
Inovação
A transformação digital no serviço público é uma tendência metodológica e prática que tem sido adotada pelas gestões públicas brasileiras.
As gestões municipais, por exemplo, estão digitalizando cada vez mais suas secretarias e departamentos a fim de melhorar a prestação de serviços.
O impacto da digitalização pública nos municípios permite, por exemplo, que um alvará municipal que antes levava cerca de 60 dias para ser liberado possa ser emitido instantaneamente. É o caso da cidade de Florianópolis.
Dos grandes centros urbanos às pequenas cidades, é possível perceber o impacto da digitalização pública nos municípios e para os cidadãos.
Abaixo, separamos as principais mudanças que a digitalização pública pode trazer. Confira!
1. Digitalização gera economia de dinheiro público
A prestação de serviços públicos de maneira manual e presencial custa caro aos cofres públicos.
Segundo o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão Pública, o atendimento presencial para serviços das administrações públicas custam em média R$43,68.
Em contrapartida, serviços que são prestados de maneira digital não chegam a custar R$2,00.
A substituição de serviços manuais por fluxos digitais pode gerar uma economia de 97% para os cofres públicos municipais.
2. Serviços digitais não deixam ninguém na espera

O impacto da digitalização pública nos municípios também provoca mudanças no tempo de espera para atendimento.
Alguns serviços como alvarás para construção, aprovação de projetos, demolição e outros serviços, costumam levar tempo para serem concluídos. Isso acontece porque todo o processo é feito de maneira manual.
Com um sistema de digitalização dos processos públicos, um requerimento é pré-validado automaticamente assim que uma submissão é feita online.
As pré-validações automáticas evitam que todo o trabalho seja feito por um servidor público. O que evita, por exemplo, que processos entrem em filas de análises intermináveis.
Serviços digitais rompem com o paradigma dos serviços públicos manuais e o problema de espera para o cidadão.
3. A digitalização melhora a relação entre prefeitura e cidadão
Um dos grandes desafios das gestões públicas é melhorar a qualidade da relação entre o poder público e o cidadão.
A comunicação, nesse sentido, é fundamental. No entanto, é muito comum que órgãos públicos usem formas de comunicação que sejam ultrapassadas, caras e pouco eficientes.
Em muitos casos, ou a comunicação é feita por telefone ou presencialmente. Com a digitalização, a comunicação é facilitada e ágil.
Diferentemente do que acontece num processo de requerimento de alvarás manual, em que é exigido que o cidadão compareça na prefeitura para saber informações a respeito de um processo, na digitalização basta acessar uma “espécie” de caixa de mensagens e pronto.
De um lado, agilidade para a atuação diária do servidor. De outro, facilidade para o cidadão.
4. A digitalização acelera o desenvolvimento da cidade
Quando uma prefeitura fica sobrecarregada de análises e deferimentos de processos sem uma estratégia adequada, o desenvolvimento da cidade fica comprometido.
A emissão de alvarás digitais de forma automática, por exemplo, desafoga o serviço público de trabalhos que são poucos estratégicos para o município.
Sistemas digitais fazem trabalhos que podem ser executados de maneira facilitada e sem a intervenção humana.
Enquanto isso, a prefeitura pode direcionar o quadro de servidores públicos para objetivos que podem causar maiores impactos no desenvolvimento da cidade.
O município de Florianópolis, por exemplo, passou a emitir de forma instantânea alvarás para construções unifamiliares.
Os requerimentos são analisados pelo sistema Aprova Digital a partir de parametrizações estipuladas pela prefeitura.
Cenário que permite que os servidores públicos sejam direcionados para grandes projetos de impacto na cidade.
5. A digitalização reduz a circulação de papel

Outro problema comum na tramitação de serviços públicos manuais são os gastos necessários com insumos como papel, canetas, impressoras e arquivagem de documentos.
Quando uma prefeitura transforma seus processos a partir de fluxos 100% digitais, esses gastos se tornam dispensáveis, o que reduz consideravelmente a produção de resíduos que são inclusive nocivos ao meio ambiente.
Um projeto, para ser impresso, gasta em média cerca de 15 a 20 folhas. O valor dessas impressões é custeado pelo cidadão. Já o custo de arquivagem dessa documentação fica na responsabilidade das prefeituras.
Os formulários digitais substituem a necessidade de impressão e arquivamento físico. Toda a documentação é guardada em nuvem, o que dispensa também gastos com sistemas físicos para servidores digitais.

O impacto da digitalização pública nos municípios provoca mudanças significativas e positivas na administração pública. Ao substituir fluxos manuais por processos 100% digitais, gestores públicos podem:
Melhorar a economia municipal
Reduzir a espera de atendimento para cidadão
Agilizar e melhorar a relação entre prefeitura e cidadão
Acelerar o desenvolvimento municipal
E reduzir os gastos e a circulação de insumos que geram resíduos nocivos ao meio ambiente.