Ética e transparência

Comunicação na gestão pública como estratégia de gestão municipal

Você sabia que a comunicação na gestão pública é uma das principais ferramentas para garantir uma administração eficiente, transparente e participativa?

Dar à comunicação o status de nome próprio reforça a necessidade de mudança que você, como gestor ou funcionário público, deve ter em relação à comunicação da sua gestão.

Comunicar, como muita gente pensa por aí, não é tão simples assim. Mas você está no lugar certo para entender por que a comunicação na gestão pública pode garantir uma boa gestão e potencializar os princípios da administração pública.

Neste artigo, vamos mostrar por que você, como gestor ou servidor público, deve dar mais atenção à forma como se comunica com os seus públicos interno e externo.

Também vamos apresentar algumas dicas e ferramentas que podem te ajudar a implementar uma cultura comunicacional de qualidade e eficácia em sua gestão municipal. Acompanhe!

A importância da comunicação na gestão pública

A comunicação é uma atividade essencial para o sucesso de qualquer organização, seja ela pública ou privada. No entanto, muitos gestores públicos ainda cometem o erro de considerar a comunicação como algo secundário ou sem muita relevância para a sua administração.

Isso é um grande equívoco, pois a comunicação é o meio pelo qual você pode construir a imagem e a reputação da sua gestão, além de estabelecer um relacionamento de confiança e credibilidade com os seus públicos.

A comunicação na gestão pública não se resume a divulgar as ações e os resultados da sua administração. Ela também envolve ouvir, dialogar, informar, educar e engajar os seus funcionários, os cidadãos, os parceiros e os demais stakeholders.

Em um cenário de globalização, competitividade e transformação digital, a comunicação na gestão pública se torna ainda mais estratégica e necessária. Afinal, os cidadãos são cada vez mais exigentes, informados e conectados, e esperam receber serviços públicos de qualidade, eficiência e agilidade.

Por isso, você deve entender a comunicação na gestão pública como um processo contínuo, dinâmico e integrado, que pode trazer diversos benefícios para a sua administração, tais como:

  • Melhorar a transparência e a prestação de contas;

  • Aumentar a satisfação e a fidelização dos usuários dos serviços públicos;

  • Fortalecer a imagem e a reputação da sua gestão;

  • Promover a participação e a colaboração dos cidadãos nas decisões públicas;

  • Aumentar a motivação e o comprometimento dos servidores públicos;

  • Facilitar a gestão de crises e de conflitos;

  • Inovar e melhorar os processos e os serviços públicos.


Boas práticas da comunicação na gestão pública

Para que você possa aproveitar todos os benefícios da comunicação na gestão pública, é preciso que você adote algumas boas práticas e ferramentas que possam facilitar e otimizar o seu trabalho. Veja algumas dicas que separamos para você:

  • Defina os seus objetivos, metas e indicadores de comunicação, de acordo com a sua missão, visão e valores;

  • Conheça os seus públicos, suas necessidades, expectativas, preferências e comportamentos, e segmente-os de forma adequada;

  • Elabore um plano de comunicação, com as estratégias, as ações, os canais, os recursos e os prazos para cada público e objetivo;

  • Produza conteúdos relevantes, claros, objetivos, consistentes e atrativos, que agreguem valor e informação para os seus públicos;

  • Utilize os canais mais adequados para cada público e objetivo, como site, redes sociais, e-mail, aplicativos, etc.;

  • Monitore e avalie os resultados da sua comunicação, utilizando ferramentas e métricas que possam medir o alcance, o engajamento, a satisfação e o retorno sobre o investimento;

  • Ajuste e melhore o seu plano de comunicação, de acordo com os feedbacks e as mudanças do cenário.

Possibilite um ambiente comunicacional em sua gestão pública

Um outro aspecto que deve entender é que a comunicação na gestão pública não diz respeito apenas a uma prática. Mas a um conjunto de ações bem organizadas com um devido planejamento estratégico

É a partir desse conjunto de ações que será possível empregar, por exemplo, aspectos como o domínio da cultura da organização

Só a título de curiosidade, a origem da palavra cultura remete ao cuidado, cultivo, e ao crescimento. Para que uma cultura organizacional seja forte é preciso, portanto, cultivá-la para que ela cresça.

E é exatamente a partir do conjunto de ações que é possível garantir uma cultura comunicacional dentro das organizações administradas pelo poder público.

Aprenda com a comunicação privada e replique na comunicação pública 

Para as instituições privadas, a Comunicação é uma arma poderosa de gestão porque é parte fundamental do processo que vai construir as percepções que se criam sobre uma empresa. 

E esse princípio deve pautar também a comunicação na gestão pública. 

Embora o modelo de prestação de serviços seja diferente entre instituições privadas e públicas, a sociedade, de modo geral, não faz essa distinção. 

Prova disso é a constante comparação que parte da sociedade faz em relação aos serviços públicos que, para muitos, não funcionam porque é, justamente, público. 

Mas essa consideração negativa feita por parte da sociedade, que não deixa de ser válida, pode ocorrer justamente por consequência da má gestão da comunicação na gestão pública.

Transforme a sua imagem com uma boa comunicação

É importante que você, como gestor público, trabalhe na imagem de como a sua administração pública é (ou como deseja que ela seja), e não apenas no que ela tem feito.

Embora a constituição garanta a igualdade de tratamento ao cidadão nos serviços públicos, isso não quer dizer que a sua gestão não deva considerar a diversidade de demandas e exigências que a sua população tem. 

Nenhuma população municipal, por exemplo, é igual a outra. E dentro de um mesmo grupo de pessoas há divergências e contradições também. Por isso é importante saber entender o que os variados grupos da sua população municipal têm demandado. 

Nesse sentido, é necessário que haja a compreensão de que os cidadãos se comportam como consumidores. Ou seja, eles são diversos. 

É necessário entender que para esses mesmos consumidores/cidadãos a imagem da sua organização está ligada diretamente aos serviços prestados pela sua administração. 

Talvez, a avaliação negativa que parte da sociedade tem sobre os serviços públicos esteja baseada na percepção que a população criou sobre a organização das administrações públicas.

Considere que os servidores públicos também são cidadãos e consumidores

Você já entendeu que a validação por parte da sociedade sobre os serviços públicos pode se relacionar também à imagem que a sua organização transmite.  

No mesmo grau de importância em que reside este processo de construção de imagem externa, também está a necessidade de cultivar uma imagem interna positiva diante de seus funcionários públicos. 

É por meio da comunicação na gestão pública que será possível, por exemplo, instituir a política de gestão que você deseja implementar durante o seu tempo de gestor. 

A comunicação participativa apoiada pela gestão colaborativa, é um dos mecanismos disponíveis dentro de um conjunto de ações comunicacionais que vai garantir a integralização dos funcionários em diferentes hierarquias. 

Se um funcionário público/consumidor não acredita na sua gestão, é bem provável que esse aspecto transpareça nos serviços prestados. Consequentemente, esse sentimento será refletido na população.

A Comunicação é uma importante ferramenta através da qual a gestão pode criar vínculos com seu público interno. Atrelada aos três pilares para engajar servidores e modernizar a gestão pública municipal, é uma das formas mais eficazes de obter bons resultados.

Conjunto de ações para comunicação na gestão pública

Até aqui você percebeu por que deve entender a comunicação na gestão pública a partir de um olhar estratégico.

Para irmos um pouco mais além, destacamos a seguir duas ferramentas poderosas que podem efetivamente colocar em prática um conjunto de ações para a Comunicação na Gestão Pública.

Vale lembrar que as ações comunicacionais dentro de qualquer organização nunca são estáticas. O que demanda, portanto, trabalho de identificação e transformação contínuos. 

Um importante princípio para uma comunicação efetiva é garantir a participação dos seus colaboradores e usuários na gestão pública. 

Para que a participação seja garantida, é importante a adoção de ferramentas estratégicas capazes de receber, processar, sintetizar e compartilhar informações que sejam de interesse de todos.  

Ouvidoria digital 

Um dos grandes desafios das lideranças na gestão pública atualmente não é só entender as necessidades do município, mas como gerenciar as informações de forma estratégica. 

A ouvidoria é uma ferramenta essencial nesse processo de gerenciamento de informações externas e que pode garantir uma participação social mais efetiva.

Plataforma de comunicação interna digital  

Se a ouvidoria digital garante a participação externa nas tomadas de decisão de uma gestão pública, uma solução de comunicação interna digital vai garantir a efetiva participação dos funcionários públicos. 

Embora as estruturas hierárquicas sejam necessárias em qualquer instituição, é necessário que haja também o incentivo de uma cultura comunicacional horizontal. 

Na prática, a gestão fica aberta à participação dos funcionários públicos na condução do plano de gestão. 

Uma ferramenta digital que viabilize essa troca de informações, acompanhamento de comunicados e dos acontecimentos internos oficiais é indispensável. 

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