Aprova Digital
POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Municípios brasileiros se destacam em pesquisas e se tornam exemplos de cidades inteligentes após transformação digital

POR Deyvid Alan  -   

Carros voadores, robôs andando de um lado para o outro, talvez um teletransporte. Qual a primeira coisa que você pensa quando o assunto é características e exemplos de cidades inteligentes? 

Apesar de muitas ideias de futuro estarem apenas na ficção - ao menos por enquanto - os avanços tecnológicos atingiram níveis inimagináveis, causando uma verdadeira transformação digital na sociedade.

Nos exemplos de cidades inteligentes que veremos no decorrer desse texto, o futuro é bem mais tangível e não apenas um conceito ou ideias distantes da nossa realidade. Nessas cidades as tecnologias são a solução para muitos problemas - e não é à toa que isso acontece.

Inovação, eficiência e resultados. Esses são os principais argumentos que estimulam a adoção das tecnologias para a transformação de cidades comuns em verdadeiros exemplos de cidades inteligentes.

É com o uso de tecnologias que esses exemplos de cidades inteligentes deixaram os serviços públicos muito mais eficientes. Demora no atendimento ao cidadão, gastos desnecessários, servidores realizando atividades manuais e nenhum pouco estratégicas para o crescimento do município, problemas ambientais: tudo resolvido com a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação.

E foi com a implementação de tecnologias na máquina pública que muitos municípios se tornaram exemplos de cidades inteligentes, um passo muito importante considerando que os órgãos municipais que já dispõe de sistemas e recursos que permitem aos cidadãos acessarem todos os serviços em poucos cliques.

Além de facilitar o acesso da população e garantir eficiência nos serviços públicos, os gestores que se preocupam com a transformação digital também investem na segurança das informações, algo extremamente importante para se tornar exemplos de cidades inteligentes.

Harmonia entre o mundo físico e o virtual com incentivo e planejamento

As cidades inteligentes são aquelas que reconhecem a importância e se utilizam das tecnologias para alavancar competitividade econômica, promover suporte às ações de gestão ambiental e proporcionar melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Criar cidades inteligentes é um fenômeno global em que se busca não a substituição das estruturas físicas, mas a harmonia entre o mundo físico e o virtual no intuito de impulsionar o crescimento econômico sustentável.

Por isso é importante que os gestores municipais estejam atentos à necessidade de começarem a transformação, cientes de que a legislação avança estimulando a liderança da condução política do tema em nível local.

O debate sobre cidades inteligentes existe há muito tempo, mas foi em março de 2021 que seguiu para tramitação na Câmara dos Deputados o PL 976/21, projeto de lei que estabelece uma política para estimular o desenvolvimento no Brasil das cidades inteligentes.

O plano elaborado com participação da sociedade deverá ser ligado ao Plano Diretor e será condição para acesso aos recursos federais destinados às cidades inteligentes.

Prefeituras de cidades inteligentes prezam por segurança

A automação tem tudo a ver com segurança. No caso dos carros autônomos, por exemplo, em um ambiente mais controlado, sob o amparo de uma cidade inteligente, o número de acidentes tende a cair drasticamente.

Mas a segurança não se limita aos carros. A automação dos processos tramitados nas prefeituras, já acontece em municípios que buscam se tornar cidades inteligentes e é uma grande aliada na segurança das informações.

O armazenamento na nuvem, por exemplo, é a maneira mais eficaz para garantir a segurança de arquivos, evitando que documentos e tramitações importantes estejam expostos a riscos.

Danos físicos em componentes de armazenagem de dados; a falta de backup dos documentos; a obsolescência dos sistemas; manutenções inadequadas, falhas de segurança e acesso a dados sigilosos.

São alguns dos riscos que fazem as prefeituras de cidades inteligentes investirem em soluções tecnológicas para eliminar os processos físicos.

Catástrofes naturais, incêndio, enchente, roubo, vandalismo, também são riscos considerados quando há a tramitação de processos físicos, já que obriga o arquivamento de toneladas de documentos impressos.

Por meio da tramitação online nos sistemas para prefeituras, o armazenamento de todas as informações ocorre diretamente na nuvem, de forma muito mais segura. 

Além da segurança, com a tramitação 100% digital, as análises manuais que sobrecarregam os servidores passam a acontecer de forma automatizada, o que garante ao cidadão mais celeridade ao processo.

O acesso automatizado aos serviços das prefeituras aumenta a interação entre cidadãos e poder público, melhora a qualidade de vida da população e reduz o impacto ambiental pelo consumo de papel.

Essas preocupações são grandes diferenciais na construção de cidades inteligentes.

Exemplos de cidades inteligentes no Brasil

O Brasil também está atento à evolução tecnológica e diversos gestores municipais investem na construção de cidades inteligentes.

Para traçar um retrato dos municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes, foi desenvolvido o Ranking Connected Smart Cities, estudo elaborado pela Urban Systems em parceria com a Necta.

Para chegar aos resultados foram analisadas 680 cidades com base em 75 indicadores, como tecnologia, inovação, segurança e meio ambiente.

O ranking também avalia conceitos de conectividade, economia, educação, empreendedorismo, governança, mobilidade e acessibilidade, saúde e urbanismo.

São Paulo

São Paulo é exemplo de cidades inteligente

Depois de conquistar a primeira posição no ranking geral por dois anos consecutivos, a capital paulista atingiu a primeira colocação nos eixos de Economia e Mobilidade do ranking deste ano.

Centro financeiro do país com o maior PIB, em 2020, a cidade de São Paulo passou a usar a tecnologia do Aprova como porta única de entrada para todos os processos de licenciamento de edificações, incluindo o alvará autodeclaratório para habitações de interesse social.

Com o alvará instantâneo, a cidade sanou um problema vivido a décadas relacionado à falta de integração entre as subprefeituras e bancos de dados. 

Eficiência na construção de moradia popular na maior cidade da América Latina

A capital financeira do brasil dá um exemplo prático de como o uso da tecnologia pode humanizar as relações entre poder público e cidadãos, e acelerar o desenvolvimento social, econômico e urbanístico dos municípios.

A implantação do sistema para prefeituras teve um impacto imediato no programa de metas da maior capital da América Latina, reduzindo em 77% o tempo para aprovação dos projetos para a construção de moradias populares.

Hoje, os projetos de construção que levavam cerca de 365 dias para serem aprovados, são deferidos em menos de três meses. Com isso, 131 mil moradias populares, quase metade da meta de construção até 2024, foram aprovadas apenas em 2021, na capital.

Florianópolis

Florianópolis é exemplo de cidade inteligente

A capital de Santa Catarina ficou em segundo lugar no ranking geral do Connected Smart Cities, conquistando a primeira posição entre as cidades inteligentes da Região Sul do país.

A preocupação em oferecer serviços públicos de qualidade e garantir a transparência em todos os processos, levou à transformação digital na prefeitura de Florianópolis.

Com a implantação do sistema, Florianópolis conseguiu se destacar também no cenário da construção civil. Hoje, entre as capitais brasileiras, detém o recorde de alvará de construção mais rápido do Brasil, emitido em apenas 5 minutos.

Transparência dos processos na capital catarinense

A transparência também é uma premissa fundamental das cidades inteligentes. É nesse ponto também que o sistema para prefeituras entra em ação.

Há décadas lutando contra irregularidades nos processos de emissão de alvarás, a capital de Santa Catarina encontrou na tecnologia uma aliada para combater as construções irregulares.

A partir da implantação do Aprova Digital, os engenheiros e arquitetos tornam-se responsáveis pelo cumprimento da legislação e pelas informações declaradas. 

A inteligência do sistema faz a pré-análise das informações cadastradas e garante que, durante o preenchimento dos campos, as determinações do plano diretor sejam cumpridas.

Com a solução especialista do Aprova, a responsabilidade é retirada dos ombros dos servidores e transferida para os profissionais requerentes.

Em apenas sete meses utilizando o sistema, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano identificou 36 processos que apresentaram projetos irregulares ou fraudulentos. 

Foi dessa forma, sem a necessidade de realizar trabalhos manuais que podem ser automatizados, os analistas conseguiram focar nas fiscalizações e aplicaram penalidade em 33 responsáveis técnicos.

Cidades inteligentes contam com o Aprova Digital

Ao todo, 15 cidades que realizaram a transformação digital nas prefeituras se tornaram exemplos de cidades inteligentes, garantindo destaque no Top 100 do Ranking Connected Smart Cities 2022.

  • Santana de Parnaíba / SP
  • Sorocaba / SP
  • Itajaí / SC
  • Joinville / SC
  • Varginha / MG
  • Cascavel / PR
  • Criciúma / SC
  • João Pessoa / PB
  • Chapecó / SC
  • Lençóis Paulista / SP
  • São José do Rio Preto / SP
  • Barretos / SP
  • Presidente Prudente / SP

Todas elas realizaram a transformação digital nas prefeituras, implantando o Aprova para melhorar os serviços prestados à população e também são destaques no Brasil como exemplos de cidades inteligentes.

As experiências positivas obtidas nesses municípios reforçam a importância dessa transformação.

Varginha e Sorocaba também são exemplos de cidades inteligentes

Em Minas Gerais, no município de Varginha, o cenário da construção civil se mostrou um pilar importante na economia da cidade, especialmente na pandemia da Covid-19. A tramitação digital de alvarás e outros documentos para obras se manteve sem interrupção.

Atualmente a aprovação de um projeto ou pedido de alvará acontece em aproximadamente 25 dias. Antes da digitalização, esse mesmo pedido poderia levar mais de dois meses para ser atendido pelos servidores.

A automação do atendimento na prefeitura, ou seja, colocar etapas do atendimento no piloto automático, também liberou os servidores para atualizar o cadastro imobiliário e com isso, incrementar a arrecadação municipal.

Hoje, a cidade mineira está no Top 50 no ranking de competitividade de municípios brasileiros.

Já em Sorocaba, a Secretaria de Urbanismo e Licenciamento também implantou o Aprova Digital para facilitar e agilizar os processos no município. O município ocupa a 9ª posição no ranking de mobilidade digital entre as maiores cidades brasileiras.

Lá os cidadãos conseguem emitir de forma 100% digital alvará para eventos em espaços particulares, alvará para construção de residência unifamiliar e salão comercial, certidão de numeração, de vistoria, de viabilidade e ainda a carta habite-se.

Além da preocupação com a qualidade dos serviços oferecidos aos cidadãos, a redução do impacto ambiental também é destaque.

A partir da implantação do sistema para prefeitura, a Seurb estima que deixará de consumir mais de 350 mil folhas de papel sulfite em apenas um ano, passando a ter cerca de 11 mil agendamentos e cinco mil novos processos por ano.

Exemplos de cidades inteligentes pelo mundo

Diversas cidades do mundo mostram que o uso de tecnologias digitais aplicadas à prestação de serviços urbanos conseguem resolver inúmeros problemas e proporcionar mais qualidade de vida à população. 

Conheça algumas delas:

Nova York - Estados Unidos 

Nova York é um exemplo de cidade inteligente

Foi classificada como cidade inteligente por ter implementado uma plataforma interativa que converteu 10 mil telefones públicos antigos em 8.400 pontos de conexão para utilização pública. Também foi disponibilizado 1GB de wi-fi para uma distância de até 45 a 50 metros, além de ligações gratuitas dentro dos Estados Unidos

Songdo - Coreia do Sul

Songdo é uma das maiores referências quando falamos de cidades inteligentes. Ela foi planejada pensando totalmente na tecnologia e sustentabilidade.

Seus edifícios são conectados a sistemas que possibilitam o monitoramento da energia e alarmes de incêndio, reduzindo o custo com manutenção e otimizando o uso.

Outro exemplo de inovação da smart city é o pneumático, um sistema localizado em todos os apartamentos. Os resíduos jogados ali vão direto para a central de coleta de lixo.

Copenhagen - Dinamarca

Copenhagen está no topo da lista em inteligência urbana, sendo considerada a mais inovadora em tecnologias para este fim. A cidade se comprometeu, por exemplo, em atingir a emissão neutra de carbono até 2025. Quando não há trânsito nas ruas, os semáforos se desligam automaticamente para economizar energia. 

Outra solução interessante foi conseguir oferecer iluminação a partir da energia solar em muitos espaços públicos. A capital também investiu no desenvolvimento de aplicativos para encontrar vagas de estacionamento disponíveis nas ruas e gerenciadores de consumo de energia residencial.

Para colocar em prática tantas melhorias na cidade, mais de 250 empresas e startups foram envolvidas no projeto, em parceria com universidades, setor público e indústrias.

Barcelona - Espanha

Assim como Songdo, a cidade espanhola também investe na gestão de resíduos. Escotilhas foram espalhadas pela cidade inteligente e recolhem o lixo de hora em hora durante os 7 dias da semana.

Esse material viaja até 70 km/h em uma tubulação que fica a 5 metros da superfície. Ao chegar no centro de coleta, o lixo é separado entre material reciclável e orgânico. Esse último é transformado em combustível para gerar eletricidade para a smart city.

Comece na sua prefeitura a transformação para uma cidade inteligente

Viu como são inspiradores os projetos espalhados pelo mundo para a transformação dos municípios em verdadeiros exemplos de cidades inteligentes?

Também é motivo de orgulho ver como diversas cidades brasileiras estão empenhadas nesta transformação.

O mais importante é lembrar que o avanço para cidades inteligentes começa aos poucos e a transformação na prefeitura do seu município pode ser o ponto de partida para alçar voos ainda mais altos.

Seja você o responsável pela transformação digital da sua cidade!

Digitalizar processos e fluxos do serviço público é a melhor forma para se tornar uma cidade competitiva e estar na vitrine das mais eficientes do Brasil.

Clique aqui para agendar um demonstrativo e conheça como o Aprova Digital tem contribuído para a transformação de municípios em verdadeiros exemplos de cidades inteligentes.

Migre sua prefeitura do físico para o digital com suporte personalizado em todas as etapas.
SOLICITE UM ORÇAMENTO
Ana Karla Martins