Tecnologia

AprovaPay: a solução de pagamento para gestão pública que impulsiona a arrecadação municipal

A arrecadação municipal é um dos principais desafios enfrentados pelas prefeituras atualmente.

Com o crescimento da dívida pública e a inadimplência dos cidadãos, é necessário buscar soluções inovadoras para melhorar a situação financeira dos municípios.

É nesse contexto que surge a AprovaPay, uma solução de pagamento para gestão pública desenvolvida sob medida para o recolhimento de impostos e taxas.

Neste artigo, vamos entender a importância dessa solução de pagamento, seus benefícios para a arrecadação municipal e as vantagens proporcionadas aos cidadãos.

O desafio da arrecadação municipal

A dívida pública dos municípios brasileiros tem alcançado números alarmantes, e a inadimplência dos cidadãos com os tributos municipais só piora a situação.

Atualmente, as dívidas ativas de União, estados, Distrito Federal e municípios somam R$ 3,6 trilhões — um valor crescente, pois cada vez mais pessoas e empresas ficam inadimplentes com o fisco.

Desse dinheiro, cerca de 10%, aproximadamente R$ 357 bilhões, são devidos por bons pagadores que sofrem momentaneamente os efeitos da crise econômica, mas devem quitar seus débitos eventualmente.

Uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revelou que 79,3% das famílias brasileiras estão endividadas, o que reflete diretamente na capacidade de pagamento dos tributos municipais - um dado tão impactante quanto assustador.

Enquanto o endividamento das famílias cresce, os municípios sentem no caixa os efeitos da inadimplência com os tributos municipais. O fato é que as cidades não devem ficar sujeitas às incertezas e sair do prejuízo.

Para os municípios brasileiros - assim como as famílias endividadas - não existe reserva de emergência, por isso, adotar alternativas eficazes é essencial para resolver essa situação.


Solução estratégica e eficaz

A AprovaPay surge como uma solução de pagamento para gestão pública implementada estrategicamente para melhorar a arrecadação municipal.

Ao permitir o pagamento dos impostos no cartão de crédito, o sistema oferece mais flexibilidade financeira para que os cidadãos possam cumprir seus compromissos, aumentando a adimplência e reduzindo a inadimplência.

Isso resulta em uma maior entrada de recursos financeiros para as prefeituras, permitindo investimentos em serviços públicos essenciais.

Ao implementar a solução de pagamento para gestão pública, as prefeituras podem desfrutar de uma série de benefícios que contribuem diretamente para melhorar a arrecadação municipal. Dentre esses benefícios, destacam-se:

1. Redução da inadimplência

Com a opção de parcelamento em até 12 vezes, o sistema proporciona condições mais acessíveis para o pagamento dos impostos, incentivando os cidadãos a quitarem suas obrigações em dia, reduzindo as perdas financeiras das prefeituras.

2. Agilidade no processo de pagamento

Em muitas prefeituras o tempo médio para o processamento dos pagamentos realizados pelos cidadãos varia entre 5 a 25 dias.

Com as confirmações imediatas de pagamento via cartão de crédito, o sistema permite que as solicitações sejam concluídas em até 95% menos tempo, proporcionando uma experiência mais rápida e eficiente para os cidadãos.

3. Atuação estratégica dos servidores

Com o processo de pagamento 100% automatizado, os servidores podem atuar de forma mais estratégica, em tarefas de maior valor agregado e menos operacionais, as que são facilmente realizadas pelo sistema.

3. Transferência de custos

Com as taxas incluídas no valor final do parcelamento, transferimos o custo para os cidadãos e poupamos o caixa da prefeitura.

4. Rapidez no andamento dos pedidos dos cidadãos

Com os pagamentos concluídos em apenas 5 minutos, as liberações de licenças, alvarás e outras solicitações realizadas pelos cidadãos serão feitas em ritmo inédito no município.

Além dos benefícios para as prefeituras, a AprovaPay é a solução de pagamento para gestão pública que proporciona diversas vantagens aos cidadãos.

Flexibilidade de pagamento

O parcelamento em até 12 vezes no cartão de crédito oferece maior flexibilidade financeira aos cidadãos, permitindo que eles organizem suas finanças de acordo com suas possibilidades.

Facilidade e conveniência

Com a possibilidade de pagar os impostos de forma online, os cidadãos têm mais comodidade e evitam deslocamentos até as agências bancárias, podendo fazer o pagamento de qualquer lugar, usando o celular ou computador, o que garante mais agilidade ao processo.

Controle financeiro

O parcelamento dos tributos municipais possibilita um melhor planejamento financeiro, permitindo que os cidadãos mantenham suas contas em dia e evitem o acúmulo de dívidas.

Segurança para cidadãos cada vez mais conectados

Modernizar o sistema de arrecadação é importante para atender às necessidades do novo perfil de contribuintes que estão cada vez mais exigentes e conectados e exigem que o serviço público acompanhe essa transformação.

Fábio Biancardi Baldini, Diretor do Departamento de Cadastro e Tributação do município de Andirá - uma das cidades que implementaram a AprovaPay - diz que facilitar o pagamento das obrigações tributárias da população é essencial.

“É importante modernizar o sistema de arrecadação para que o contribuinte consiga cumprir suas obrigações fiscais sem impactar o orçamento doméstico, enquanto o Município reduz o índice de inadimplência”, comenta Fábio.

Além de valorizar a praticidade no dia a dia e já acostumados com transações digitais, os cidadãos não deixam de prezar pela segurança, outra vantagem proporcionada pela solução de pagamento para gestão pública.

O pagamento por cartão de crédito é mais seguro em comparação a outros métodos de pagamento, como o dinheiro em espécie ou até mesmo o boleto bancário. As transações são criptografadas, monitoradas e auditáveis, o que aumenta a transparência e a eficiência na gestão dos recursos públicos.

Há muito tempo observamos no setor privado a adoção de diversas inovações relacionadas ao pagamento, como opções de parcelamento no cartão, carteiras digitais e outras facilidades que modernizaram o processo de transações financeiras.

São tendências que ganharam espaço na gestão pública que precisa acompanhar o modo de vida do cidadão 4.0 que está cada vez mais conectado e usa a internet para tudo.

Veja o vídeo a seguir e conheça mais sobre as tendências tecnológicas para gestão pública tem o potencial de aprimorar a eficiência, a transparência e a qualidade dos serviços públicos.

A modernização do sistema de arrecadação das prefeituras ajuda a agilizar a gestão fiscal e tributária, impactando diretamente no Índice de Participação dos Municípios (IPM).

Saiba mais sobre os 5 principais impactos do IPM no desenvolvimento dos municípios.

Sem fórmula mágica: para arrecadar mais o caminho é um só

Nos últimos 6 anos, a Aprova investiu todos os esforços para modernizar os processos da gestão pública. Abrimos as portas em mais de 100 cidades e conquistamos a confiança dos gestores municipais.

Mostramos que o serviço público pode ser muito eficiente.

Enquanto outras áreas do município avançam a passos largos beneficiadas pela transformação digital, o rombo na arrecadação puxa o município para trás.

A AprovaPay é a solução de pagamento para gestão pública que representa um avanço significativo na modernização dos processos de gestão pública e no fortalecimento das finanças municipais.

Chega de ficar no prejuízo. Você tem a chance de incrementar a arrecadação municipal como nunca antes e fazer de 2023 um ano inédito para a sua gestão.

Se você quer provocar mudanças de verdade na arrecadação da sua cidade, clique aqui e converse agora mesmo com nosso especialista.

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