Aprova Digital
POLÍTICA DE PRIVACIDADE

7 livros de gestão pública + 5 títulos gratuitos para download

POR Rafael Francisco  -   

Uma gestão municipal é a administração mais próxima da população. Por isso, as prefeituras podem ser consideradas figuras estratégicas na prestação de serviços públicos de qualidade. 

Para que isso seja possível também na prática, é importante que gestores públicos se mantenham atualizados sobre a administração pública.

Uma prática simples, mas indispensável, é a reciclagem de conhecimento que gestores públicos podem fazer com o auxílio de livros de gestão pública. 

Com o auxílio de trabalhos que envolvam análises sobre a administração pública, gestores podem acompanhar tendências, estudos e reflexões técnicas feitas por estudiosos em relação ao trabalho do Estado.

Separamos 7 livros de gestão pública essenciais que podem oferecer insights para prefeitos e secretários. 

Ao final do texto, separamos para você também uma lista, com link para download gratuito,  dos 5 livros de gestão pública mais acessados em 2020. Confira! 

Mulher lê sobre livros de gestão pública

1. Criando valor público 

De autoria de Mark Moore - especialista em administração pública -  o livro de gestão pública “Criando valor público” oferece a gestores e outros agentes um programa de treinamento em gerência pública.  

Um dos pontos altos do trabalho é a argumentação que o autor faz sobre a imagem do burocrata rígido por meio de estudos de casos de vários serviços públicos americanos.  

Um outro trabalho, do mesmo autor, que também está disponível no repositório da Escola de Administração Pública - Enap, é o “Criando valor público por meio de parcerias público-privadas''. 

Acesse gratuitamente esse livro de gestão pública clicando aqui.  

2. Burocracia de nível de rua – dilemas do indivíduo no serviço público

De autoria do  Michael Lipsky, o livro de gestão pública “Burocracia de nível de rua” trata uma questão provocativa e paradoxal: como tratar cidadãos de forma igualitária sem desconsiderar a individualidade dos cidadãos? 

Para gestores e servidores públicos interessados nesta discussão, a boa notícia é que o livro está disponível no repositório da Escola de Administração Pública - Enap. 

Acesse gratuitamente esse livro de gestão pública clicando aqui. 

3. Livro de Gestão Pública – Aspectos Atuais e Perspectivas para Atualização 

As complexidades da administração pública têm aumentado cada vez mais em função das demandas da população por produtos e serviços públicos. O que provoca mudanças no modo de pensar e agir dos gestores públicos. Um livro indispensável sobre esse cenário é o trabalho assinado por Reinaldo Dias. 

4. Contabilidade Pública na Gestão Municipal 

A Lei de Responsabilidade Fiscal mudou o foco de como administrar serviços públicos. Transparência é uma das características mais essenciais das administrações públicas. 

O livro de gestão pública “Contabilidade Pública na gestão municipal'', de autoria de Nilton de Aquino Andrade, é uma aplicação da teoria contábil na prática que pode ajudar prefeitos e gestores municipais na classificação, registro, controle e análises essenciais na tomada de decisões. 

5. Manual de Gestão Pública Contemporânea de José Matias-Pereira

Esse manual de Gestão Pública, assinado por José Matias-Pereira, aborda os principais desafios da gestão pública como maneiras de viabilizar a inclusão, reduzir a desigualdade e promover o desenvolvimento socioeconômico e ambiental sustentável. 

Esse livro de gestão pública é um estudo importante para gestores que querem administrar a partir das mudanças de uma sociedade que não está parada. Esse livro de gestão pública está disponível na biblioteca digital do Tribunal Superior Eleitoral. 

Acesse gratuitamente esse livro de gestão pública clicando aqui. 

6. Formulação de Políticas Públicas

O livro de Ana Cláudia oferece a gestores conceitos introdutórios sobre o processo de formulação de políticas públicas. O trabalho parte de subsídios teóricos e, ao mesmo tempo, desenvolve estudos para entender e criar políticas públicas a partir de técnicas e análises específicas.  

7. Orçamento Público

“Orçamento Público”, de James Giacomoni, é um trabalho indispensável para entender as principais características do sistema e do processo orçamentário brasileiro. Além disso, esse livro de gestão pública trás exemplificações práticas das ações estatais.


Para ampliar ainda mais a possibilidade de atualizar seus conhecimentos em administração pública, listamos abaixo os 5 livros de gestão pública mais acessados em 2020. Os trabalhos estão disponíveis para download gratuito. 

  1. Sistema de governo e políticas públicas, Cláudio Gonçalves Couto
  2. Laboratórios inovação no setor público: mapeamento e diagnóstico de experiências nacionais, Hironobu Sano
  3. Gestão de Pessoas: bases teóricas e experiências no setor público - Conhecimento acadêmico e experiências práticas na gestão de servidores, de Maria Júlia Pantoja, Marizaura Camões e Sandro Bergue
  4. Guia de Políticas Públicas: gerenciando processos, Xun Wu, M. Ramesh, Michael Howlett e Scott Fritzen
  5. Ciclos de vida de laboratórios de inovação pública, de Caio Werneck, Elisabete Ferrarezi, Isabella Brandalise. Lucas Vaqueiro e Manuel Bonduki
Migre sua prefeitura do físico para o digital com suporte personalizado em todas as etapas.
SOLICITE UM ORÇAMENTO
Ana Karla Martins