatórios de pacientes ao Estado é realizado pelo sistema. As solicitações são avaliadas e liberadas pela Aprova, em muitos casos, no mesmo dia ou até 48 horas.

Com isso, os 740 mil moradores de 33 cidades da macrorregião de Patos de Minas podem contar com mais agilidade para obter as vacinas especiais que antes demoravam cerca de 30 dias para serem autorizadas. 

A segurança é outro resultado obtido com a modernização. Agora é possível ter um controle mais preciso do estoque, evitar desperdícios e garantir a rastreabilidade dos medicamentos, desde o armazenamento até a aplicação nos pacientes.

Empresas

A facilidade para abrir empresas em Itajaí é outro resultado prático da aplicação do conceito de citytech.

Com integrações e automações realizadas pela Aprova, toda a tramitação será feita de forma online e a análise de viabilidade realizada automaticamente, sem a necessidade de intervenção humana.

O secretário de Tecnologia, Murilo Sodré, diz que a resposta do pedido à Junta Comercial acontece, na maioria dos casos, instantaneamente, o que facilita a abertura de empresas de baixo, médio e alto risco. Ele diz que é um avanço que impactou o desenvolvimento da cidade.

“Essa integração é fundamental e impacta diretamente no setor produtivo do município que move a nossa economia e na geração de empregos. É algo que reflete na vida do cidadão que utiliza o comércio local e dos empreendedores que querem investir”, explica Murilo.

Em casos complexos, o processo completo para a abertura de novos empreendimentos - desde a análise de viabilidade na Junta Comercial, análise do Sistema de Registro Integrado (Regin) até a emissão do alvará - passou de 60 dias para menos de 24 horas.

Obras

Em Cascavel, Paraná, a prefeitura também investiu na tecnologia para facilitar a vida das pessoas que querem construir, eliminando os processos complexos para conseguir um alvará de construção.

Com a modernização dos processos no Instituto de Planejamento, alvarás de construção que demoravam mais de três meses são emitidos em 90% menos tempo, o que provocou um efeito cascata positivo no mercado da construção civil e no aumento da arrecadação municipal.

A oferta de trabalho na área da construção civil quase dobrou em 2021, de 433 para 800 vagas, comparado com 2017, último ano antes do atendimento físico da prefeitura migrar para o digital.

A tecnologia também dispensa a necessidade de realizar vistorias presenciais, reduzindo o tempo necessário para emissão de habite-se. Com o uso de documentação fotográfica e termos de responsabilidade, os profissionais obtêm a liberação em poucas horas.

Desde a implantação da Aprova, mais de 21 mil processos tramitaram de forma totalmente digital, agilizando o fluxo de trabalho e reduzindo prazos. As aprovações de loteamentos que demoravam mais de dois anos, são liberadas em menos de seis meses.

Todos os meses são liberados em média 150 novos pedidos de alvarás, um volume considerado super alto comparado a cidades do mesmo porte.

Conheça a história de modernização da Prefeitura de Lages em parceria com a Aprova e veja o passo a passo da transformação que ajudou a prefeitura a agilizar a emissão de alvarás e licenças para construção.

Comece agora mesmo uma gestão inovadora 

As tecnologias desempenham um papel crucial ao permitir que a administração local seja mais eficiente, ágil e responsiva às necessidades da comunidade.

Ao adotar a abordagem inovadora e transformadora na gestão pública conceituada no termo citytech, as cidades podem alcançar uma série de benefícios, desde a melhoria na prestação de serviços públicos até a criação de ambientes mais sustentáveis e conectados.

A administração local, ao abraçar as tecnologias como direcionadoras de mudanças positivas, se coloca em uma posição privilegiada para fazer a diferença na vida dos cidadãos e construir um futuro mais próspero e inclusivo.

Mais de 100 cidades oferecem serviços públicos de qualidade com as soluções da Aprova e impactam a vida de milhões de brasileiros todos os anos.

Seja o responsável pela mudança no seu município.

Clique aqui para conversar e saber como colocar a sua cidade na vitrine das mais eficientes do Brasil.

Praticar uma gestão inovadora é sinônimo de sucesso!

Migre sua prefeitura do físico para o digital com suporte personalizado em todas as etapas.
SOLICITE UM ORÇAMENTO
Ana Karla Martins