Em 2019, segundo estimativas da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, 1,7 milhão de pessoas utilizaram os serviços digitais que estão disponibilizados pelo Governo Federal.
Em 2021, o número de usuários que utilizaram serviços pela tela do celular ou computador, aumentou 132%, chegando a casa de 113 milhões.
A plataforma gov.br já oferece aos brasileiros mais 4.699 serviços digitalizados que podem ser acessados diretamente a qualquer hora pelo cidadão.
Dá para perceber que os serviços digitais inteligentes farão parte da vida dos brasileiros cada vez mais.
Além das mudanças provocadas no modo como a população consome serviços - efeito da cultura da digitalização - a pandemia também acelerou a digitalização deixando as pessoas ainda mais conectadas.
Listamos para você neste texto 5 motivos do por que prefeitos, secretários e outros gestores públicos devem ficar atentos às essas mudanças.
Serviços Digitais podem melhorar o relacionamento entre a prefeitura e a cidade. Para o perfil do cidadão 100% conectado à internet para ver filmes, conversar via Whatsapp, Facebook ou Instagram, não vale mais restringir seu direito de ser ouvido nos balcões de atendimento em horário comercial de funcionamento.
O cidadão conectado à internet quer ser atendido pela prefeitura com a mesma facilidade com que se pede um lanche via app de entrega.
O perfil dos brasileiros é diverso, assim como os seus costumes e hábitos. Mas em um estudo recente realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, ficou demonstrado que o grau de conectividade das pessoas a partir dos estados brasileiros está em torno de 98% - essa porcentagem corresponde apenas ao uso dos celulares.
Com esses números é possível termos uma noção de onde estão as pessoas na maior parte do tempo - conectadas à internet e olhando para a tela do celular.
Com a Estratégia Brasileira para Transformação Digital demonstrou que os serviços digitais custam menos ao orçamento público.
Para atender presencialmente um cidadão, uma gestão pública gasta em torno de R$43,68.
Por outro lado, substituindo esse atendimento por um serviço digital inteligente, esse custo é reduzido em 97%.
Isto é, o valor médio para atendimentos que não precisam da presença física do cidadão, nem dos servidores públicos - que não gastam papel e toda aquela parafernália de arquivos, caixas, assinaturas e protocolos manuais - gira em torno de R$1,20.
O serviço público geralmente funciona a partir da padronização de prestação de serviços.
Mas isso é um equívoco. O Brasil tem mais de 200 milhões de habitantes, em regiões diversas. Não é possível concluir que as necessidades de quem mora nas cidades da Região Oeste do país são as mesmas dos municípios da Região do Nordeste.
Há quem defenda que digitalizar trás pouco ganho real para as gestões públicas e que uma estratégia de digitalização não deveria ser prioridade de uma agenda de governo. Mas isso não é verdade.
Quando uma prefeitura digitaliza serviços, ela não está apenas criando vantagens para si própria, para o servidor ou apenas para o cidadão.
Serviços digitais inteligentes mudam a maneira como uma administração pública trabalha de ponta a ponta.
A cidade de Cascavel, por exemplo, reduziu pela metade o tempo para liberação de documentos relacionados aos serviços públicos do município com a ajuda de serviços digitais inteligentes. Na prática, o tempo diminuiu de 60 dias para 15.
O que a prefeitura fez trouxe também ganhos para os servidores, uma vez que a atuação dos técnicos pôde ser remanejada para outras atividades mais estratégicas - diferentes daquelas que se restringiam a conferir manualmente pilhas de papel.
Os serviços digitais inteligentes são uma maneira inteligente de melhorar a prestação de serviços realizada pelas administrações públicas.
A digitalização das prefeituras não significa uma mudança brusca e onerosa aos planos de governo. Pelo contrário, a digitalização de serviços é gradual e mais vantajosa financeiramente para as administrações públicas.
As facilidades possibilitadas com a digitalização de serviços públicos garantem melhorias de ponta a ponta - para os processos de trabalho dos servidores públicos e, sobretudo, aos cidadãos que passam a ter acesso facilitado aos serviços prestados.
Para o gestor público, além dos ganhos práticos que os serviços digitais oferecem, a imagem da sua gestão será melhorada mediante a cidade porque demonstrará estar atenta às mudanças de comportamento e exigências dos seus cidadãos.
para pedir um lanche, assistir a sua série favorita, ou ainda, ler as notícias em tempo real, ele exige que a prefeitura esteja disponível da mesma maneira.