O resultado do Ranking Connected Smart Cities 2022, estudo elaborado pela Urban Systems em parceria com a Necta, apresentou as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil.
Entre as 100 primeiras colocadas no ranking geral, 15 cidades que utilizam o Aprova Digital foram reconhecidas como as mais inteligentes e conectadas do país.
As cidades inteligentes são aquelas que reconhecem a importância e se utilizam das tecnologias para alavancar competitividade econômica e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
O Ranking Connected Smart Cities 2022 é a principal iniciativa do setor de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil e tem o objetivo de mapear aquelas com maior potencial de desenvolvimento.
O estudo avalia os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes, abrangendo 680 cidades e o resultado é apresentado em quatro frentes:
A pesquisa é composta por 75 indicadores, divididos em 11 eixos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança.
Investir em sistemas para prefeituras e em tecnologias que mordenizam os processos públicos é uma tendência que tem transformado a experiência do cidadão com o governo.
Dispondo de funcionalidades que contemplam as especificações do PL 976/21, o Aprova Digital está presente em 15 cidades que se destacaram nas 100 primeiras posições do Ranking Connected Smart Cities 2022.
Cascavel, no Paraná, é mencionada em cinco dos 11 eixos avaliadas e ocupa a 50ª posição do ranking geral. A “capital do Oeste” se destaca no eixo de tecnologia e inovação.
A prefeitura oferece atendimento digital aos cidadãos para aprovação de alvarás e outros documentos do setor de obras através da plataforma do Aprova Digital. O morador pode fazer tudo pela internet, sem sair de casa ou do escritório e sem necessidade de impressão de documentos.
Essa facilidade reduziu o tempo de espera por serviços essenciais para a economia da cidade e provocou um efeito cascata positivo no mercado da construção civil. Com mais obras saindo do papel mais rápido, o número de vagas de trabalho quase dobrou com a digitalização de processos.
A gestão também realiza toda comunicação interna e externa por meio da plataforma.
Santana de Parnaíba está na 22ª posição no top 100. O município se destaca na frente de tecnologia e inovação ocupando a 11ª posição, e também garantiu a 5ª colocação em governança.
Na cidade paulista, os cidadãos contam com serviços digitais para os assuntos relacionados à construção civil e meio ambiente. A tecnologia assegura agilidade e confiabilidade no atendimento à população, característica fundamental em uma cidade inteligente.
Marcando presença em 8 eixos do ranking, Itajaí garantiu a 34ª colocação geral, com protagonismo nos eixos de empreendedorismo, economia e tecnologia e inovação.
Além do atendimento digital nas áreas de obras e meio ambiente, com a liberação de alvarás de construção, aprovação de projetos e licenças ambientais, a prefeitura utiliza uma solução do Aprova que agiliza a abertura de novas empresas e garante a rapidez que os empreendedores precisam para acompanhar o mercado.
Com a implantação do Aprova, a prefeitura realiza os trâmites necessários para liberar o alvará para novas empresas em 36 horas.
Depois de liderar o ranking geral do Connected Smart Cities por dois anos consecutivos, São Paulo (SP) figura em 2022 na terceira posição.
O primeiro lugar na classificação geral foi ocupado por Curitiba (PR), o segundo foi para Florianópolis (SC).
Centro financeiro do país com o maior PIB, a capital paulista atingiu a primeira colocação nos eixos de Economia e Mobilidade do ranking neste ano.
Em 2020, a maior cidade da América Latina passou a usar a tecnologia do Aprova como porta única de entrada para todos os processos de licenciamento de edificações, incluindo o alvará autodeclaratório para habitações de interesse social.
Com o alvará instantâneo, a cidade de São Paulo sanou um problema vivido a décadas relacionado à falta de integração entre as subprefeituras e bancos de dados.
A automação do licenciamento provocou um salto na aprovação de moradias populares em dois anos, de 39.000 obras autorizadas em 2019 para 131.000 em 2021.
A capital de Santa Catarina - o quarto estado mais rico do Brasil, de acordo com o IBGE - conquistou a 2ª colocação entre as cidades mais inteligentes e conectadas do país pelo terceiro ano consecutivo.
Ocupando a 6ª posição no eixo de tecnologia e inovação, foi com a implantação do sistema especialista para prefeituras que Florianópolis conseguiu combater as irregularidades nos processos de emissão de alvarás para construções.
Em apenas sete meses utilizando o Aprova Digital, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano identificou 36 processos que apresentaram projetos irregulares ou fraudulentos e penalizou 33 responsáveis técnicos.
Além da segurança e transparência obtidas com a análise automática dos dados, Florianópolis também detém o recorde de alvará de construção mais rápido do Brasil entre as capitais brasileiras, emitido em apenas 5 minutos.
Clientes do Aprova Digital costumam se destacar entre as principais pesquisas que avaliam o desenvolvimento dos municípios brasileiros.
Atualmente 65 cidades oferecem serviços públicos digitais e impactam a vida de mais de 21 milhões de brasileiros todos os anos, gerando economia e mais eficiência para o governo.
Seja você o responsável pela transformação digital da sua cidade. Digitalizar processos e fluxos do serviço público é a melhor forma de deixar um legado permanente em sua gestão.
Quer ser uma cidade competitiva e estar na vitrine das mais eficientes do Brasil? Clique aqui para tirar todas as suas dúvidas e agendar um demonstrativo!