Soluções

Conteúdos

Institucional

O que é a Aprova

Para criar, tramitar, assinar e acompanhar processos do setor público, a plataforma cria uma jornada digital com segurança e eficiência.

A Aprova é a plataforma de processos eletrônicos para governos fundada pelo arquiteto Marco Antonio Zanatta, em 2017, com a missão de resolver um desafio real do setor público: a complexidade e a ineficiência dos processos administrativos.

Movido pela visão de que a tecnologia pode transformar a gestão pública, reuniu um time de especialistas para criar uma plataforma capaz de simplificar e modernizar processos burocráticos.

Oito anos se passaram e a tecnologia já torna o serviço público rápido, organizado e seguro em mais de 120 cidades de Norte a Sul do Brasil e facilita a vida de 21 milhões de cidadãos que podem acessar serviços totalmente digitais e online.

O que Aprova faz

A Aprova organiza toda a operação - processo público - em uma jornada digital com quatro etapas principais, que funcionam de forma integrada e contínua. Em uma plataforma única, com automatização e inteligência artificial, é possível criar, tramitar, assinar e acompanhar todo o processo.

Portal de Serviços

Todos os serviços prestados em uma tela

  • Formulários Inteligentes
    Formulários personalizados configurados com regras avançadas que bloqueiam a entrada de processos incompletos.

  • Aplicativo
    Cidadão ou servidor acompanha e solicita serviços direto pelo celular, com praticidade.

Gestão Processual

Encaminhamentos, despachos, análises e trâmites dos processos

  • Encaminhe
    Distribuição de processos com clareza sobre quem faz o quê — direto na caixa de entrada de cada setor ou responsável.

  • Despachos e Íntegra
    Todas as movimentações registradas com integração entre setores e histórico capa a capa para auditoria e prestação de contas.

  • Análise inteligente
    Verificação preventiva que identifica pendências antes de avançar para a próxima etapa.

Assinador de Documentos

Assine um ou vários documentos de onde estiver

  • Solicitação de assinaturas
    Fluxo simples para assinar ofícios, contratos e termos, mesmo quando envolvem múltiplos usuários e setores, inclusive fora da organização.

  • Assinatura eletrônica
    Compatível com a Lei 14.063/2020 e com o padrão ICP-Brasil — certificação com validade jurídica e classificação A3.

Relatórios e Dashboards

Tenha controle e acesso total a indicadores de desempenho

  • Relatórios
    Dezenas de relatórios prontos para gestão do dia a dia, tomada de decisão e prestação de contas para órgãos de controle.

  • Controle de prazos
    Inteligência de dados para a gestão identificar gargalos, antecipar atrasos e continuar melhorando com dados confiáveis.

Inteligência Artificial

Automação inteligente com workflow ágil e IA avançada

  • Análise de documentos
    Documentos são lidos e classificados automaticamente, acelerando triagens e liberações.

  • Workflow
    Fluxos personalizados ajudam a IA a conduzir cada processo com mais agilidade e lógica.

  • Agentes de IA
    A inteligência artificial sugere próximos passos e otimiza rotinas com base no tipo de processo.

Problemas que a Aprova resolve

Foi ouvindo os clientes e mapeando suas dores mais recorrentes que a Aprova desenvolveu soluções para enfrentar os principais entraves da administração pública:

Lentidão
– Demora na emissão de documentos
– Solicitação presencial

Legalidade
– Problemas com Tribunal de Contas
– Falta de conformidade com o e-Arq Brasil

Falta de Gestão
– Falta de previsibilidade
– Queda na arrecadação
– Processos sem padrão

Ausência de Dados
– Sem clareza nos números da cidade
– Dificuldade em gerar relatórios e indicadores para decisão

Falta de Clareza
– Comunicação falha entre servidores e requerentes
– Comunicação ineficiente entre setores
– Dificuldade de comunicação com munícipes

Principais funcionalidades

Quem já confia na Aprova

Mais de 120 prefeituras em todo o país modernizaram sua gestão com a Aprova. São cidades que eliminaram papel, reduziram prazos e digitalizaram serviços com processos automáticos, simples e 100% online.

Clique e conheça os resultados em algumas prefeituras atendidas pela Aprova:
  • Patos de Minas/MG

    Com 285 mil processos tramitados de forma totalmente online e mais de 160 tipos de serviços, a cidade mineira é referência em prefeitura 100% digital.


  • São Paulo/SP

    A maior economia da América Latina reduziu o tempo de aprovação dos projetos de habitação de interesse social e aprovou 400 mil moradias antes do previsto.


  • Florianópolis/SC

    Com o modelo autodeclaratório, a capital catarinense acelerou a construção civil com a emissão instantânea do alvará.


  • Sorocaba/SP

    Com 100% dos processos do Protocolo Geral da Seplan tramitando pela Aprova, documentos que antes levavam semanas e até meses para serem liberados, agora são entregues 80% mais rápido.

Perguntas frequentes

1. A Aprova serve para qualquer tamanho de prefeitura?
Sim. A plataforma se adapta à realidade de cada município, independentemente do porte ou da complexidade da gestão pública.

2. É preciso ter equipe de TI para implantar a Aprova?
Não. A Aprova é uma solução no-code, que permite configuração sem conhecimento técnico. A equipe da prefeitura recebe suporte completo durante toda a implantação.

3. A plataforma funciona offline?
Sim. Fiscais, por exemplo, podem usar o sistema mesmo sem conexão com a internet. As informações são sincronizadas automaticamente quando a conexão for restabelecida.

4. Quais áreas da prefeitura podem usar a Aprova?
A Aprova atua em diversas frentes, como licenciamento, obras, protocolo, comunicação, ouvidoria, tributação, compras e mais.

5. É possível integrar a Aprova com outros sistemas?
Sim. A plataforma possui API aberta e já se conecta com ERPs, e-Arq, cadastros imobiliários e outros sistemas usados pelas prefeituras.

6. Os documentos gerados têm validade jurídica?
Sim. A plataforma é compatível com a Lei 14.063/2020 e permite assinatura digital com certificação ICP-Brasil, com validade jurídica reconhecida.

Fale com a gente

Quer levar essa transformação para sua cidade? Agende uma demonstração com os nossos especialistas.
Sede Administrativa

Edifício Level - 4º Andar
Rua Afonso Pena, 1876
Centro, Cascavel - PR

Escritório de Relacionamento

Cubo Network - 11º Andar

Alameda Vicente Pinzon, 54
Vila Olímpia, São Paulo - SP

Investidores
Institucional

Funcionalidades

Sobre nós

Políticas e diretrizes

Vagas

Parcerias

Conteúdos

Blog

Materiais

Cases

Atendimento

Base de conhecimento

Suporte

Meus chamados

Fale com vendas

Sede Administrativa

Edifício Level - 4º Andar
Rua Afonso Pena, 1876
Centro, Cascavel - PR

Escritório de Relacionamento

Cubo Network - 11º Andar

Alameda Vicente Pinzon, 54
Vila Olímpia, São Paulo - SP

Investidores
Sede Administrativa

Edifício Level - 4º Andar
Rua Afonso Pena, 1876
Centro, Cascavel - PR

Escritório de
Relacionamento

Cubo Network - 11º Andar

Alameda Vicente Pinzon, 54
Vila Olímpia, São Paulo - SP

Investidores