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POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Oscar da gestão pública premia prefeituras que implantaram processos digitais desenvolvidos pelo Aprova

POR Rafael Francisco  -   

O Prêmio Band Cidades Excelentes destaca boas práticas das gestões municipais e avalia o desempenho das cidades ao considerar eficiência fiscal, transparência, educação, saúde, entre outros critérios.

Como uma gestão municipal pode melhorar a realidade de cada um dos 5.570 municípios brasileiros? Essa pergunta pode parecer genérica. Mas revela a complexidade que pode ser administrar uma prefeitura. 

Potencializar e garantir eficiência fiscal, transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura adequada e mobilidade, além do desenvolvimento e ordem pública de qualidade para todos é um desafio para gestores públicos. 

Além dessas urgências que já são de responsabilidade de qualquer gestão pública, os últimos prefeitos eleitos tiveram mais um trabalho a cumprir: enfrentar a pandemia da Covid-19. 

E esse esforço foi reconhecido pelo Prêmio Band Cidades Excelentes, reforçando que o bom desempenho das prefeituras ao longo deste ano, apesar de tudo o que aconteceu, já é uma realidade. 

Prêmio Cidades Excelentes 

O evento, realizado pela primeira vez pelo Grupo Bandeirantes e Instituto Aquila, apontou 52 municípios finalistas em etapas estaduais. Para a fase nacional foram escolhidas as três melhores cidades em cada uma destas categorias: 

  • Cidades Excelentes 
    • Com até 30 mil habitantes
    • Entre 30 e 100 mil habitantes
    • Acima de 100 mil habitantes
    • Acima de 500 mil habitantes
    • Capitais
  • Eficiência fiscal e transparência
  • Educação
  • Saúde e bem-estar
  • Infraestrutura e mobilidade urbana
  • Desenvolvimento socioeconômico e ordem pública

Seis prefeituras brasileiras atendidas pelo Aprova e que têm trabalhado para potencializar a eficiência pública por meio da digitalização dos serviços municipais estão entre as vencedoras deste prêmio inédito.

pessoas sentadas de frente para o palco onde é entregado o prêmio de gestão pública.
Kraw Penas - SEEC

Santa Catarina surfando na onda digital

Na categoria principal - das Cidades Excelentes - a cidade de Joinville ficou em 3º lugar. O município tem trabalhado para melhorar a gestão de serviços públicos disponibilizando a tramitação 100% digital de serviços para obras públicas.

Na prática, engenheiros e arquitetos não precisam mais ir até o balcão da prefeitura para solicitar serviços. E o funcionário público, por sua vez, conclui facilmente os requerimentos que já chegam para ele pré-analisados pela plataforma do Aprova.

Florianópolis conquistou a 3ª colocação na disputa entre capitais. A capital de Santa Catarina emite alvarás instantâneos para construções residenciais através do processo declaratório implantado pelo Aprova na prefeitura.

Timbó, em Santa Catarina, ficou em 1º lugar entre as cidades entre 30 e 100 mil. O município, que faz parte do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí - CIMVI, opera licenciamentos ambientais de forma ágil e eficientes também por meio da plataforma do Aprova.

Além do prêmio principal, o município de Timbó também ficou em 3º lugar na categoria Infraestrutura. 

A capital digital do Oeste do Paraná 

Já a cidade de Cascavel, no Paraná, foi premiada em 3º lugar entre as cidades com mais de 100 mil habitantes. A prefeitura disponibiliza mais de 20 tipos de requerimentos de maneira inteiramente digital para os cidadãos. Os serviços digitais oferecidos pelo Aprova garantem eficiência e desenvolvimento da cidade.

Na foto, a representante de Cascavel recebe o certificado do Prêmio Cidades Excelentes

Tecnologia a favor da eficiência fiscal e infraestrutura

Na categoria Eficiência Fiscal, o município de Santana do Parnaíba, do estado de São Paulo, ficou em 1º lugar entre as cidades acima de 100 mil habitantes. 

O município também tem apostado em serviços digitais que garantem maior efetividade no dia a dia da prefeitura, além de facilitar o gerenciamento do fluxo fiscal das obras na cidade. 

Pato de Minas foi premiada na categoria Infraestrutura. O município de Minas Gerais se destacou no enfrentamento da pandemia ao zerar a fila presencial para vacinação contra a Covid. 

Um módulo personalizado pelo Aprova permitiu a criação de uma fila online de vacinação. Pela internet o cidadão pode se cadastrar e só precisa comparecer nos postos de saúde da cidade no dia e horário do seu agendamento. 

Até o momento, mais de 120 mil moradores da cidade já se cadastraram para a vacinação por meio do sistema digital da prefeitura, que garante mais comodidade, sem filas, demora ou imprevistos para a população.

Como as cidades foram escolhidas pelo Oscar da gestão pública

A premiação utilizou dados reunidos por meio de um modelo metodológico chamado Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA). Essa ferramenta colhe e atualiza informações públicas sobre cada cidade do país. 

Baseada no conceito de Big Data, o Índice é formado por 41 indicadores alimentados por fontes públicas, processados por meio de um algoritmo que fornece um índice consolidado por município. O algoritmo cruza as informações, processa os indicadores e possibilita a visualização de diversas formas. 

O IGMA de uma cidade representa a situação como ela está, em termos de ciclo virtuoso de desenvolvimento humano, em comparação aos demais municípios do Brasil. A plataforma é aberta, porém para ter acesso aos indicadores detalhados de todos os pilares é necessário fazer um cadastro simples e gratuito. 

O que essas seis cidades excelentes têm em comum?

Desde quando a Organização Mundial de Saúde reconheceu a gravidade da Covid-19, o mundo atravessou uma série de experiências, principalmente sanitárias, econômicas, políticas, sociais e culturais. 

Felizmente, o contágio pelo coronavírus arrefeceu. Mais de 60% da população está vacinada e a ocupação de leitos para tratamento contra a doença tem reduzido. Aos poucos, países, estados e municípios parecem “voltar ao novo normal”. 

Porém, ainda não é certo quando a gestão dessa crise sanitária terminará porque as variantes da doença ainda demonstram ser um problema em médio prazo. 

Mas o que fica evidente é que as prefeituras - o setor público mais próximo da população - precisavam se reinventar e escolher maneiras mais estratégicas, seguras, baratas e eficientes para continuar o atendimento à população durante o enfrentamento da pandemia. E isso, de fato, tem acontecido.

Prova disso é a transformação digital vivida por essas seis prefeituras premiadas, que substituíram trabalhos manuais e presenciais por serviços digitalizados ao cidadão.

Para o fundador e CEO do Aprova Digital, Marco Zanatta, essa reinvenção do serviço público gera impactos significativos no município. 

"Uma gestão pública que investe em tecnologia e inovação aumenta a eficiência fiscal da cidade, incentiva e garante a transparência, além de melhorar os serviços voltados à educação, saúde e bem-estar social."

O Aprova Digital trabalha com os municípios mais inovadores do Brasil para prover melhores serviços à população. Conheça outros cases de prefeituras digitais que estão tornando o Brasil mais eficiente!

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Ana Karla Martins