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Aprova é reconhecida no Top Open Scaleups entre as empresas mais atraentes para o Brasil

POR Deyvid Alan  -   

A Aprova foi reconhecida no Ranking TOP 100 Open Scaleups 2023, a lista que faz parte do Ranking 100 Open Startups, plataforma pioneira e líder em open innovation na América Latina.

Esta é a segunda conquista consecutiva no ranking. No ano passado, a empresa ficou na 5ª. posição na categoria Govtech e na 52ª. colocação no ranking geral das TOP 100 Open Startups.

Neste ano, a disputa foi na categoria avançada - das scaleups - que contemplou empresas com faturamento ou investimentos recebidos acima de R$ 12,5 milhões em 2022, ou 100 ou mais clientes com contratos ativos no período da avaliação.

Entre 4.177 empresas inscritas no ranking, a Aprova foi uma das 20 scaleups que mais fez negócios com grandes corporações, que inclui órgãos públicos a partir de 100 servidores.

O volume de negócios gerados entre startups e corporações totalizou R$ 6,4 bilhões em 2023, em 54 mil contratos, o que representa mais do que o dobro em relação ao total do período anterior, que foi de R$ 2,7 bilhões. 

“Cada uma das startups e scaleups representa um esforço bem-sucedido de inovação junto às companhias que se abriram para cocriarem juntas. Com este resultado em mãos, anualmente, reforçamos a importância de fomentar e desenvolver o ecossistema de inovação aberta no país”, explica Bruno Rondani, criador do movimento de open innovation no Brasil e CEO  da 100 Open Startups.

A Aprova é a única paranaense no TOP20. Outras oito startups fundadas no Paraná paranaenses se classificaram no ranking das 100 scaleups. Clique para conferir o resultado completo da premiação em 2023.

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Soluções especialistas para prefeituras e câmaras

Fundada em 2017 pelo arquiteto Marco Antonio Zanatta, a Aprova fornece uma suíte de soluções para modernizar a gestão pública e agilizar o atendimento ao cidadão que já ancorou a economia de R$ 50 milhões em cidades brasileiras. 

Na carteira estão serviços como a emissão de alvarás para obras e empresas, certidões e licenças ambientais, além de protocolos, demandas de RH e o pagamento digital de tributos e impostos parcelados no cartão de crédito.

Em janeiro de 2021, a empresa paranaense recebeu seu primeiro investimento, de R$ 4 milhões, liderado pela Astella. Em dezembro do ano passado, levantou o maior aporte já realizado em uma govtech da América Latina, no valor de R$ 22,5 milhões.

Essa nova rodada foi liderada pela Astella e Banco do Brasil por meio da VOX Capital - a gestora do fundo de CVC de impacto do BB - e também teve participação do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) e da Endeavor, por meio do Programa Scale-Up.

Para Marco, que também é CEO da Aprova, o reconhecimento no TOP 100 Open Startups mostra como a empresa gera impacto positivo para a sociedade e está preparada para expandir seus serviços.

"Esse resultado vem de encontro com a percepção de investidores que também enxergam na Aprova seu elevado grau de inovação, potencial de mercado, maturidade da solução, impacto econômico e social", destaca.

Resultados positivos de Norte a Sul

Em Cascavel, no Paraná, primeira cidade a utilizar a Aprova - a tecnologia reduziu em 90% o tempo para análise e aprovação de projetos, emissão de alvarás de construção.

Segundo o Instituto de Planejamento de Cascavel (IPC), os alvarás são emitidos em cerca de dez dias e as aprovações de loteamentos, que demoravam mais de dois anos, atualmente ocorrem em menos de seis meses. Já a liberação da carta habite-se acontece em poucas horas. 

O prefeito, Leonaldo Paranhos, diz que a tecnologia é essencial para facilitar a tramitação dos processos, acelerar as construções e aumentar a arrecadação da cidade.

“A ferramenta resolveu a vida dos profissionais e ajudou a aumentar a arrecadação. Ao emitir o alvará e o habite-se digital a prefeitura arrecada mais rápido e investe o dinheiro em outras ações necessárias para o desenvolvimento da cidade”, destaca.

A agilidade na aprovação de novas obras em Cascavel causou um efeito imediato. 

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), a oferta de trabalho na área da construção civil quase dobrou em 2021, de 433 para 800 vagas, comparado com 2017, último ano antes do atendimento físico da prefeitura migrar para o digital com a Aprova.

A Aprova está presente em mais de 100 cidades de Norte a Sul do Brasil, atendendo pequenas, médias e grandes cidades.

Em Florianópolis, cidade mais competitiva do Brasil segundo o Ranking de Competitividade dos Municípios de 2023, com o processo autodeclaratório o profissional pode obter, instantaneamente, o alvará de construção.

O mais rápido foi emitido em apenas 5 minutos e é considerado o mais completo processo de licenciamento declaratório do país.

Segundo o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, a tecnologia proporcionou segurança para construir e regularizar obras, gerando um impacto direto na arrecadação municipal.

“Você tem todas as taxas, alvarás e o próprio IPTU gerados a partir das novas construções e que impactam na arrecadação. Quando o cidadão sabe que é fácil para regularizar, que o processo é organizado e seguro, ele vai investir da forma correta. A Aprova tem nos ajudado muito nesse caminho”, comenta.

Já em Itajaí, a solução para abertura de empresas e construções na cidade ajudou a injetar R$ 3,4 bilhões na economia local, quase o dobro do que foi arrecadado em 2019, o último ano antes da digitalização dos processos.

Os alvarás de funcionamento para abertura de empresas que demoravam cerca de 60 dias para serem analisados, hoje são liberados em até 24 horas.

Itajaí possui 57.426 empresas ativas, sendo que 14.017 foram constituídas após a implantação da tecnologia. Segundo os dados da Junta Comercial do Estado (Jucesc), apenas nos quatro primeiros meses deste ano, 3.205 empreendedores investiram em negócios na cidade catarinense.

Leia mais: Quase 5 mil MEIs foram abertos em Itajaí só em 2023

No município mineiro de Varginha, acelerar os processos era a prioridade.

O cidadão esperava quatro meses para aprovar um projeto de construção. Esse trabalho envolvia cerca de 11 servidores de diferentes setores para concluir um único atendimento.

Com a automação de processos, mais de 80% dos pedidos da população são resolvidos em menos de um mês por apenas um servidor.

A solução permitiu ainda a retomada de atividades que estavam há tempo paralisadas devido à sobrecarga de trabalho e acumulavam prejuízos na arrecadação do Município.

Para Marco, as cidades inteligentes e digitais empregam o melhor da tecnologia do setor privado para que gestores e servidores públicos melhorem suas operações e ofereçam aos cidadãos a experiência que eles desejam.

"O futuro dos serviços governamentais é proporcionar uma experiência tão eficiente e positiva quanto a já vivenciada (e aprovada) pelo cidadão no setor privado", destaca Marco.

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Ana Karla Martins