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Lançamento da Aprova reúne autoridades, servidores e profissionais em Santa Cruz do Sul
O evento marcou o lançamento dos serviços digitais na Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade.
13 de mai. de 2025

A prefeitura de Santa Cruz do Sul (RS) reuniu autoridades, servidores e profissionais da cidade em uma cerimônia de lançamento da Aprova na Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade.
Agora, os usuários terão mais facilidade para solicitar serviços da secretaria de forma 100% digital e pela internet, sem necessidade de deslocamento até a prefeitura.

Para a fiscal da secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Josiane Frantz, além da praticidade e agilidade para a população, os processos digitais também impactam na rotina dos servidores.
“O processo digital pela Aprova organiza as demandas dos servidores, estabelece prazos para cumprimento e cria um histórico de cada pedido. Isso é fundamental para a continuidade dos serviços públicos, independente do governo”, explica.
A secretária da pasta, Prissila Bordignon, destaca que além disso, a modernização acompanha as melhores práticas de gestão urbana, facilitando o planejamento das ações futuras da secretaria através de dados e relatórios fornecidos pelo sistema.
“Vamos agilizar os processos da secretaria, alvarás, certidões, licenças, que são demandas crescentes da cidade. Queremos que as pessoas tenham facilidade de acesso aos serviços, ao mesmo tempo que garantimos a sustentabilidade ambiental reduzindo o uso de papel”, comenta Prissila.
Além da secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, desde 2022 a prefeitura de Santa Cruz do Sul conta com a Aprova na Secretaria de Planejamento e Mobilidade Urbana.
Pedidos de alvarás de construção, habite-se, regularização, aprovação de projeto e outros 14 tipos de serviços são resolvidos com agilidade e segurança. Já são mais de 5.500 processos tramitados de forma totalmente digital.

Como utilizar a plataforma em Santa Cruz do Sul
Nesta primeira etapa da modernização, nove serviços da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade poderão ser solicitados e acompanhados de forma 100% digital. São eles:
Alvará Florestais
Declarações
Certidões
Licenças em geral
Condicionantes de Licença
Registro de denúncias
Notificações
Auto de Infração
Outros
Para utilizar o sistema é preciso acessar o site e fazer o cadastro gratuito em https://santacruzdosul.aprova.com.br/home.
Santa Cruz do Sul é a 9ª cidade do Rio Grande do Sul que utiliza a Aprova para tornar os serviços mais eficientes. Xangri-lá, Frederico Westphalen e Ibirubá também fazem parte dos 120 municípios beneficiados pela tecnologia.