A transformação digital no serviço público é uma tendência metodológica e prática que tem sido adotada pelas gestões públicas brasileiras.
As gestões municipais, por exemplo, estão digitalizando cada vez mais suas secretarias e departamentos a fim de melhorar a prestação de serviços.
O impacto da digitalização pública nos municípios permite, por exemplo, que um alvará municipal que antes levava cerca de 60 dias para ser liberado possa ser emitido instantaneamente. É o caso da cidade de Florianópolis.
Dos grandes centros urbanos às pequenas cidades, é possível perceber o impacto da digitalização pública nos municípios e para os cidadãos.
Abaixo, separamos as principais mudanças que a digitalização pública pode trazer. Confira!
A prestação de serviços públicos de maneira manual e presencial custa caro aos cofres públicos.
Segundo o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão Pública, o atendimento presencial para serviços das administrações públicas custam em média R$43,68.
Em contrapartida, serviços que são prestados de maneira digital não chegam a custar R$2,00.
A substituição de serviços manuais por fluxos digitais pode gerar uma economia de 97% para os cofres públicos municipais.
O impacto da digitalização pública nos municípios também provoca mudanças no tempo de espera para atendimento.
Alguns serviços como alvarás para construção, aprovação de projetos, demolição e outros serviços, costumam levar tempo para serem concluídos. Isso acontece porque todo o processo é feito de maneira manual.
Com um sistema de digitalização dos processos públicos, um requerimento é pré-validado automaticamente assim que uma submissão é feita online.
As pré-validações automáticas evitam que todo o trabalho seja feito por um servidor público. O que evita, por exemplo, que processos entrem em filas de análises intermináveis.
Serviços digitais rompem com o paradigma dos serviços públicos manuais e o problema de espera para o cidadão.
Um dos grandes desafios das gestões públicas é melhorar a qualidade da relação entre o poder público e o cidadão.
A comunicação, nesse sentido, é fundamental. No entanto, é muito comum que órgãos públicos usem formas de comunicação que sejam ultrapassadas, caras e pouco eficientes.
Em muitos casos, ou a comunicação é feita por telefone ou presencialmente. Com a digitalização, a comunicação é facilitada e ágil.
Diferentemente do que acontece num processo de requerimento de alvarás manual, em que é exigido que o cidadão compareça na prefeitura para saber informações a respeito de um processo, na digitalização basta acessar uma “espécie” de caixa de mensagens e pronto.
De um lado, agilidade para a atuação diária do servidor. De outro, facilidade para o cidadão.
Quando uma prefeitura fica sobrecarregada de análises e deferimentos de processos sem uma estratégia adequada, o desenvolvimento da cidade fica comprometido.
A emissão de alvarás digitais de forma automática, por exemplo, desafoga o serviço público de trabalhos que são poucos estratégicos para o município.
Sistemas digitais fazem trabalhos que podem ser executados de maneira facilitada e sem a intervenção humana.
Enquanto isso, a prefeitura pode direcionar o quadro de servidores públicos para objetivos que podem causar maiores impactos no desenvolvimento da cidade.
O município de Florianópolis, por exemplo, passou a emitir de forma instantânea alvarás para construções unifamiliares.
Os requerimentos são analisados pelo sistema Aprova Digital a partir de parametrizações estipuladas pela prefeitura.
Cenário que permite que os servidores públicos sejam direcionados para grandes projetos de impacto na cidade.
Outro problema comum na tramitação de serviços públicos manuais são os gastos necessários com insumos como papel, canetas, impressoras e arquivagem de documentos.
Quando uma prefeitura transforma seus processos a partir de fluxos 100% digitais, esses gastos se tornam dispensáveis, o que reduz consideravelmente a produção de resíduos que são inclusive nocivos ao meio ambiente.
Um projeto, para ser impresso, gasta em média cerca de 15 a 20 folhas. O valor dessas impressões é custeado pelo cidadão. Já o custo de arquivagem dessa documentação fica na responsabilidade das prefeituras.
Os formulários digitais substituem a necessidade de impressão e arquivamento físico. Toda a documentação é guardada em nuvem, o que dispensa também gastos com sistemas físicos para servidores digitais.
O impacto da digitalização pública nos municípios provoca mudanças significativas e positivas na administração pública. Ao substituir fluxos manuais por processos 100% digitais, gestores públicos podem: