Estratégias Governamentais
Digitalização em Santa Rita: o sucesso de uma prefeitura digital
Com 25 mil habitantes, Santa Rita do Passa Quatro (MG) prova que inovação e eficiência não são só para grandes municípios.
Em 2022, o prefeito Marcelo Simão implantou a Aprova como parte do programa Santa Rita sem papel. A partir da digitalização dos processos, a prefeitura eliminou burocracias e acelerou o atendimento à população e se tornou referência de prefeitura digital.
Resultados de uma prefeitura digital
Desde a digitalização dos serviços, a prefeitura de Santa Rita do Passa Quatro alcançou números expressivos:
✅ 40.054 processos protocolados desde a digitalização
✅ 16 secretarias conectadas ao sistema digital
✅ 49 tipos de solicitações disponíveis de forma 100% online
O impacto foi imediato e percebido pela população que utilizam os serviços. Antes, quem precisava ir até a prefeitura para saber o andamento de um pedido, hoje acompanha todo o processo pelo celular ou computador.
Mas não para por aí. Os servidores também foram beneficiados, já que grande parte das atividades internas da prefeitura, também passaram a tramitar de forma totalmente digital.
Prefeitura digital = servidores estratégicos
O setor de Recursos Humanos foi um dos maiores beneficiados pela digitalização. Antes, os servidores dependiam de formulários físicos para solicitar o abono de faltas e outros serviços administrativos, o que gerava lentidão e retrabalho.
Hoje, os processos que representam 60% dos pedidos internos são resolvidos digitalmente, proporcionando mais autonomia e agilidade para os servidores.
A Administração também otimizou processos de compras, empenhos e solicitações gerais, para acelerar decisões. Além disso, ofícios, memorandos e circulares deixaram de transitar por papel, garantindo muito mais controle e rastreabilidade.
Com os processos internos digitalizados, servidores passaram a atuar de forma mais estratégica.
✅ 19 mil solicitações foram atendidas de forma online pelo RH
✅ Demandas de almoxarifado, empenho, compra licitada e direta - que representam 26% dos processos administrativos da prefeitura - também foram otimizados.
Tecnologia para reduzir o impacto ambiental
Se o exemplo vem de casa, a prefeitura de Santa Rita do Passa Quatro fez o trabalho certo!
Eliminar o papel na gestão pública não só otimizou o trabalho dos servidores e melhorou a vida dos cidadãos. A decisão de ser uma prefeitura digital também gerou impacto direto no meio ambiente.
Antes da digitalização, a prefeitura consumia mais de 1 milhão de folhas de papel para seus processos físicos. Agora, com tudo digitalizado, essa demanda foi completamente eliminada.
✅ 6,4 toneladas de papel economizadas
✅ 14 milhões de litros de água preservados, que seriam usados na produção de papel
✅ Redução drástica no desperdício de materiais impressos e logística de transporte
Reconhecimento de uma gestão inovadora
O programa Santa Rita sem Papel e a implementação da Aprova foi um marco na modernização da gestão pública do município.
Graças à modernização, a prefeitura de Santa Rita do Passa Quatro se tornou referência em inovação. Hoje ela se destaca entre cidades que buscam eficiência administrativa sem comprometer o desenvolvimento sustentável.
“Isso é o autosserviço, é a independência do cidadão que pode solicitar serviços de qualquer lugar do mundo através da plataforma da Aprova. O cidadão quer uma administração célere e não pode esperar meses para ter uma solicitação atendida”, destaca o prefeito Marcelo Simão.
Os avanços impulsionados pela transformação digital realizada com a Aprova também garantiram reconhecimento. O Prefeito de Santa Rita do Passa Quatro, Marcelo Simão, recebeu o título de Prefeito Inovador no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes.

A modernização não para!
Santa Rita do Passa Quatro já provou que inovação não depende do tamanho da cidade. A visão de seus líderes e o engajamento de seus servidores é essencial para transformar pequenos municípios em referência de digitalização.
O programa Santa Rita sem Papel continua expandindo para outras áreas. O objetivo é tornar a gestão 100% digital, ainda mais ágil e eficiente.
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