Ver todas as notícias

Evento em Venâncio Aires marca nova fase de serviços digitais com a Aprova

Com 52 serviços já disponíveis e impacto direto na agilidade dos processos, cidade fortalece modernização do atendimento público

16 de jul. de 2025

Marco Zanatta, CEO da Aprova, ao lado do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, durante evento sobre cidades inteligentes.

A Prefeitura de Venâncio Aires realizou o evento que marca a ampliação dos serviços digitais realizados pela Aprova, reforçando o compromisso com a modernização da gestão pública.

A cerimônia reuniu autoridades, servidores e profissionais da comunidade que contam com um sistema 100% digital para solicitações e acompanhamentos de serviços municipais.

Com a nova fase da modernização, moradores e empresas da Capital do Chimarrão podem acessar uma série de serviços pela internet, sem a necessidade de deslocamento até a Prefeitura.

“A plataforma não substitui o atendimento presencial. Seguimos atendendo na Prefeitura como sempre. Mas agora também oferecemos uma alternativa muito mais acessível para quem não pode vir até aqui durante o expediente. É mais um passo para tornar o serviço público mais eficiente e próximo das pessoas”, afirmou o prefeito Jarbas da Rosa.

Ao todo, já estão disponíveis 52 serviços digitais, abrangendo áreas como planejamento urbano, meio ambiente, obras, fiscalização, licenciamento e administração geral.

A iniciativa é mais um marco da cidade no uso de tecnologia aplicada ao setor público. A Secretaria de Planejamento e Urbanismo, por exemplo, já utiliza o sistema há cerca de um ano e é pioneira na adoção da ferramenta.

Segundo a secretária Deizimara Souza, 95% dos processos da pasta já tramitam pelo Aprova, o que gerou ganhos expressivos de produtividade e tempo de resposta.

Com a integração de novas secretarias e serviços prevista para os próximos meses, o município consolida um modelo de atendimento mais moderno, eficiente e sustentável.

“Estamos desburocratizando os processos e trazendo mais transparência. Além disso, a digitalização reduz drasticamente o uso de papel, o que significa economia e respeito ao meio ambiente”, destacou o secretário de Gestão e Governança, Tiago Quintana, durante o evento.

Durante a cerimônia, as especialistas Júlia Santana e Valentina Haag, da equipe da Aprova, realizaram uma demonstração técnica do sistema, apresentando funcionalidades, automatizações com inteligência artificial e os benefícios da rastreabilidade digital.

A Aprova já está presente em mais de 120 prefeituras brasileiras e utiliza inteligência artificial para automatizar etapas repetitivas, reduzir erros e dar mais segurança às análises.

Agende uma demonstração gratuita e veja como alavancar os resultados na sua prefeitura.