Soluções

Conteúdos

Institucional

Ver todas as notícias

Lançamento da Aprova reúne autoridades, servidores e profissionais em Santa Cruz do Sul

O evento marcou o lançamento dos serviços digitais na Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade.

13 de mai. de 2025

A prefeitura de Santa Cruz do Sul (RS) reuniu autoridades, servidores e profissionais da cidade em uma cerimônia de lançamento da Aprova na Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade.

Agora, os usuários terão mais facilidade para solicitar serviços da secretaria de forma 100% digital e pela internet, sem necessidade de deslocamento até a prefeitura.

Para a  fiscal da secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Josiane Frantz, além da praticidade e agilidade para a população, os processos digitais também impactam na rotina dos servidores.

“O processo digital pela Aprova organiza as demandas dos servidores, estabelece prazos para cumprimento e cria um histórico de cada pedido. Isso é fundamental para a continuidade dos serviços públicos, independente do governo”, explica.

A secretária da pasta, Prissila Bordignon, destaca que além disso, a modernização acompanha as melhores práticas de gestão urbana, facilitando o planejamento das ações futuras da secretaria através de dados e relatórios fornecidos pelo sistema.

“Vamos agilizar os processos da secretaria, alvarás, certidões, licenças, que são demandas crescentes da cidade. Queremos que as pessoas tenham facilidade de acesso aos serviços, ao mesmo tempo que garantimos a sustentabilidade ambiental reduzindo o uso de papel”, comenta Prissila.

Além da secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, desde 2022 a prefeitura de Santa Cruz do Sul conta com a Aprova na Secretaria de Planejamento e Mobilidade Urbana.

Pedidos de alvarás de construção, habite-se, regularização, aprovação de projeto e outros 14 tipos de serviços são resolvidos com agilidade e segurança. Já são mais de 5.500 processos tramitados de forma totalmente digital.

Como utilizar a plataforma em Santa Cruz do Sul

Nesta primeira etapa da modernização, nove serviços da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade poderão ser solicitados e acompanhados de forma 100% digital. São eles:

  1. Alvará Florestais

  2. Declarações

  3. Certidões

  4. Licenças em geral

  5. Condicionantes de Licença

  6. Registro de denúncias

  7. Notificações

  8. Auto de Infração

  9. Outros

Para utilizar o sistema é preciso acessar o site e fazer o cadastro gratuito em https://santacruzdosul.aprova.com.br/home

Santa Cruz do Sul é a 9ª cidade do Rio Grande do Sul que utiliza a Aprova para tornar os serviços mais eficientes. Xangri-lá, Frederico Westphalen e Ibirubá também fazem parte dos 120 municípios beneficiados pela tecnologia.

Sede Administrativa

Edifício Level - 4º Andar
Rua Afonso Pena, 1876
Centro, Cascavel - PR

Escritório de Relacionamento

Cubo Network - 11º Andar

Alameda Vicente Pinzon, 54
Vila Olímpia, São Paulo - SP

Investidores
Sede Administrativa

Edifício Level - 4º Andar
Rua Afonso Pena, 1876
Centro, Cascavel - PR

Escritório de
Relacionamento

Cubo Network - 11º Andar

Alameda Vicente Pinzon, 54
Vila Olímpia, São Paulo - SP

Investidores
Institucional

Funcionalidades

Sobre nós

Políticas e diretrizes

Vagas

Parcerias

Conteúdos

Blog

Materiais

Cases

Atendimento

Base de conhecimento

Suporte

Meus chamados

Fale com vendas

Sede Administrativa

Edifício Level - 4º Andar
Rua Afonso Pena, 1876
Centro, Cascavel - PR

Escritório de Relacionamento

Cubo Network - 11º Andar

Alameda Vicente Pinzon, 54
Vila Olímpia, São Paulo - SP

Investidores