Aprova Digital
POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Aprova Digital se destaca em ranking das govtechs mais atraentes do Brasil

POR Deyvid Alan  -   

O Aprova Digital foi reconhecido no Ranking 100 Open Startups 2022, conquistando a 52ª. colocação no ranking geral e a 5ª. posição na categoria govtech, entre quase 4 mil startups inscritas na premiação.

A 100 Open Startups é uma plataforma internacional de conexão entre corporações e startups. A premiação, que está em sua 7ª edição, acontece desde 2016 e se consolidou como o maior ranking corporativo da América Latina. 

Construída com base nos relacionamentos estabelecidos entre corporações e startups, a lista reconhece e premia as corporações líderes em open innovation com startups, além das startups mais atraentes para o mercado corporativo.

No evento realizado nesta terça-feira (8 de novembro), em São Paulo, além das TOP 100, também foram reconhecidas no Ranking 100 Open Startups as líderes em 30 categorias de mercado. 

Entre as govtechs, foram 110 startups com contratos validados de open innovation com corporações, incluindo governos, representando um crescimento de 116% em relação ao ano passado.

Segundo o fundador e CEO da 100 Open Startups, Bruno Rondani, na edição deste ano, o ranking registrou mais de 25 mil open startups cadastradas, sendo 3.821 com contratos validados - cerca de 36% a mais que no ano passado.

“Com todo o entusiasmo, afirmo que o Brasil possui a maior e mais vibrante comunidade de Open Innovation com startups do mundo. Tenho certeza que as soluções das open startups ajudarão a transformar o mercado e a sociedade”, destaca Rondani.

Aprova Digital é líder em open innovation

Fundada em 2017, quando a expressão govtech ainda começava a se difundir pelo mundo, a startup recebeu R$ 4 milhões na rodada pré-seed liderada pela Astella Investimentos em 2021. 

Com o investimento, multiplicou o faturamento por três, sendo considerada a segunda maior arrecadação de fundos para investimentos da América Latina entre as startups da Crunchbase.

Saem os alvarás, certidões, memorandos e outros documentos impressos, entram os processos digitais, tramitados online e de forma 100% digital, sem necessidade de imprimir uma folha de papel sequer. Em cinco anos, a govtech já economizou mais de 270 mil toneladas de papel em prefeituras brasileiras.

"Digitalizar, automatizar e integrar os serviços públicos oferecidos à população têm se mostrado uma tendência em cidades da América Latina. Nosso objetivo é transformar o Brasil em uma referência global em serviços públicos autônomos e eficientes nos próximos dez anos", ressalta o arquiteto, fundador e CEO do Aprova Digital, Marco Zanatta.

Além de economia de tempo e dinheiro para prefeituras e cidadãos, os serviços digitais provocam um efeito cascata no desenvolvimento econômico das cidades. O aumento de indicadores de qualidade, da arrecadação e de empreendimentos também são reflexos da agilidade provocada pela digitalização de processos.

Foi o que aconteceu em Mogi das Cruzes, que adotou o sistema para alavancar a arrecadação no município e atraiu novos investidores com a desburocratização no município. Para o gestor do gabinete da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo, Ernando Marcos Júnior, os três anos de parceria com o Aprova têm sido muito importantes para a jornada de transformação digital da cidade paulista. 

“A tramitação digital, a aprovação de projetos online e automação dos processos melhoraram muito a produtividade do servidor e a eficiência no atendimento ao cidadão. Obrigado pela parceria e parabéns pelo merecido prêmio”, destacou Ernando, durante a cerimônia de premiação.

Impactos da transformação com o Aprova Digital

O Aprova Digital é especialista na tramitação de processos para órgãos públicos e criou uma ferramenta para prefeituras que substitui qualquer processo físico, presencial e manual pelo atendimento digital.

A plataforma proporciona celeridade aos serviços públicos e tem impactado mais de 21 milhões de pessoas todos os anos, que são atendidas de forma rápida e segura através da tramitação digital e automação de processos.

Em Santa Catarina, o empreendedor consegue realizar a abertura de empresa na Prefeitura de Itajaí em 36 horas: um dia e meio! Antes da digitalização, era preciso aguardar 60 dias para só daí dar sequência com o pedido na Junta Comercial. 

Na capital do estado, é possível emitir o alvará de construção de forma instantânea. 

O alvará declaratório de Florianópolis é o mais rápido entre as capitais do Brasil. Em 5 minutos, sem necessidade de interferência do servidor no processo, todas as etapas são automatizadas na plataforma.

Na Prefeitura de São Paulo, o Aprova Digital é integrado a mais de 19 bancos de dados de 32 subprefeituras. A automação e as integrações resolveram um problema que a cidade vivia há décadas. 

O Aprova também acabou com a espera que levava até um ano para emissão de alvarás para habitação popular na maior cidade das Américas. O tempo de aprovação reduziu quase 80%.

Mais de 260 mil toneladas de papel economizados

Além da agilidade e comodidade proporcionadas para a população, a economia aos cofres municipais e a redução dos impactos ambientais são resultados notáveis da transformação com o Aprova Digital.

Na Prefeitura de Sorocaba, no interior paulista, são protocolados cerca de 5 mil novos processos por ano somente na Secretaria de Urbanismo e Licenciamento. Com a tecnologia implantada, estima-se que a secretaria deixará de consumir mais de 350 mil folhas de papel sulfite por ano.  

Graças à tramitação digital dos processos em todas as secretarias, a Prefeitura de Patos de Minas deixou de consumir cerca de 150 toneladas de papel, além de ter economizado R$ 13 milhões em apenas três meses.

Em João Pessoa, capital da Paraíba, em apenas um ano a Secretaria de Obras vai deixar de utilizar 240 mil folhas com a digitalização dos serviços, o equivalente a 1,2 tonelada de papel.

O Aprova Digital já chegou a 70 municípios brasileiros, que economizaram mais de 260 mil toneladas de papel em cinco anos. Os governos estão garantindo que os serviços prestados à população sejam de qualidade, na mesma medida que são sustentáveis.

Migre sua prefeitura do físico para o digital com suporte personalizado em todas as etapas.
SOLICITE UM ORÇAMENTO
Ana Karla Martins