Tecnologia
Conheça os 3 pilares essenciais para engajar os servidores e modernizar a gestão pública municipal
Modernizar a gestão pública municipal e os processos existentes em uma prefeitura ou câmara não é tarefa simples como muitos dizem.
A transformação digital em um município é um trabalho complexo que envolve a adoção de tecnologias e a reestruturação de processos para melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços oferecidos pela gestão pública.
Embora a tecnologia desempenhe um papel fundamental nesse processo, é imprescindível contar com uma metodologia adequada para orientar e direcionar as ações que serão necessárias para modernizar a gestão pública municipal.
A metodologia desempenha um papel fundamental em diversos aspectos da sociedade, desde a esfera acadêmica, no ambiente profissional e não seria diferente na gestão pública.
Trata-se de um conjunto de princípios, diretrizes, técnicas e boas práticas que orientam a realização de determinada atividade. A metodologia fornece uma abordagem sistemática para lidar com desafios, explorar oportunidades e alcançar objetivos de forma adequada e eficaz.
Qualquer projeto que não seja embasado em uma metodologia adequada, há grandes chances de que as ações sejam executadas de maneira desorganizada, desarticulada e, consequentemente, com maior probabilidade de fracasso.
No contexto da modernização da gestão pública municipal, uma metodologia eficiente se torna ainda mais crucial.
Ela permite que os gestores públicos tenham uma visão clara de como conduzir o processo de transformação digital, especialmente porque a metodologia não se restringe apenas à adoção de tecnologias, mas contempla também as pessoas envolvidas e os processos que serão impactados.
Uma metodologia eficiente é essencial para garantir o sucesso em modernizar a gestão pública municipal. Assista o vídeo a seguir e conheça mais sobre o sistema utilizado nas prefeituras mais eficientes do país.
Por que modernizar a gestão pública municipal é importante?
Modernizar a gestão pública municipal é uma jornada desafiadora, mas também essencial para acompanhar o modo de vida das pessoas que estão cada vez mais conectadas e exigem que os serviços públicos também sejam eficientes e de fácil acesso.
É um investimento estratégico que visa construir uma administração pública mais ágil, responsiva e voltada para as necessidades e aspirações dos cidadãos.
Modernizar a gestão pública municipal promove benefícios de ponta a ponta:
Melhora a eficiência operacional
Modernizar a gestão pública municipal melhora a eficiência operacional e o tempo de resposta às demandas da população.
Com a reestruturação dos processos internos, eliminação de burocracias desnecessárias e automação de tarefas repetitivas, é possível utilizar recursos de forma mais inteligente, reduzindo custos, otimizando o tempo e melhorando o desempenho dos servidores.
Aumenta a qualidade dos serviços
A modernização da gestão pública também aprimora a qualidade dos serviços públicos. Os cidadãos estão cada vez mais exigentes e demandam um atendimento eficiente, ágil e personalizado.
A adoção de tecnologias adequadas, como sistemas integrados de gestão, plataformas digitais e atendimento online, permite uma interação mais rápida e conveniente entre o governo e a população, proporcionando uma experiência mais satisfatória, como em uma verdadeira cidade digital e inteligente.
Promove o desenvolvimento econômico e social
O desenvolvimento econômico e social do município também é outro motivo para modernizar a gestão pública municipal.
Ao criar um ambiente favorável aos negócios, com processos simplificados e ágeis, as prefeituras estimulam o empreendedorismo, atraem investimentos e geram empregos.
Isso contribui para o crescimento econômico local, pois aumenta a arrecadação e promove o bem-estar da população.
Auxilia na tomada de decisões
Outro ponto que evidencia a importância de modernizar a gestão pública municipal, é o papel crucial da tecnologia para auxiliar os gestores na tomada de decisões. Ela fornece acesso a dados e informações relevantes que facilitam a análise e o monitoramento dos resultados.
A modernização através de uma metodologia eficiente, promove a comunicação e o compartilhamento de informações, permitindo que as decisões dos gestores sejam assertivas, embasadas e orientadas para alcançar os objetivos da administração pública e as necessidades da população.
Contribui para o engajamento dos servidores
Modernizar a gestão pública municipal também tem um impacto significativo no engajamento dos servidores públicos. Ao adotar práticas e ferramentas modernas, os gestores conseguem simplificar procedimentos, criar um ambiente de trabalho mais estimulante, eficiente e menos burocrático.
A partir desta modernização, os servidores são liberados para se concentrarem em atividades mais estratégicas e de maior valor agregado, o que aumenta o senso de propósito e contribuição. É uma estratégia eficaz que torna o trabalho mais interessante e aumenta o engajamento e a motivação dos servidores.
Agiliza a gestão fiscal e tributária das cidades
Implementar tecnologias na gestão pública e a automatizar os processos com softwares e sistemas integrados, ajuda a agilizar a gestão fiscal e tributária das cidades, impactando diretamente no Índice de Participação dos Municípios (IPM).
Saiba mais sobre os 5 principais impactos do IPM no desenvolvimento dos municípios.
Principais erros na tentativa de modernizar a gestão pública municipal
Ao modernizar a gestão pública municipal sem utilizar uma metodologia específica para isso, alguns erros podem prejudicar o processo e impactar negativamente os resultados.
Para evitar os erros comuns que listamos a seguir, é necessário adotar uma abordagem cuidadosa e estratégica, com base em uma metodologia eficiente, que irá maximizar os benefícios e evitar potenciais armadilhas.
1. Falta de planejamento adequado
Um erro muito comum é iniciar a modernização sem uma metodologia e planejamento estratégico. É importante estabelecer metas claras, identificar os desafios a serem enfrentados, definir um cronograma e inserir no plano ao menos um representante de todos grupos que serão impactados pela transformação. A falta de um plano bem estruturado pode levar a ações fragmentadas e ineficientes.
2. Subestimar a importância da mudança cultural
A modernização da gestão pública municipal vai além da implementação de tecnologias. É necessário promover uma mudança cultural dentro da organização, incentivando a adoção de novas práticas e comportamentos.
Também é fundamental permitir que o servidor participe ativamente desta jornada. Ignorar esse aspecto pode levar a resistência por parte dos servidores e dificultar a efetivação das mudanças.
3. Má escolha das tecnologias e fornecedores
A seleção inadequada de tecnologias e fornecedores pode comprometer todo o plano de modernizar a gestão pública municipal. É a armadilha que chamamos de Transformação Digital Iceberg.
Pela falta de conhecimento, o município contrata uma empresa com a promessa de resolver todos problemas com a implantação de um sistema digital. Mas na prática, os resultados não são transformadores e geram consequências prejudiciais para a gestão.
Por isso é necessário avaliar com cautela e não se deixar enganar com tecnologias milagrosas que prometem resolver do dia para a noite os problemas da gestão. A escolha de fornecedores confiáveis e experientes é fundamental para garantir o sucesso do projeto.
4. Não pautar a modernização com uma metodologia
Modernizar a gestão pública municipal é fundamental para o desenvolvimento das cidades e para o legado da gestão. O principal erro que pode afundar todo o projeto é não utilizar uma metodologia para realizar a modernização.
A metodologia de transformação para a gestão pública proporciona uma abordagem estruturada, reduz incertezas e riscos, e aumenta as chances de sucesso.
Ela promove uma visão ampla do processo, considerando não apenas a tecnologia, mas também as pessoas e os processos, garantindo uma integração eficiente desses pilares.
Pessoas, Processos e Tecnologia: a metodologia exclusiva para modernizar a gestão pública municipal
Desde 2017 a Aprova ajuda diversas cidades brasileiras a modernizarem a gestão pública municipal.
Com a metodologia exclusiva para transformar prefeituras e câmaras, a Aprova é a única solução personalizável de acordo com a realidade de cada município e que preza por uma estratégia de transformação pautada no coletivo e não no individual.
Reconhecida pela excelência no atendimento aos servidores, é com base em uma metodologia eficiente e segura que a Aprova garante à administração pública o sucesso dessa transformação.
Na Aprova, a modernização da gestão pública contempla os três pilares fundamentais dessa jornada: Pessoas, Processos e Tecnologia. Esses três pilares não funcionam separadamente e, quando combinados, eles:
Reduzem pela metade o prazo das tramitações
Proporcionam resultados inéditos aos gestores e à cidade
Transformam a experiência do cidadão e forma que eles avaliam administração pública
Entenda a importância de cada um deles para ter sucesso na transformação digital:
Pessoas: o capital mais valioso da jornada
As pessoas são o elemento central de qualquer organização, inclusive da gestão pública. Ao priorizar as pessoas, reconhecemos a importância dos servidores públicos e dos cidadãos envolvidos nos processos.
A capacitação adequada dos funcionários e o engajamento dos cidadãos são essenciais para a adoção e utilização efetiva das tecnologias e para o sucesso da transformação digital como um todo.
Uma abordagem centrada nas pessoas permite considerar as necessidades, expectativas e experiências dos usuários dos serviços públicos, buscando proporcionar soluções que atendam a essas demandas de forma eficiente e satisfatória.
Os servidores são essenciais na modernização do serviço público. Eles são ouvidos pela Aprova desde a 1ª etapa, e as configurações do sistema resolvem as dores que eles enfrentam na rotina.
Processos: a engrenagem que movimenta a transformação digital
Os processos são a base de todas as atividades realizadas pela gestão pública. Com a avaliação dos processos, busca-se entender e aprimorar as atividades e fluxos de trabalho existentes.
A análise e otimização dos processos permitem identificar gargalos, ineficiências e oportunidades de automação e digitalização. Dessa forma, é possível eliminar tarefas redundantes, simplificar procedimentos e tornar os serviços mais ágeis e eficientes.
Uma metodologia eficiente considera a revisão e reestruturação dos processos como um passo essencial para uma transformação digital bem-sucedida.
A Aprova faz a otimização de todos os fluxos de forma estratégica para não digitalizar processos ineficientes e para desburocratizar etapas morosas.
Tecnologia: inovação como estratégia para obter resultados inéditos
A tecnologia é o terceiro elemento desta jornada de transformação. Ela desempenha um papel crucial na transformação digital, mas deve ser vista como uma ferramenta a serviço das pessoas e dos processos.
É necessário adotar a solução que realmente atenda às necessidades identificadas nos processos e às expectativas das pessoas. A tecnologia escolhida deve ser de confiança e permitir a criação de um ambiente digital consistente e harmonioso.
A Aprova usa fluxos especialistas, automação, inteligência artificial e se integra aos sistemas já usados pela prefeitura para melhorar a experiência dos servidores e cidadãos, e gerar resultados inéditos para os gestores.
Metodologia exclusiva que promove resultados inéditos
A integração dos três pilares: pessoas, processos e tecnologia, permite uma visão ampla e orientada para resultados, promovendo a eficiência, a transparência e a inovação no serviço público.
A metodologia exclusiva da Aprova para modernizar a gestão pública municipal, proporciona resultados inéditos para mais de 100 cidades do Brasil e impacta a vida de mais de 21 milhões de pessoas. Veja alguns deles:
Mogi das Cruzes
Devido à falta de controle nas etapas, os projetos demoravam 80 dias para serem aprovados em Mogi das Cruzes. Cerca de 1.200 atendimentos eram realizados todos os meses de forma presencial no balcão da secretaria, o que mantinha os servidores sobrecarregados. O processo para obter licenças de construção era feito a 40 anos da mesma maneira.
Com a implementação da Aprova, os fluxos dos processos ficaram mais práticos e eficientes para todas as pessoas envolvidas na tramitação. Os requerentes passaram a obter a primeira resposta das análises em 5 dias. Os erros de protocolo caíram para menos da metade, reduzindo o trabalho dos servidores.
A partir da adequação dos processos, os novos projetos de construção são aprovados em até 15 dias. A tramitação de processos em diferentes prédios, que demoravam de três a cinco dias, hoje são instantâneas.
Depois da modernização da secretaria, são mais de 15 mil processos digitais tramitados via sistema. Com a tecnologia os deferimentos que demoravam até um ano passaram a ser resolvidos em cerca de 60 dias
São Paulo
Na maior cidade da América Latina e maior centro econômico do Brasil todos os dias eram protocolados mais de dois mil processos na Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL).
A aprovação de um projeto de construção demorava um ano ou mais para acontecer. Entre os principais desafios estava a falta de integração de 32 subprefeituras que precisavam cumprir os mesmos padrões de análise da grande São Paulo.
Utilizar a metodologia da Aprova para modernizar a secretaria gerou benefícios para todas as pessoas. Servidores passaram a trabalhar online no mesmo sistema seguindo os padrões da SMUL nas 32 subprefeituras. Foi o fim das impressões de processos e da prática de carimbar e assinar todas as páginas. Engenheiros e arquitetos passaram a receber a primeira resposta de um novo processo em apenas 4 horas.
A SMUL e as 32 subprefeituras passaram a ter uma porta de entrada única para os novos protocolos. Todos os processos agora são analisados digitalmente e os projetos de construção são deferidos em menos de 3 meses.
A tecnologia garantiu a automatização do processo de licenciamento de novas obras, permitindo que a emissão de licenças seja instantânea. Hoje os 2 mil processos que são protocolados todos os dias ficam armazenados na nuvem e são facilmente localizados com uma consulta simples no sistema.
A integração com o sistema eletrônico de informações (SEI) conectou a SMUL à todas as secretarias da capital paulista.
Patos de Minas
Na cidade mineira os pacientes imunossuprimidos precisavam esperar mais de 30 dias para conseguir uma vacina especial. Liberar cartões de estacionamento prioritário demorava mais de 40 dias. Para enfrentar todos os desafios da gestão pública, o município escolheu a Aprova que digitalizou 100% dos fluxos da prefeitura.
Hoje, os idosos e pessoas com deficiência obtêm cartão de estacionamento para vaga especial em apenas três dias, sem precisar ir até a prefeitura, com processos digitais. Os pacientes imunossuprimidos agora obtêm vacinas especiais em no máximo dois dias através do primeiro Centro de Imunobiológicos Especiais 100% digital do Estado.
Depois de implantar a tecnologia, 519 servidores passaram a trabalhar online no mesmo sistema. Mais de 200 mil processos digitais foram tramitados via a prova em quase três anos.
Itajaí
A falta de uma metodologia eficiente também freava o crescimento econômico em Itajaí. Os mais de 900 pedidos por mês de abertura de novas empresas sobrecarregavam cinco servidores da Secretaria da Fazenda.
Devido a mão de obra insuficiente na Secretaria de Obras, a análise de um projeto demorava 40 dias e milhares de protocolos físicos abarrotavam os arquivos na Secretaria do Meio Ambiente.
A Aprova entrou para tornar 100% digital os processos de abertura e baixa de empresas, facilitando o dia a dia de todas as pessoas que precisavam de atendimento.
Foi o fim da sobrecarga de trabalho e os servidores conseguem fazer análises em menos da metade do tempo. Hoje os requerentes não precisam mais se deslocar até a prefeitura para protocolar processos. 14 toneladas de papel foram eliminados da prefeitura e da lista de tarefas dos responsáveis pelo arquivamento.
A avaliação e readequação dos processos permitiu reduzir em 50% o tempo de espera entre o protocolo e o deferimento de um novo projeto. Processos que passavam por seis servidores públicos agora são encaminhados instantaneamente para o analista.
Com a tecnologia, a emissão de alvarás de funcionamento acontece em menos de 24 horas - também para empreendimentos de médio e alto risco - o que estimulou o empreendedorismo e atraiu empresários para a cidade catarinense.
A integração do sistema da prefeitura com a Junta Comercial e o Sistema Tributário foi um atalho que facilitou a vida do cidadão e mais de 37 mil processos já tramitaram digitalmente em três secretarias depois da Aprova.
Seja reconhecido e lembrado por uma gestão eficiente e inovadora
Modernizar a gestão municipal é motriz para que a administração pública possa, de fato, fazer a diferença na vida dos cidadãos e deixar um legado de sucesso em seu município.
As prefeituras e câmaras atendidas pela Aprova são reconhecidas e premiadas pelos resultados inéditos alcançados pela gestão depois da modernização realizada.
Dê o primeiro passo para tornar o seu Município exemplo de eficiência e inovação. Conte com a Aprova para modernizar os processos, aumentar a produtividade e gerar reconhecimento para a sua gestão.
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