Prefeitura de Navegantes coloca serviços no piloto automático para acelerar obras

A expectativa é que em 2022 a digitalização feita ainda este ano permita não só economizar dinheiro público, mas colocar em prática projetos estratégicos de desenvolvimento municipal que estavam parados. 

O município de Navegantes é uma das cidades mais prósperas do estado de Santa Catarina. E agora, seus 85 mil habitantes, já privilegiados com um dos terminais portuários mais bem equipados do país, vão ganhar mais tecnologia e inovação.

A partir do dia 30 de novembro, técnicos, engenheiros e arquitetos, responsáveis por obras construídas na cidade, vão poder tramitar requerimentos de modo 100% digital na Secretaria de Planejamento Urbano. 

A solução digital adotada pela Prefeitura de Navegantes é personalizada, além de ser implementada pelo Aprova Digital - startup especialista na digitalização de serviços para gestões públicas municipais. 

Na semana passada aconteceu a live de lançamento para engenheiros e arquitetos. Os requerentes aprenderam a criar uma conta, solicitar um processo, realizar correções no processo, gerar o documento final do protocolo após o deferimento e todo o passo a passo desde a criação até a obtenção do documento final. 

O que é digital agora em Navegantes 

A população e os responsáveis técnicos de obras na cidade poderão solicitar: 

  • Alvarás de obras

  • Certidão de numeração

  • Consulta de viabilidade

  • Certidão de averbação

  • Certidão de confrontantes 

  • Pedido de retificação para processos solicitados diretamente na plataforma Aprova Digital

A digitalização dos serviços transforma a maneira como o público é atendido e como o servidor municipal trabalha. 

O secretário de Planejamento Urbano, Dagmar de Oliveira, reforça que com a digitalização da secretaria a ideia é realocar funcionários técnicos que estavam no atendimento, e que já eram poucos, para projetos mais estratégicos. 

"Com os processos digitais será possível criar equipes específicas para desenvolver projetos que antes não eram possíveis e com foco mais estratégico para a cidade.”

Cerca de 842 toneladas de papel devem ser economizadas em um ano pela Prefeitura de Navegantes graças à implantação de processos digitais.

Mas, para o secretário, não se trata apenas da redução de despesas ao deixar de usar as 500 folhas de papel sulfite por dia na secretaria, mas também da economia de tempo dos funcionários e dos cidadãos.  


Serviços digitais 100% personalizados

Na prática, são configurados formulários digitais com campos específicos para cada processo e que devem ser, obrigatoriamente, preenchidos por quem solicita algum tipo de análise. No caso de Navegantes, por arquitetos, engenheiros e técnicos.

Com isso, um processo tem sua validação feita no próprio formulário, ainda durante o preenchimento. Tudo pela internet, sem necessidade do cidadão sair de casa ou do escritório.

Esse fluxo digital também evita que os funcionários públicos dediquem a maior parte do seu tempo em análises, porque a própria plataforma cumpre essa demanda. É uma tecnologia que acaba com o desperdício e os trabalhos manuais, demorados e repetitivos, além de trazer comodidade para o cidadão. 

No dia a dia de uma secretaria, a substituição de trabalhos manuais por fluxos digitais reduz em até 90% o tempo para deferimentos. 

Foto: Prefeitura de Navegantes

Prefeitura de Navegantes no piloto automático

O diretor da Secretaria de Planejamento Urbano, Dener Antônio da Silva,  lembra que qualquer processo só acontecia mediante a presença física do requerente no balcão da prefeitura. 

"O requerente precisava ir até o guichê com toda a documentação impressa e os anexos para protocolar seu pedido. O nosso controle também era feito de maneira manual e simples, em planilhas de Excel."

Segundo ele, a expectativa com a plataforma é melhorar o fluxo e a comodidade para todos, tornando o serviço realmente mais eficiente.

A Secretaria de Planejamento Urbano de Navegantes pretende disponibilizar mais serviços para população já após a primeira fase de implementação, digitalizando processos relacionados à carta habite-se, parcelamento de solo e demolição, que já estão sendo pré-configurados. 

Navegantes é a 15º cidade digital em Santa Catarina 

A gestão municipal de Navegantes segue uma tendência da busca pela inovação e eficiência bastante evidente em Santa Catarina. No estado já são 15 prefeituras com serviços digitalizados pelo Aprova Digital que entregam resultados, na prática, para  servidores, cidadãos e cofres públicos.

Em Itajaí: o alvará mais rápido do Brasil

A gestão de Itajaí é um dos casos de sucesso do Aprova Digital. A cidade tem o alvará mais rápido do Brasil. Os pedidos que demoravam cerca de 60 dias para serem analisados, agora levam apenas 24 horas para serem liberados. 

Entre os inúmeros resultados da digitalização na Prefeitura de Itajaí, merecem destaque:

  • 75% de aumento na produtividade dos servidores

  • Praticamente dobrou o deferimentos de processos: de 240 para 420 

  • Redução do tempo para aprovação de projetos: de 60 dias para apenas 2

O Aprova Digital é uma plataforma especialista em soluções digitais para as gestões dos municípios.  

Como é 100% personalizada, a solução atende de pequenos municípios a grandes centros urbanos, como é o caso da capital de São Paulo, que digitalizou o processo para construção de habitação social. 

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