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POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Conselheiro Lafaiete investe na digitalização dos serviços públicos para poupar tempo e recursos

POR Rafael Francisco  -   

A digitalização do atendimento da Secretaria de Obras e Meio Ambiente pode ajudar a reduzir em até 90% o tempo para emissão de alvarás.

Localizada no Sudeste de Minas Gerais, Conselheiro Lafaiete tem uma população estimada de 130 mil pessoas, segundo o último censo do IBGE. O município é privilegiado quando se fala sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e segurança pública municipal.

O IDH dos moradores é considerado alto pelo Atlas de Desenvolvimento Humano do Brasil, chegando a 0,761. Os valores variam de 0 a 1: mais próximo de 1 indica desenvolvimento elevado. 

Na última pesquisa elaborada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em que foi avaliado o grau de segurança dos municípios, Conselheiro Lafaiete se classificou como a 2ª cidade mais segura do estado. 

Mas se uma cidade é tão bem posicionada nos indicadores sociais, como é o caso de Conselheiro Lafaiete, o que a gestão do município poderia fazer para melhorar ainda mais a entrega de serviços e a qualidade de vida dos moradores? 

No último ano, só a Secretaria de Obras e Meio Ambiente teve uma despesa de quase R$ 1 milhão, segundo o Portal Transparência do Município. Parte dessa quantia foi destinada para compra de bens de consumo da prefeitura, como folhas de papel, canetas, caixas para arquivo, prateleiras, tintas para impressora e outros insumos que, juntos, elevam os custos da máquina pública. 

A gestão municipal de Conselheiro Lafaiete já sabia da necessidade de enxugar os gastos, mas ainda não havia descoberto uma forma de equilibrar as contas e de melhorar a eficiência dos serviços à população. 

Até 2021, a Secretaria de Obras e Meio Ambiente tramitava seus serviços de modo manual e 100% físico. Tudo era baseado no papel e dependia do trabalho dos servidores, cheio de idas e vindas, suscetível a erros que exigiam inúmeras correções antes de ser concluído.

Ao precisar de algum serviço público, primeiro o cidadão preenchia toda papelada à caneta, depois se deslocava até o balcão da prefeitura, onde não era incomum enfrentar filas para protocolar o pedido, além de aguardar até meses para ter a primeira resposta. Mesmo após toda essa espera na fila para análise, se fosse constatada qualquer irregularidade, o processo voltava para o requerente. 

Esse fluxo complicado e moroso também se estendia ao outro lado do balcão, que se baseava em um processo burocrático como aquele enfrentado pelo usuário. Após a entrega da documentação, o servidor público precisava avaliar, também manualmente, cada folha do requerimento. 

Para a engenheira civil e servidora da Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, Vanilda Tavares, esse modelo de trabalho acarretava um tempo excessivo de espera.

“Precisávamos estabelecer melhorias porque os deferimentos estavam ficando com o prazo muito ampliado devido ao aumento expressivo da demanda", explica.

De 64 mil folhas a poucos formulários digitais 

Os processos físicos chegavam a consumir mais de 64 mil folhas de papel por ano em uma única secretaria. Embora pareça pouco expressiva, o acúmulo de papel, ano após ano, estava comprometendo a logística da secretaria e os cofres públicos de Conselheiro Lafaiete.

Segundo o secretário de Planejamento, Daniel Moreira Carvalho, o volume de papel só aumentava, o que exigia cada vez mais espaço físico em locais acessíveis pela secretaria para consultas no dia a dia dos servidores.

"Então, além do consumo de papel, isso gerava um alto custo com impressão e arquivamento”, complementa.

Ciente deste cenário vivido por décadas, o Município investiu na digitalização de serviços públicos. Desde janeiro de 2022, os profissionais responsáveis por obras na cidade podem contar com serviços 100% digitais, que dispensam preenchimento manual de requerimentos em papel, protocolo presencial feito no balcão da prefeitura e tempo de espera excessivo. 

Ao todo, nesta primeira fase da digitalização da Secretaria de Obras e Meio Ambiente, estão disponíveis cinco formulários digitais: 

  1. Análise de Projeto Parcelamento de Solo
  2. Aprovação de Projeto/Solicitação de Alvará
  3. Certidão Habite-se 
  4. Certidão de Número 
  5. Renovação de Alvará 

A transformação digital desses serviços cumpre dois propósitos: enxugar gastos com os bens de consumo que podem ser substituídos facilmente por métodos de trabalho mais simples e baratos, e a possibilidade de tornar a submissão e análise de requerimentos públicos eficientes de verdade.

A digitalização de serviços públicos melhora a vida de quem? 

A resposta para essa pergunta não precisa de muita elaboração porque a transformação digital dos serviços públicos serve para melhorar não só o dia a dia de trabalho dos servidores, mas também a maneira como a gestão pública e o cidadão se relaciona com a administração municipal. 

O fluxo físico e excessivamente burocrático, em que a demora para preencher e analisar simples formulários era algo rotineiro, além de dificultar a atuação da prefeitura e a maneira como os moradores de Conselheiro Lafaiete solicitavam serviços, foi encurtado e facilitado com a digitalização. 

A digitalização de serviços públicos, na prática  

Com a digitalização dos processos da Secretaria de Obras e Meio Ambiente, o requerente pode solicitar os serviços disponíveis 24 horas por dia, nos 7 dias da semana, através do celular ou computador, dispensando o deslocamento do cidadão até o balcão da prefeitura em qualquer etapa do processo.

Os formulários digitais implementados na secretaria pré-validam os dados informados pelo requerente. Isso evita que erros só sejam percebidos nas fases mais avançadas do fluxo de análise, justamente o que causava o acúmulo de documentação, atrasos e demora para respostas. 

Uma vez pré-analisados, os requerimentos seguem para análise dos servidores que, a partir de agora, podem trabalhar sem precisar imprimir uma folha sequer ou fazer verificações a mão. 

Essa transformação digital foi realizada em parceria com o Aprova Digital, uma plataforma especialista em digitalizar qualquer fluxo de trabalho de prefeituras. Para o diretor de Relações Institucionais do Aprova Digital, Henrique Mecabô, quando já é possível transformar esse cenário, as prefeituras precisam repensar a forma de fazer as coisas. 

“Não faz sentido, por exemplo, que um engenheiro tenha que imprimir uma prancha imensa de projeto arquitetônico para dobrar e levar fisicamente até a prefeitura. O gasto de papel, dinheiro e tempo não é mais justificável”, frisa.

Com a substituição do fluxo manual, burocrático e ineficiente pela digitalização dos processos, a Prefeitura de Conselheiro Lafaiete tem condição de reduzir o tempo de análise e emissão de alvarás em até 90%.   

Para o cidadão utilizar o sistema, basta criar uma conta personalizada e solicitar os serviços digitais da prefeitura clicando aqui.

Terceira cidade mineira a digitalizar processos públicos 

A digitalização de serviços públicos é uma das tendências em 2022. Não se trata apenas de modernizar os serviços públicos para enxugar a máquina pública, mas sobretudo, de melhorar o ambiente de trabalho e a qualidade do serviço aos cidadãos. E é exatamente isso que as cidades mineiras têm apostado. 

Em Patos de Minas, por exemplo, a gestão municipal gerenciou o processo de vacinação da população contra a Covid-19 inteiramente de forma digital. 

Além da praticidade e de garantir o cumprimento das medidas de segurança, uma vez que o cidadão só compareceu ao posto no dia agendado pelo sistema, a digitalização ofereceu para a gestão municipal indicadores precisos e estratégicos sobre o perfil dos vacinados, região, gênero e faixa etária de quem mais aderiu à imunização. 

Com esses dados, a prefeitura pode traçar estratégias para reverter, por exemplo, a pouca adesão às campanhas de vacinação.

Além de Patos, Varginha também já aposentou o papel e os processos físicos. Outros 50 municípios, que oferecem serviços públicos digitais para mais de 20 milhões de brasileiros todos os anos através do Aprova, estão despontando como as cidades do futuro.

Conheça os municípios que estão conquistando mudanças significativas na entrega de serviços públicos à população.

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Ana Karla Martins