Tecnologia
Como funcionam as cidades inteligentes?
Você sabe como funcionam as cidades inteligentes? Elas são aquelas que usam a tecnologia de modo estratégico para melhorar a infraestrutura, otimizar a mobilidade urbana, criar soluções sustentáveis e outras melhorias necessárias para a qualidade de vida dos moradores.
Mas as cidades inteligentes não se resumem a cenários futurísticos, à base de inteligências artificiais e à lá filmes como Blade Runner, de Ridley Scott.
A realidade é mais pé no chão e, diga-se de passagem, bem mais animadora que os cenários áridos e intoxicantes que vemos no filme do diretor estadunidense.
No contexto das cidades inteligentes, o futuro é bem mais tangível. Não teremos máquinas subvertendo ordens de seus criadores humanos, armas que disparam raios lasers ou disputas por recursos naturais. Pelo menos não por agora. É o que esperamos.
A ideia de cidades inteligentes não é mais um mero conceito e já não pertence ao futuro. É, na verdade, uma possibilidade do agora que tem sido, inclusive, colocada em prática mundo afora.
Como deu para perceber, este texto não é sobre concepções futurísticas cinematográficas, ou universos Sci Fi fabulativos a respeito da tecnologia e sociedade.
O assunto aqui é real e aborda como funcionam as cidades inteligentes. Continue a leitura e descubra mais sobre esse tema fascinante.
O que são e como funcionam as cidades inteligentes?
Para entender como funciona uma cidade inteligente, podemos pensar em alguns pilares que sustentam esse conceito. Segundo algumas pesquisas, as cidades inteligentes podem ser avaliadas de acordo com os seguintes critérios:
A ideia de inteligência, de modo geral, está ligada à capacidade de entender e resolver questões complexas. Por exemplo, você já deve ter ouvido falar sobre o físico alemão Albert Einstein, que foi o precursor da Teoria da Relatividade.
Mas a inteligência não se limita ao campo da ciência. Ela também pode ser aplicada em outras áreas, como a arte, a música, a culinária e até mesmo a administração de uma cidade.
Sim, uma cidade pode ser inteligente se ela usar as suas habilidades e recursos para resolver os problemas que afetam os seus habitantes. E para isso, ela pode contar com a ajuda da tecnologia, que é uma ferramenta poderosa para criar soluções eficientes e sustentáveis.
Portanto, uma cidade inteligente é aquela que usa a tecnologia de forma estratégica para melhorar a infraestrutura e o planejamento urbano, a mobilidade, a segurança, a saúde, a educação, o meio ambiente e outros aspectos que influenciam a qualidade de vida dos moradores.
As três dimensões das cidades inteligentes
Governança e administração pública: diz respeito à capacidade das instituições públicas de gerenciar os recursos naturais, sociais e econômicos da cidade, visando o desenvolvimento sustentável e a participação cidadã.
Tecnologia e inovação: refere-se ao uso consciente e estratégico de recursos tecnológicos e inovadores, com objetivos claros e focados na melhoria da vida das pessoas.
Conexões inteligentes: envolve a facilidade de acesso aos serviços públicos e privados, por meio de plataformas digitais, aplicativos, redes sociais e outros meios de comunicação, que permitem uma maior interação entre os cidadãos e o poder público.
Existem cidades inteligentes no Brasil?
Sim, existem! O resultado do último Ranking Connected Smart Cities, estudo elaborado pela Urban Systems em parceria com a Necta, apresentou as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil.
Entre as 100 primeiras colocadas no ranking geral, 15 cidades que utilizam a Aprova foram reconhecidas como as mais inteligentes e conectadas do país.
As cidades inteligentes geram diversos benefícios para os moradores, que podem usufruir de uma vida mais prática, confortável, segura e saudável.
Investir em sistemas para prefeituras e em tecnologias que mordenizam os processos públicos é uma tendência que tem transformado a experiência do cidadão com o governo.
Alguns dos impactos positivos das cidades inteligentes são:
Economia do tempo
Em Lages, Santa Catarina, a tecnologia reduziu em 80% o trabalho que era realizado manualmente pelos servidores na aprovação de projetos da construção civil. À época das análises manuais o vai e volta de documentos chegava a triplicar esse tempo e o requerente precisava esperar mais de quatro meses para começar a obra.
Hoje o tempo médio de espera foi reduzido em 88% - o equivalente a 2.800 horas a menos - levando até 15 dias entre análise, devolutivas e aprovação. Processos que não precisam de ajustes chegam a ser aprovados em menos de 24 horas.
Segurança
Em Santa Cruz do Sul, graças ao armazenamento na nuvem, a cidade gaúcha conseguiu manter o atendimento mesmo após um temporal ter destruído a Secretaria de Planejamento em março deste ano.
Foi uma semana de mudança e sem internet, mas as atividades da secretaria não foram prejudicadas e os cidadãos tiveram o andamento de seus pedidos atendidos normalmente. Com a tramitação online a equipe de análise pôde fazer home office e o secretário deu andamento aos pedidos pelo celular.
Aumento da arrecadação
Itajaí, em Santa Catarina, a solução para abertura de empresas e construções na cidade ajudou a injetar R$ 3,4 bilhões na economia local, quase o dobro do que foi arrecadado em 2019, o último ano antes da digitalização dos processos. Os alvarás de funcionamento para abertura de empresas que demoravam cerca de 60 dias para serem analisados, hoje são liberados em até 24 horas.
Geração de empregos
Em Cascavel, a oferta de trabalho na área da construção civil quase dobrou em 2021, de 433 para 800 vagas, comparado com 2017, último ano antes do atendimento físico da prefeitura migrar para o digital. E a cidade, que representa apenas 2% da população do estado, emprega 6% na construção civil de todo o Paraná. Alvarás de construção que demoravam mais de três meses já são emitidos em 90% menos tempo, segundo o Instituto de Planejamento.
Preservação do meio ambiente
A Secretaria de Urbanismo e Licenciamento de Sorocaba deixou de consumir mais de 350 mil folhas de papel sulfite por ano. Isso porque os 5 mil processos protocolados anualmente são 100% digitais.
Em João Pessoa, na Paraíba, em apenas um ano a Secretaria de Obras deixou de utilizar 240 mil folhas com a digitalização dos serviços, o equivalente a 1,2 tonelada de papel ao ano.
Já o município de Santa Rita do Passa Quatro, cerca de 16 mil processos foram tramitados de forma digital em 2023, economizando cerca de 535.425 folhas de sulfite e quase 7 milhões de litros de água que seriam utilizados na produção de papel.
Melhora a saúde pública
Uma rede de saúde que usa tecnologia oferece um atendimento mais ágil, eficiente e humanizado, melhorando a qualidade de vida e a expectativa de vida dos moradores.
A cidade mineira, Patos de Minas, conquistou o primeiro CRIE (Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais) físico e virtual, viabilizado com a Aprova. O serviço até então intermediado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais passou a ser gerenciado pelo Município, dando fim ao deslocamento de 400 quilômetros para a vacinação em Belo Horizonte ou Uberlândia.
O paciente pode se vacinar em sua cidade de origem ou em Patos, se preferir. Em ambos os casos, o atendimento acontece até 98% mais rápido. O processo de avaliação e aplicação do imunológico que levava cerca de 30 dias passou para 20 minutos, segundo a Secretaria de Saúde. Com isso, os 740 mil moradores de 33 cidades da macrorregião contam com mais agilidade.
Melhora a qualidade de vida
Na capital de São Paulo, a implantação do sistema na prefeitura em 2020 causou um impacto imediato, reduzindo em 80% o tempo para aprovação dos projetos para a construção de moradias populares.
Hoje, com os processos tramitados pela plataforma, os projetos de construção que levavam cerca de 365 dias para serem aprovados, são deferidos em menos de três meses. A partir de então foram aprovadas 131.165 moradias, número superior a todos os anos desde 2013, quando o dado passou a ser contabilizado.
Destaque para as unidades de Habitação de Interesse Social que somaram 97.373 e representaram 74% de todas as moradias licenciadas. O licenciamento de moradias populares em 2021 foi tão expressivo que representou um aumento de 63% em relação a 2020, ano que, até então, registrava o recorde histórico de 80 mil unidades aprovadas.
A marca vai ao encontro do Programa de Metas 2021-2024 do Município que estabelece em sua meta o licenciamento de 300 mil habitações populares até o fim de 2024.
Gera transparência
Em Florianópolis, capital de Santa Catarina, a tecnologia tem sido uma grande aliada no combate à corrupção e às construções irregulares. Com a adoção de serviços digitais, a prefeitura conseguiu retirar os servidores das atividades manuais de análise e direcioná-los para a fiscalização de obras no município. Em 11 meses, 150 obras foram demolidas, pois não estavam de acordo com a legislação municipal.
Desafios globais e brasileiros
O desafio brasileiro se dá sobretudo levando-se em consideração a grande diversidade dos municípios do nosso país, que somam mais de 5.500 cidades.
São Paulo exemplifica um grande centro urbano. De modo contrário, municípios menores e com capacidade econômica reduzida precisariam de algum incentivo fiscal público/privado para transformar seus centros em cidades inteligentes.
Não só no Brasil, mas no mundo, os desafios vão além da implementação de aparatos e dispositivos tecnológicos.
Como deu para perceber, o conceito cidades inteligentes leva em consideração o bem estar social, a qualidade de vida e a humanização das relações. No Brasil, já estão em curso debates sobre políticas que oficializaram esse novo modelo de sociedade.
Quer fazer parte das cidades inteligentes do Brasil?
As cidades inteligentes são aquelas que usam a tecnologia para melhorar a qualidade de vida dos moradores, resolver problemas urbanos, promover o desenvolvimento sustentável e a participação cidadã.
As prefeituras e câmaras municipais que escolheram a Aprova se tornam mais modernas, eficientes e transparentes, economizando tempo, dinheiro e recursos naturais. São cidades que atraem novos investimentos, geram mais emprego e renda e deixam um legado positivo para as futuras gerações.
Transforme o seu município em uma cidade inteligente! Agende agora mesmo uma apresentação online gratuita e descubra como a Aprova pode te ajudar nessa missão.
Artigos relacionados
Políticas Públicas
13 de jan. de 2025
Guia rápido do FNDE
Ética e transparência
13 de jan. de 2025
Prestação de contas na gestão pública: um guia completo
Tecnologia
13 de jan. de 2025
Governo digital: tudo o que você precisa saber
Tecnologia
30 de dez. de 2024
Transformação digital na gestão pública: o que é, como fazer e quais os benefícios
Tecnologia
30 de dez. de 2024
6 problemas gerados pela Transformação Digital Iceberg em prefeituras e câmaras municipais
Tecnologia
30 de dez. de 2024
Transformação digital em governos: perspectivas de inovação no Brasil e exemplos de sucesso
Tecnologia
30 de dez. de 2024
5 tendências tecnológicas para gestão pública que estão transformando as cidades (+ bônus)
Tecnologia
30 de dez. de 2024
Cidades encontram na tecnologia a solução para relações éticas e transparentes
Lançamentos
30 de dez. de 2024
Ocupando a 9ª posição em ranking de mobilidade digital, Sorocaba oferece serviços à população pelo Aprova Digital
Tecnologia
30 de dez. de 2024
AprovaPay: a solução de pagamento para gestão pública que impulsiona a arrecadação municipal
Tecnologia
30 de dez. de 2024
Software para assinatura digital: é hora de dar um tempo para o papel e para sua caneta
Tecnologia
30 de dez. de 2024
4 motivos para investir em um software de gestão pública municipal
30 de dez. de 2024
Sistema para prefeituras: como escolher o melhor para a sua gestão
Tecnologia
30 de dez. de 2024
Sistema de gestão pública: o que é, benefícios e resultados práticos
30 de dez. de 2024
Saiba por que um sistema de gestão pública pode ajudar o Brasil a superar o modelo burocrático de gestão
30 de dez. de 2024
8 passos para promover a simplificação administrativa e melhorar os serviços públicos
30 de dez. de 2024
O que priorizar em serviços digitais para pequenos municípios
Tecnologia
30 de dez. de 2024
Sandbox: breve história da legalidade de uma caixa de areia
Tecnologia
30 de dez. de 2024
Saiba por que o envio de relatórios do Sisobras pode ser mais simples do que sua prefeitura imagina
Ética e transparência
30 de dez. de 2024
Responsabilidade socioambiental: do coletivo ao individual
Prêmios
30 de dez. de 2024
14 cidades atendidas pela Aprova estão no Top 20 do Ranking de Competitividade dos Municípios
Prêmios
30 de dez. de 2024
Florianópolis lidera Ranking de Competitividade dos Municípios 2023
29 de dez. de 2024
Ranking Connected Smart Cities destaca 15 clientes Aprova entre as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil
Prêmios
29 de dez. de 2024
Pelo terceiro ano, Aprova se destaca entre as principais govtechs do Brasil
Políticas Públicas
29 de dez. de 2024
Conheça alguns exemplos de projetos inovadores para cidades que podem transformar a administração pública
Prêmios
29 de dez. de 2024
Campeãs utilizam o Aprova Digital: Sorocaba e Timbó vencem prêmio principal do Band Cidades Excelentes 2022
29 de dez. de 2024
Prefeitura de Navegantes coloca serviços no piloto automático para acelerar obras
Tecnologia
29 de dez. de 2024
Prefeitura de Franca digitaliza Secretaria de Infraestrutura para aumentar eficiência de serviços públicos
Prêmios
29 de dez. de 2024
Líderes municipais de Bauru e Lençóis Paulista são reconhecidos por transformação digital
29 de dez. de 2024
Modernização do Instituto de Planejamento Urbano garante reconhecimento ao Prefeito de Volta Redonda
29 de dez. de 2024
Transformação digital garante reconhecimento ao Prefeito de Prudentópolis em evento de cidades inteligentes
29 de dez. de 2024
Prefeito de Criciúma é reconhecido por transformação digital em evento de cidades inteligentes
Políticas Públicas
27 de dez. de 2024
Saiba por que investir na gestão documental na administração pública é uma estratégia de ouro
Políticas Públicas
27 de dez. de 2024
A importância da Política de Inovação da Anvisa para transformar a saúde pública
Políticas Públicas
27 de dez. de 2024
Plano Brasileiro de Inteligência Artificial: Como o PBIA impulsiona a IA no Brasil
Tecnologia
27 de dez. de 2024
Política Nacional de Cidades Inteligentes: 5 exemplos reais de sucesso no Brasil
Prêmios
27 de dez. de 2024
Oscar da gestão pública premia prefeituras que implantaram processos digitais desenvolvidos pelo Aprova
Prêmios
27 de dez. de 2024
Aprova é reconhecida no Top Open Scaleups entre as empresas mais atraentes para o Brasil
27 de dez. de 2024
O que é accountability e como essa cultura pode ser positiva para órgãos públicos?
Tecnologia
27 de dez. de 2024
5 mudanças com o impacto da digitalização pública nos municípios
Tecnologia
27 de dez. de 2024
No país que derruba 940 árvores por segundo, governos inteligentes investem em tecnologia para reduzir os impactos ambientais
27 de dez. de 2024
O que são negócios de impacto e como eles transformam a realidade do setor público
Tecnologia
27 de dez. de 2024
Governo 4.0: modelo de gestão que pode transformar serviços públicos
Tecnologia
27 de dez. de 2024
Mapa govtech aponta crescimento de 493% de startups focadas em resolver problemas do setor público
27 de dez. de 2024
Mapa de Governo Digital: parceria com a iniciativa privada é a chave para a transformação dos serviços públicos
Prêmios
27 de dez. de 2024
Leonaldo Paranhos e Marcio Rauber recebem título de Prefeito Inovador em evento de cidades inteligentes
27 de dez. de 2024
Lei municipal de inovação: mudanças e alterações ao longo dos últimos anos
27 de dez. de 2024
Lei de iniciativa popular: entenda o que é e conheça projetos que se tornaram leis
Tecnologia
27 de dez. de 2024
Para iniciar a jornada do Marketing digital para prefeituras
Tecnologia
26 de dez. de 2024
Como o IPM afeta a gestão dos municípios brasileiros
26 de dez. de 2024
10 coisas que vão acontecer com a sua cidade se você contratar a Aprova (+ bônus)
Tecnologia
26 de dez. de 2024
10 coisas que vão acontecer com a sua cidade se você contratar a Aprova (+ bônus)
Tecnologia
26 de dez. de 2024
Como a IA na gestão pública pode transformar o dia a dia das cidades
Tecnologia
26 de dez. de 2024
Guia prático sobre como consultar IPTU
26 de dez. de 2024
Governo aberto: 5 princípios importantes para esse modelo de gestão
Prêmios
26 de dez. de 2024
Como a gestão pública colaborativa impulsiona o desenvolvimento das cidades
Tecnologia
26 de dez. de 2024
Conheça 4 cidades que se destacam na geração de empregos com o uso de tecnologia
Tecnologia
26 de dez. de 2024
FPM: 7 dúvidas frequentes e estratégias para fazer render os recursos recebidos
Políticas Públicas
26 de dez. de 2024
Confira 6 exemplos de redução de gastos públicos com o uso da tecnologia
Tecnologia
26 de dez. de 2024
Conheça 7 benefícios da Estratégia Nacional de Governo Digital e saiba como implementá-la
Políticas Públicas
26 de dez. de 2024
Entenda os principais pontos da estratégia brasileira para a transformação digital
Tecnologia
26 de dez. de 2024
Estônia Hub conecta Aprova Digital ao ecossistema de modelos transformadores de empreendedorismo
Tecnologia
26 de dez. de 2024
Especialistas apostam em tripé de sustentação para transformação digital das prefeituras
Lançamentos
26 de dez. de 2024
Engenheiros, arquitetos e RTs já podem solicitar serviços de forma 100% digital em Lavras
Políticas Públicas
26 de dez. de 2024
Empreendedorismo governamental como base para transformar a gestão pública
Tecnologia
26 de dez. de 2024
Vale a pena ingressar em consórcios públicos?
Tecnologia
26 de dez. de 2024
Considerado um município de excelência, Marechal inova para melhorar e acelerar os serviços para o cidadão
Tecnologia
26 de dez. de 2024
Conselheiro Lafaiete investe na digitalização dos serviços públicos para poupar tempo e recursos
Prêmios
26 de dez. de 2024
Patos de Minas é premiada no Congresso do Conasems com atendimento digital no CRIE
Ética e transparência
26 de dez. de 2024
Comunicação na gestão pública como estratégia de gestão municipal
Tecnologia
26 de dez. de 2024
Guia prático: o que você precisa saber sobre comunicação interna na prefeitura
Tecnologia
26 de dez. de 2024
Como funcionam as cidades inteligentes?
Políticas Públicas
26 de dez. de 2024
10 dicas para elaborar um plano de governo municipal
Tecnologia
26 de dez. de 2024
Você já ouviu falar em citytech? Veja 7 motivos para priorizar este tema na gestão pública municipal
Tecnologia
26 de dez. de 2024
Conheça as características e benefícios de uma cidade digital e como realizar a transformação com o uso de tecnologias
Lançamentos
26 de dez. de 2024
Cascavel é a primeira cidade do estado a liberar alvará instantâneo para projetos com até 600 metros quadrados
Lançamentos
26 de dez. de 2024
Como a tecnologia reduziu quase 3 mil horas de espera na aprovação de projetos em Lages
Tecnologia
26 de dez. de 2024
O papel da administração pública direta e indireta no funcionamento dos governos
Cultura
26 de dez. de 2024
RH empoderado: por que a cultura organizacional é tão importante para o crescimento das empresas?
Políticas Públicas
26 de dez. de 2024
4 dicas para potencializar projetos para pequenos municípios
Políticas Públicas
26 de jul. de 2024
Entendendo o Ciclo de Políticas Públicas: da concepção à avaliação
Tecnologia
30 de mai. de 2024
Transformação digital no setor público vai além da implementação tecnológica
Tecnologia
9 de out. de 2023