Aprova Digital
POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Ocupando a 9ª posição em ranking de mobilidade digital, Sorocaba oferece serviços à população pelo Aprova Digital

POR Deyvid Alan  -   

A importância de se investir em tecnologia e acompanhar as transformações digitais fica ainda mais evidente a cada dia.

Todos os dias somos bombardeados por informações e por tarefas que ficam mais fáceis de gerenciar graças a inúmeras ferramentas tecnológicas que foram pensadas para facilitar nosso dia a dia.

Hoje já estamos completamente integrados às novas ferramentas tecnológicas e fica praticamente impossível viver sem elas em nosso dia a dia, seja para buscar serviços, pedir alimentos, comprar, interagir, se locomover.

O setor público também tem buscado acompanhar esses avanços e com soluções tecnológicas está permitindo que os contribuintes estejam sempre conectados às atividades realizadas pela gestão, além de oferecer facilidade de acesso aos serviços oferecidos à comunidade.

Sorocaba, cidade de São Paulo, é um dos municípios em que a prefeitura tem investido em tecnologia para beneficiar a população.

Ciente de que acompanhar os avanços tecnológicos é fundamental para garantir o crescimento e o desenvolvimento econômico, a Secretaria de Urbanismo e Licenciamento implantou o Aprova Digital para facilitar e agilizar os processos no município.

Com cerca de 695 mil habitantes, de acordo com o último levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Sorocaba é a quarta região mais populosa do interior paulista e a mais populosa da região Sul. Oferece boa qualidade de vida, com oferta de educação, emprego e renda, como evidencia o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), com resultado de 0,798, o que representa um valor acima do Brasil (0,727). O IDH mede o desenvolvimento econômico e social, e representa um importante instrumento para análise das políticas sociais.

Economicamente, a cidade também apresenta um papel expressivo, pois gera cerca de 4,25% do Produto Interno Bruto (PIB) de São Paulo. Por isso, é vista como uma das cidades mais desenvolvidas do país, com grande destaque no setor industrial.

Entre os rankings liderados pelo município, um deles é com relação às inovações tecnológicas da cidade. Uma pesquisa da revista IstoÉ apontou Sorocaba entre as melhores do Brasil em um total de 16 subcategorias, ficando na 17ª colocação no ranking geral dos Top 50 municípios do país. 

Nos indicadores de modernização, dentro do quesito mobilidade digital, Sorocaba aparece na 13ª colocação no ranking geral e na 9ª posição entre as maiores cidades brasileiras.

Buscando manter os bons índices nos indicadores de desenvolvimento, a Seurb disponibiliza para os cidadãos sete serviços de forma totalmente digital: 

  1. Alvará para eventos em espaços particulares
  2. Alvará para construção de residência unifamiliar
  3. Alvará para construção de salão comercial sem atividade definida 
  4. Certidão de numeração
  5. Certidão de vistoria para salão comercial
  6. Habite-se para residência unifamiliar
  7. Reconsideração de Viabilidade

“É preciso inovar e se modernizar, para que Sorocaba cresça cada vez mais, a cada dia. Nossa cidade tem avançado muito e temos que acompanhar todo o progresso que ainda está por vir. Nossa administração tem como proposta inovar todo o processo administrativo, para que tenhamos mais agilidade e com oferta de serviços de qualidade e de forma prática, sem burocracia”, ressalta o prefeito Rodrigo Manga.

Com a substituição dos processos físicos por fluxos 100% digitais, as atividades que antes eram manuais passam a ser executadas pela plataforma do Aprova Digital, acelerando os serviços e tornando mais eficientes para a população 

Toda documentação necessária é apresentada quando a solicitação entra no sistema e só avança para a análise se estiver tudo correto e sem falhas. O próprio sistema valida essas informações, automatizando boa parte da etapa de análise, sem necessidade de conferência humana.

“O processo de digitalização é algo esperado por todos nós e ocorrerá paulatinamente. Nesse quesito, ganhamos em agilidade no momento da aprovação de projetos, além de uma melhor administração dos mesmos, pois temos muitos pedidos de aprovação de projetos de construção e autorizações para realização de eventos. Trata-se de economia física, financeira e logística sobre os processos. É uma solução definitivamente inovadora”, afirma o secretário de Urbanismo e Licenciamento, Paulo Henrique Marcelo.

A partir da implantação do Aprova Digital, a Seurb estima que deixará de consumir mais de 350 mil folhas de papel sulfite em apenas um ano, passando a ter cerca de 11 mil agendamentos e cinco mil novos processos por ano.

“Vamos poupar tempo e diminuir o esforço na tramitação online em benefício da população e da administração pública, além de aumentar a eficiência na arrecadação do Município e reduzir custos para todos, evitando deslocamentos e impressão de documentos”, complementa o secretário.

Como funciona o Aprova Digital 

Assista o treinamento realizado em Sorocaba para tirar dúvidas sobre o funcionamento da plataforma.

A plataforma do sistema Aprova Digital é configurável de acordo com a necessidade de cada prefeitura. 

Uma solicitação só segue para o fluxo de análise se todas as informações, pré-estipuladas pela prefeitura e configuradas pela equipe de implementação do Aprova Digital, estiverem completamente preenchidas. 

É exatamente essa parametrização que impede o vai e vem de requerimentos, o que aumenta o tempo de resposta para o cidadão. O sistema pré-valida, sem a necessidade de uma primeira checagem dos servidores, todas as informações submetidas pelos responsáveis de obras.

Segundo Ana Paula Scramin, responsável pela implementação do Aprova Digital na Prefeitura de Sorocaba, processos 100% digitais reduzem o tempo da tramitação de solicitações públicas complexas. 

“O tempo gasto para atendimento no balcão e para análises de documentos são drasticamente reduzidos. A plataforma agiliza demais a prestação de serviços ao cidadão e melhora a qualidade do serviço público”, complementa.

Se por um lado facilita a vida do cidadão, que não precisa mais encarar trânsito e filas para comparecer ao balcão da prefeitura, por outro, também otimiza o tempo do serviço público e possibilita atuação mais estratégica. 

“O sistema proporciona acesso rápido a documentos para pesquisas e ajustes, conforme solicitação dos técnicos. Além de autoexplicativo, o sistema permite filtragem detalhada de cada solicitação em análise”, completou Ana Paula, que também é engenheira e conhece bem as dificuldades dos técnicos municipais.

A plataforma que proporciona benefícios de ponta a ponta

Sorocaba é a 14ª cidade de São Paulo a implementar a tecnologia do Aprova Digital para agilizar os processos, reduzir despesas e promover uma gestão mais eficiente e transparente para a população.

Os resultados são surpreendentes em todos os municípios que adotaram o sistema e em todas as cidades atendidas são tramitados mais de 40 mil processos digitais, todos os meses.

Com o alvará instantâneo, a cidade de São Paulo sanou um problema vivido a décadas relacionado à falta de integração entre as subprefeituras e bancos de dados. 

A automação do licenciamento provocou um salto na aprovação de moradias populares em dois anos, de 39.000 obras autorizadas em 2019 para 131.000 em 2021.

Mais de 65 cidades já conquistaram resultados positivos

Atualmente o Aprova está em mais de 65 cidades por todo o Brasil, desde grandes capitais como São Paulo, Florianópolis e João Pessoa, até cidades menores como Urupema, em Santa Catarina, que tem menos de 3.000 habitantes. 

Em Minas Gerais, a Prefeitura de Patos de Minas economizou R$ 13 milhões em apenas 3 meses depois que digitalizou 100% das secretarias e deixou de consumir cerca de 150 toneladas de papel

Em Santa Catarina, diversas cidades também avançaram na gestão graças à tecnologia implantada nas secretarias públicas. Lages, município com 157 mil habitantes, recebeu 9.000 processos digitais em apenas dois anos. 

Itajaí, também no estado catarinense, reduziu de 60 dias para 6 dias o prazo da primeira análise para abertura de empresas.

Acesse o e-book: "Um retrato da transformação digital nas prefeituras e secretarias municipais" e veja 5 casos de sucesso que mostram como as cidades alcançaram resultados impressionantes ao transformar processos ultrapassados em serviços digitais.

Um retrato da transformação digital nas prefeituras e secretarias municipais

O legado permanente na sua gestão

O Aprova Digital elimina a burocracia, acelera a liberação de alvarás e licenças, desonera a máquina pública e gera economia ao município.

Digitalizar processos e fluxos do serviço público é a melhor forma de deixar um legado permanente em sua cidade.  Melhore a rotina do servidor e a experiência do cidadão com a gestão municipal! 

Quer saber como implantar esse sistema na sua cidade?

Clique aqui para tirar todas as suas dúvidas e agendar um demonstrativo!

Confira o lançamento do Aprova Digital em Sorocaba

Migre sua prefeitura do físico para o digital com suporte personalizado em todas as etapas.
SOLICITE UM ORÇAMENTO
Ana Karla Martins