Aprova Digital
POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Prefeito de Criciúma é reconhecido por transformação digital em evento de cidades inteligentes

POR Deyvid Alan  -   

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, foi reconhecido durante o evento de cidades inteligentes realizado pela pela Rede Cidade Digital (RCD). O projeto de modernização do município garantiu a ele o título de Prefeito Inovador.

Mais de 140 servidores e prefeitos de 30 cidades da região prestigiaram a entrega da premiação que aconteceu na quinta-feira (23/03). Na ocasião os participantes assistiram palestras sobre transformação digital e conheceram soluções tecnológicas para modernizar a gestão pública.

O projeto inovador que garantiu o reconhecimento ao prefeito, foi a implantação da suíte de soluções Aprova Digital na Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana.

A tecnologia foi lançada em 2021, para acelerar a grande demanda de pedidos na secretaria. Antes da plataforma, os serviços eram solicitados de forma presencial, o que gerava filas e atrasos no atendimento aos cidadãos.

Hoje, com poucos cliques, o cidadão pode solicitar até 33 serviços entre alvarás, vistorias, autorizações, licenças regularizações, consultas, certidões e declarações.

Eficiência nos serviços e mais investimentos no município

De acordo com o Secretário de Governança de Criciúma, Tiago Pavan - que representou o prefeito Clésio no evento - a digitalização dos processos permitiu maior transparência e agilidade na análise e aprovação de projetos, garantindo mais eficiência no serviço prestado à população criciumense.

Pavan destacou que a plataforma é uma parte vital para os bons resultados obtidos pelo Município, porque garante a facilidade e a celeridade necessárias para que o cidadão se sinta motivado a utilizar os serviços públicos e investir no desenvolvimento local.

“O sistema possibilita aumentar a arrecadação de forma eficiente, sem onerar o cidadão com mais impostos. O uso da tecnologia nos permitiu agilizar e desburocratizar os processos da construção civil, atraindo investimentos e movimentando a economia sem deixar de lado a justiça fiscal”, reforça.

Na prefeitura já é possível aprovar projetos arquitetônicos em 4 dias e emitir uma licença para construção em 24 horas.

Um dos serviços disponíveis em Criciúma, o alvará autodeclaratório - também utilizado na capital Florianópolis - é considerado o mais completo processo de licenciamento declaratório do país.

Com o sistema autodeclaratório, os interessados que cumprem todas as etapas do processo e fornecem corretamente os dados sobre o lote, propriedade e informações técnicas do projeto, conseguem emitir o alvará de forma imediata.

Desde a implantação da suíte de soluções, mais de 6.700 processos tramitaram pela plataforma digital. A análise mais rápida de pedido de alvará aconteceu em apenas três dias. O processo pode ser acompanhado online em tempo real e online pelo profissional responsável pela obra.

A tecnologia substitui as etapas manuais e físicas do requerimento feito pelo cidadão e do trabalho de análise realizado pelo servidor. As atividades que podem ser facilmente executadas por um sistema vão para o piloto automático.

Além de mais eficiência e transparência para qualquer secretaria de uma prefeitura, o atendimento digital garante economia para os cofres públicos, atrai novos investimentos para cidade e provoca um impacto positivo na geração de empregos.

Tenha uma gestão inovadora e seja referência em todo o Brasil

As prefeituras e câmaras municipais clientes da Aprova Digital se destacam nas principais pesquisas que avaliam o desenvolvimento dos municípios brasileiros e das gestões inovadoras.

Atualmente mais de 80 cidades oferecem serviços públicos digitais e impactam a vida de milhões de brasileiros todos os anos, gerando economia e eficiência para governos.

Seja você o responsável pela transformação digital da sua cidade. Digitalizar processos e fluxos do serviço público é a melhor forma de deixar um legado permanente em sua gestão.

Clique aqui para agendar uma apresentação online e começar hoje mesmo essa transformação!

Migre sua prefeitura do físico para o digital com suporte personalizado em todas as etapas.
SOLICITE UM ORÇAMENTO
Ana Karla Martins