Tecnologia

O que faz a inteligência artificial no setor público?

Fraudes e atrasos são desafios conhecidos de quem trabalha ou depende de serviços públicos no Brasil, mas a chegada da inteligência artificial vem mudando esse jogo.

Neste artigo você irá entender o que faz uma IA específica para o setor público, quais os benefícios e como utilizar essa novidade para garantir segurança e eficiência na gestão.

Por que a inteligência artificial no setor público é tão necessária?

A inteligência artificial no setor público pode ser aplicada em diversas frentes. Mais comumente, seus benefícios são vistos em áreas como:

  • Segurança pública: Câmeras de vigilância equipadas com IA ajudam a identificar comportamentos suspeitos em tempo real

  • Saúde: Sistemas de IA ajudam na previsão de demandas e até no diagnóstico de doenças

  • Educação: Plataformas digitais com IA personalizam experiências de aprendizado para alunos, atendendo às necessidades individuais

  • Gestão de trânsito: A IA pode otimizar fluxos de tráfego, reduzindo congestionamentos e acidentes

Mas a qualidade do serviço público se torna ainda mais eficaz quando as ferramentas disponíveis são aplicadas de forma a impactar toda a cadeia - do processo realizado pelo servidor à entrega para o cidadão.

O uso de IA no setor público tem beneficiado servidores públicos ao eliminar tarefas repetitivas de suas rotinas, permitindo que eles entreguem melhores resultados quando se veem livres de atividades manuais.

De acordo com a pesquisa do Mckinsey Global Institute, aproximadamente 25% das tarefas dos servidores públicos podem ser automatizadas com o uso de tecnologia, economizando recursos e garantindo um atendimento mais ágil ao cidadão.

Estrutura administrativa

Para se ter uma ideia, considerando apenas as áreas de habitação e meio ambiente em 104 prefeituras de cidades com população entre 20 mil e 100 mil habitantes, em um ano foram registrados 908 mil pedidos de alvarás, licenças e certidões.

Agora, você consegue imaginar a dificuldade em analisar e validar manualmente todos os documentos exigidos em cada solicitação feita nas 5.570 prefeituras do Brasil? Veja:

A média de secretarias em uma prefeitura brasileira varia bastante dependendo do porte do município. No entanto, é possível estabelecer uma estimativa baseada em práticas comuns e estudos sobre a estrutura organizacional das prefeituras.

Pequenos municípios (até 50 mil habitantes)

  • Normalmente possuem entre 8 a 12 secretarias e tradicionalmente incluem:

  • Secretaria de Educação

  • Secretaria de Saúde

  • Secretaria de Administração

  • Secretaria de Finanças

  • Secretaria de Obras

  • Secretaria de Assistência Social

  • Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura (às vezes separadas)

  • Secretaria de Agricultura

  • Secretaria de Esportes ou Cultura (às vezes combinadas)

Médios municípios (50 mil a 200 mil habitantes)

  • Estrutura um pouco mais ampla, com 12 a 18 secretarias. Além das secretarias básicas, podem incluir:

  • Secretaria de Mobilidade ou Transporte

  • Secretaria de Segurança Pública

  • Secretaria de Planejamento Urbano

  • Secretaria de Indústria e Comércio

  • Secretaria de Tecnologia ou Inovação

  • Secretaria de Habitação

Grandes municípios (mais de 200 mil habitantes)

  • Possuem uma estrutura mais complexa, com 20 ou mais secretarias e podem incluir:

  • Secretaria de Turismo

  • Secretaria de Direitos Humanos

  • Secretaria de Desenvolvimento Econômico

  • Secretaria de Relações Internacionais

  • Secretaria de Comunicação

  • Secretaria de Defesa Civil

Capitais e Grandes Metrópoles

Em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, o número de secretarias pode ultrapassar 30, dependendo da organização administrativa.

Se colocar na ponta do lápis, a quantidade de pedidos recebidos é gigantesca, por isso é tão importante utilizar tecnologias específicas para garantir os melhores resultados.

Saiba mais: A matéria publicada pelo TI Inside mostra outro motivo para o uso de ferramentas no setor público: o déficit fiscal e a falta de servidores públicos. Clique aqui para ver o conteúdo completo.

Qualidade e segurança comprometidas

A quantidade massiva de pedidos junto aos órgãos públicos e a análise manual de documentos exigidos, não apenas torna os processos manuais lentos, mas também aumenta os riscos de erros e fraudes.

Um estudo da Serasa Experian revelou que, no Brasil, uma tentativa de fraude é registrada a cada 7 minutos. O RG, por exemplo, é o documento mais vulnerável devido à falta de padronização nacional.

Ainda de acordo com o estudo, os documentos analisados que pertenciam a homens foram os que mais indicaram fraudes no período, com 44,7%, contra 36,6% de mulheres. A faixa etária mais comum das vítimas foi de 16 a 35 anos (45,5%).

Adotar soluções avançadas de segurança no setor público é essencial, especialmente diante da crescente sofisticação dos golpes detectados em diversos segmentos.

Com inteligência artificial e tecnologia de ponta, fraudes são identificadas muito antes, impedindo que documentos falsificados avancem nos processos e reduzam consideravelmente o volume de pedidos inválidos.

A IA na prática

Com a IA, os pedidos protocolados são avaliados de forma instantânea a partir da análise dos documentos protocolados em diversos tipos de solicitação, dispensando a triagem manual.

Ao anexar o arquivo, a Lume autentica os documentos, identifica inconsistências e valida prazos e vigências. Em poucos segundos informa se os documentos foram aprovados ou rejeitados, indicando as correções necessárias ou prosseguindo com o pedido.

A solução também é capaz de extrair informações de RGs, CNHs, comprovantes de residência, passaporte, matrículas de imóveis e outros documentos. Essas informações são organizadas em relatórios e estatísticas que ajudam nas ações e tomadas de decisão.

A Lume:

  • Faz a triagem instantânea de documentos ao anexar arquivos no sistema

  • Identifica falsificações e documentos vencidos com um clique e faz a validação instantânea

  • Analisa sem erros múltiplos formatos desde RG, CNH, passaporte até matrículas de imóveis

  • Extrai e organiza informações para relatórios e análises futuras

  • Informa imediatamente se o documento foi aceito, rejeitado ou requer ajustes

Benefícios da IA no setor público

A adoção da inteligência artificial no setor público traz vantagens que vão além da eficiência, como:

  1. Combate às fraudes: Documentos falsificados são detectados com precisão, independentemente do local de emissão.

  2. Economia de recursos: Estudos mostram que cerca de 25% das tarefas no setor público podem ser automatizadas, liberando tempo e reduzindo custos operacionais.

  3. Agilidade no atendimento: A análise instantânea acelera a resolução de processos, melhorando o atendimento ao cidadão.

  4. Decisões baseadas em dados: Relatórios gerados automaticamente ajudam gestores a planejar estratégias com base em informações confiáveis.

Perguntas frequentes

A IA substitui o trabalho humano?

Não. A inteligência artificial complementa o trabalho humano, automatizando tarefas repetitivas e permitindo que os servidores se concentrem em atividades mais estratégicas.

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A IA é segura?

Sim, pois é desenvolvida com protocolos robustos de segurança e conformidade às leis de proteção de dados.

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